terça-feira, 28 de abril de 2015

BRATISLAVA – CAPITAL DA ESLOVÁQUIA

Cidade da Europa

Repositório de história

 Vista panorâmica da cidade

 Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia. Foi rebatizada em 6 de março de 1919, tem sido conhecida por muitos nomes em diferentes línguas ao longo de sua história. Seu primeiro nome registrado nos Annales Iuvavenses (ou Anais de Salzburgo) do século X foi Brezalauspurc (literalmente: Castelo de Braslav). Importantes nomes alternativos são: alemão: Pressburg ou Preßburg [ˈpʁɛsbʊɐk] (atualmente ainda usado em países de língua alemã – principalmente na Áustria, apenas raramente na Alemanha), húngaro: Pozsony [poʒoɲ] (ainda hoje utilizado em húngaro), antigo nome eslovaco: Prešporok.


Outros nomes são ou foram: grego  - Istropolis [Ιστρόπολις] (que significa "Cidade do Danúbio", também usado em latim), tcheco: Prešpurk, francês: Presbourg, italiano: Presburgo, latim: Posonium, croata: Požun). O nome Pressburg também foi utilizado em publicações em inglês até 1919, e ainda hoje é utilizado ocasionalmente.



Em documentos antigos, confusão pode ser causada pelas formas latinas BratislaviaWratislavia, etc, que se referem a Wrocław (Breslau), Polônia, e não Bratislava.
Uma gíria comum usada para se referir a Bratislava em outras partes da Eslováquia é Blava.

Uma original Biatec e sua réplica em um moderno 5 - coroa moeda.

O primeiro assentamento permanente conhecido da região começou com a Cultura da Cerâmica Linear, cerca de 5000 a.C., no Neolítico. Por volta de 200 a.C., a tribo celta dos boios fundou o primeiro assentamento significativo — uma cidade fortificada ou ópido) — e também estabeleceu uma fábrica que produzia moedas conhecidas como biatec. A área caiu sob a influência dos Romanos a partir do século I até século IV e fazia parte da Limas Romanus, um sistema de defesa das fronteiras. Os romanos introduziram a viticultura na área, iniciando uma tradição de produção de vinho, que sobrevive até hoje.
  


Os eslavos chegaram entre os século V e VI, durante o período de migração. Em resposta aos ataques dos ávaros, as tribos eslavas locais rebelaram-se e estabeleceram o império de Samo da Boêmia (623–658), a primeira entidade política eslava conhecida. No século IX, os castelos de Bratislava (Brezalauspurc) e Devín (Dowina) eram importantes centros dos estados eslavos do Principado de Nitra e da Grande Morávia. Por outro lado, a identificação dos dois castelos como fortalezas construídas na Grande Morávia tem sido posta em debate, com base em argumentos linguísticos e devido à ausência de provas arqueológicas consistentes. A primeira referência escrita a um assentamento chamado "Brezalauspurc" data de 907 e está relacionado com uma batalha durante a qual o exército da  Baviera foi derrotado pelos húngaros de etnia magiar  e que está ligada à queda da Grande Morávia sob os ataques húngaros. Todavia, o local exato da batalha é até hoje desconhecido. Segundo algumas interpretações seria a oeste do lago Balaton.

Pressburg/Pozsony no século XVII.

No século X, o território de Pressburg (o que viria a ser o megye de Pozsony) tornou-se parte da Hungria (chamada Reino da Hungria a partir do ano 1000) e tornou-se um centro administrativo e económico fundamental na fronteira do reino. Essa posição estratégica fez com que a cidade se tornasse alvo de frequentes ataques e batalhas, mas também trouxe-lhe desenvolvimento económico e grande importância política. Pressburg foi concedida a primeira cidade conhecida privilégios em 1291 pelo húngaro André III, e foi declarada uma cidade livre real em 1405 pelo rei Sigismundo de Luxemburgo, que deu o direito à cidade de utilizar o seu próprio brasão de armas em 1436.





