quarta-feira, 1 de abril de 2015

COMO FAZER UM MACARRÃO AO MOLHO DE ATUM E DEPOIS SER TABAROA EM SAMPA

Por
Helô Sampaio
É professora de jornalismo da UFBA e cronista do Jornal Tribuna da Bahia



Sabe como fica uma tabaroa quando chega na cidade grande, meu lindo? Parando em tudo que é vitrine, olhando pras coisas com a boca escancarada cheia de dente, jogando olhões de espanto para os prediões tão altos que quase tocam o céu, e para os carrões bonitos que produzem poluição pra tudo que é lado. E com ela... vem a poeira e a virose `marvada` que não alivia, joga os tabaréus na cama por mais de uma semana, pra mostrar que cidade grande é pra gente grande.
Pois é, cheguei em Sumpaulo toda animadinha, com minha irmã Ana, para ficarmos junto ao nosso irmão caçula, Paulo Cesar Sampaio, médico, que vive um momento muito importante: o lançamento do seu livro A Desconstrução de um Sonho, no qual fala da sua experiência nos hospitais manicomiais de São Paulo, das condições degradantes a que ficam submetidos os pacientes com transtornos mentais, das suas iniciativas para minorar as dores e livrá-los da situação de serem o `lixo` social para voltarem a ser simplesmente pessoas humanas.
Mas nós não vimos à cidade grande somente para isso: as nossas intenções eram as piores possíveis (eu, principalmente, depois do perrengue que passei neste ano que – felizmente – se findou, e quase finda comigo). Combinei com Ana que iríamos aproveitar, curtir todas, comer de tudo, visitar todos os lugares, ver todas as peças de teatro, ver gente bonita, esquecer todas as doenças e coisas ruins. Mas, quá! Como diz o povo da minha terra, urubu quando ta de azar, o de baixo suja o de cima.

Chegamos num dia, no outro aconteceu o lançamento no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, onde tive a alegria de reencontrar companheiros do jornalismo, principalmente o Presidente, Guto, meu amigo e grande parceiro de caminhadas pelas ruas de Rio Branco, cidade cativante, capital do Acre. O Acre existe, viu, neguinho e é muito lindo? Inda volto lá.
Ao sair do Sindicato, aquele ventinho frio, com a boa e velha garoa `comendo no centro`, típicos de Sumpaulo. Comecei a espirrar e aí, velho, foi cama, resfriado, remédio, espirro, tosse e mal estar por uma semana inteira. E sem sair de casa.
Levantei oito dias depois, com cara de roupa amassada, apenas para ir ao lançamento na Associação dos Professores da PUC SP, a APROPUC. Aí fiquei feliz de novo ao conhecer os colegas professores de Sumpaulo, gente muito simpática, especialmente a Lucia Pissolatti, da PUC Campinas e a Bia, da PUC Sumpaulo. Trançamos no papo e já nos tornamos amigas de infância. Elas são super lindas, charmosas, informadas. Amei-as de paixão. Mais um prêmio de Deus: mais duas grandes amigas para a minha vida.
Vejam o que faz a minha alegria em ter sido professora: no Sindicato, quando meu irmão autografava os 250 livros, um rapaz bonito, alto e forte, jogava sorriso pra mim. Eu já me sentia a própria coca-cola, quando ele me entregou o seu cartão: Adson Passos. Dei um pulo e já cai em seu colo. O Adson foi meu aluninho na primeira turma de Jornalismo da Faculdade da Cidade do Salvador, onde dei a primeira aula do curso, nos dois turnos. Ele, Paulinha Magalhães, Carrombé, Flaviana, Erika, Martinha, e muito mais gente boa, que não vou fazer a lista de chamada. Ficou um rapagão lindo, se deu bem na profissão em Sumpaulo, está feliz.
No dia da PUC, foi o encontro com a Erika, que leu sobre o evento no meu facebook e foi lá. É hoje uma profissional respeitada, dedicada a comunicação voltada para a Saúde. Dizia todo dia a eles, quem se dedica, se empenha, estuda e busca o conhecimento na área, terá sucesso. Mas tem que investir, ler muito – e sobre todos os assuntos -, e pesquisar mais profundamente sobre o que se quer fazer. Graças a Deus meus aluninhos tem tido sucesso.  
Depois do sucesso do irmãozinho e dos ex-aluninhos, além da melhora da `marvada` gripe o jeito foi comemorar com a macarronada de Gianna, minha amada sobrinha e competente Defensora Pública, preparada pela maninha com muito amor. É deliciosa e muito pratica para fazer. Anote ai, bonitinho, que você vai amar esta macarronada.

Macarrão ao molho de atum de Gianna
Ingredientes
-- Um pacote de macarrão ou talharim
-- 2 latas de atum
-- Uma cebola grande picada
-- 4 tomates picados
-- Uma colher de manteiga
-- ½ lata de ervilha
-- 10 azeitonas picadas
-- 2 colheres de maionese
-- Queijo ralado

Modo de preparar
Molho – Levar a manteiga ao fogo para refogar a cebola; acrescentar depois o tomate, a ervilha e azeitonas picadas. Quando estiver tudo cozido, desligar o fogo e colocar a maionese.
Macarrão – Ferver água numa panela com um fio de azeite doce. Quando estiver fervendo, colocar o macarrão e deixar cozinhar.
Finalizar – Arrumar num pirex uma camada de macarrão, outra de molho, macarrão, molho. Colocar o queijo ralado