O Reino da Hungria foi derrotada pelo Império Otomano na Batalha de Mohács em 1526. Posteriormente, os Turcos sitiaram Pressburg, danificando-a, mas não a conseguindo conquistar. Devido aos avanços otomanos em território húngaro, a cidade foi designada a nova capital da Hungria em 1536, tornando-se parte do Monarquia de Habsburgo e que marca o início de uma nova era. A localidade se tornou uma cidade bem como a sede da coroação dos reis, arcebispos (1543), da nobreza e de todas as principais organizações e edifícios governamentais. Entre 1536 e 1830, onze reis e rainhas foram coroados na Catedral de São Martinho. No entanto, o século XVII foi marcado por revoltas anti-Habsburgo, guerra com os turcos, inundações, pragas e outras catástrofes. A Reforma chegou na segunda metade do século XVI e encontrou adeptos principalmente na classe urbana. Como resultado das frequentes insurreições contra o catolicismo Habsburgo, os subúrbios foram devastados. A cidade e o castelo foram conquistados por diversas vezes pelos insurgentes, depois reconquistada pelas tropas imperiais. Este período de revoltas culminou em 1711 com a assinatura da Paz de Szatmár.

Pressburg em um desenho datado de 1787.

Pressburg floresceu durante o século XVIII. No reinado de Maria Teresa da Áustria, tornou-se o maior e mais importante centro no território das atuais Eslováquia e Hungria. A população triplicou; foram edificados muitos novos palácios, mosteiros, mansões, e as ruas foram construídas, transformando a cidade no centro da vida social e cultural da região. No entanto, a cidade começou a perder a sua importância sob o reinado do filho de Maria Teresa José II, especialmente quando a joias da coroa foram


movidas para Viena em 1783, em uma tentativa de fortalecer a união entre a Áustria e a Hungria. Muitos organismos centrais posteriormente foram transferidos para Buda, seguidos por um grande segmento da nobreza. Os primeiros jornais em húngaro e eslovaco foram publicados aqui, respetivamente o Magyar hírmondó em 1780, e o Presspurske Nowinyem 1783.

Hotel spirit - Bratislava

A maioria dos seus edifícios históricos estão localizados na Cidade Velha. A Prefeitura de Bratislava é um complexo de três edifícios construídos nos séculos XIV ao XV e na atualidade é sede do Museu da Cidade de Bratislava. A Porta de Miguel (Michalská brána) é a única porta que se preservou das fortificações medievais, e se encontra entre os edifícios mais antigos da cidade; a casa mais estreita na Europa está na zona próxima. O edifício da Biblioteca da Universidade, erigido em 1756, foi utilizado pela Dieta (Parlamento) do Reino da Hungria de 1802 a 1848. Grande parte da importante legislação da era das Reformas húngaras (como a abolição da servidão e a fundação da Academia de Ciências da Hungria) se promulgou ali.


O centro histórico caracteriza-se por muitos palácios barrocos. O Palácio Grassalkovich, construído ao redor de 1760, é agora a residência do presidente eslovaco, e o Governo eslovaco tem agora sua sede no antigo Palácio Arcebispal. Em

Monumento de Bratislava

1805, os diplomatas dos imperadores Napoleão e Francisco I da Áustria assinaram o Quarto Tratado de Paz de Presburgo no Palácio Primacial, após a vitória de Napoleão na Batalha de Austerlitz. Algumas casas pequenas são historicamente significativas, já que o compositor Johann Nepomuk Hummel nasceu em uma casa do século XVIII na Cidade Velha.


As catedrais e igrejas notáveis incluem a catedral gótica de São Martinho construída entre os séculos XIII e XVI, que serviu de igreja de coroação do Reino de Hungria entre 1563 e 1830. A igreja dos franciscanos, que data do século XIII, tem sido um lugar de cerimônias. É o edifício sacro mais antigo da cidade. A Igreja de Santa Isabel, mais conhecida como Igreja Azul devido à sua cor, está construída totalmente no estilo Art Nouveau.


Uma curiosidade é a parte subterrânea (dantes em nível do terreno) restaurada do cemitério judeu do século XIX (onde o rabino Moshe Sofer está enterrado), que se encontra na base do castelo da colina, perto da entrada de um túnel de bonde. O único cemitério militar de Bratislava é o de Slavin, construído em 1960 em honra dos soldados do Exército Vermelho que caíram na libertação de Bratislava das tropas alemãs. Oferece uma excelente vista da cidade e dos Pequenos Cárpatos.


Outras estruturas destacadas do século XX são o Nový Most (Ponte Nova) no Danúbio com uma torre que tem um restaurante parecido com um OVNI, a sede da Rádio Eslovaca em forma de pirâmide invertida, e o desenho único da torre de televisão Kamzík com uma plataforma de observação e um restaurante giratório. No princípio do século XXI, os novos edifícios têm transformado a paisagem urbana tradicional. O auge da construção tem gerado novos edifícios públicos, como o Most Apollo (Ponte Apolo) e um novo edifício para o Teatro Nacional Eslovaco, bem como promotoras imobiliárias.


Bratislava é o centro histórico cultural da Eslováquia. Devido a este caráter multicultural, a cultura local é influenciada por vários grupos étnicos, incluindo Alemães, Eslovacos, Húngaros, e Judeus. Bratislava possui muitos teatros, museus, galerias, salas de concerto, cinemas, clubes de cinema e instituições culturais.

O velho edifício do Teatro Nacional Eslovaco na praça Hviezdoslav.

Bratislava é a sede do Teatro Nacional Eslovaco, localizado em dois edifícios. O primeiro é um edifício neorrenascentista situado na cidade antiga ao final da Praça Hviezdoslav. O novo edifício, aberto ao público desde 2007, está na zona ribeirinha. O edifício conta com três conjuntos: a ópera, o balé e o teatro. Teatros mais pequenos incluem o Teatro de Marionetes de Bratislava, o teatro Astorka Korzo'90, o Teatro de Arena, L + S Studio, e o Teatro de Radošina Ingênuo.

Prefeitura de Bratislava

A música em Bratislava floresceu no século XVIII e está estreitamente vinculada à vida musical vienense. Mozart visitou a cidade com seis anos. Entre outros notáveis compositores que visitaram a cidade estiveram Haydn, Liszt, Bartók e Beethoven, que interpretou sua Missa Solemnis pela primeira vez em Bratislava. É também o lugar de nascimento do compositor Johann Nepomuk Hummel. Bratislava é a sede


da Orquestra Filarmónica Eslovaca. A cidade alberga vários festivais anuais, como o Festival de Música de Bratislava e Bratislava Jazz Days. O Festival Wilsonic celebra-se a cada ano desde 2000, leva a cada ano dezenas de atos musicais internacionais à cidade. Durante o verão, vários eventos musicais têm lugar como parte do Verão Cultural de Bratislava. À parte dos festivais de música, pode-se escutar música que vai desde a clandestinidade às estrelas do pop bem conhecidas.

O estilo rococó "Casa do Bom Pastor", que alberga o Museu de Relógios.


O Museu Nacional Eslovaco (Slovenské národné múzeum), fundado em 1961, tem sua sede em Bratislava, na riviera, na cidade antiga, junto com o Museu de História Natural, que é uma de suas subdivisões. É o maior museu e instituição cultural da Eslováquia. O museu gere 16 museus especializados em Bratislava entre outros. O Museu da Cidade de Bratislava (Múzeum mesta Bratislavy), estabelecido em 1868, é o museu mais antigo em operação contínua na Eslováquia. Seu principal objetivo é a crônica da história de Bratislava em diversas formas desde os primeiros períodos de uso das coleções históricas e arqueológicas. Oferece exposições permanentes em oito museus especializados.


A Galeria Nacional Eslovaca, fundada em 1948, oferece a mais ampla rede de galerias na Eslováquia. Duas telas em Bratislava estão uma junto à outra no Palácio de Esterházy (Esterházyho palác) e o Quartel de Água (Vodné kasárne) no Danúbio na riviera da cidade antiga. A galeria da cidade de Bratislava, fundada em 1961, é a segunda maior galeria de seu tipo da Eslováquia. A galeria oferece exposições


permanentes no Palácio de Pálffy (Pálffyho palác) e Palácio Mirbach (Mirbachov palác), na Cidade Velha. Museu de Arte Danubiana, um dos museus de arte mais jovem na Europa, está perto de Čunovo de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário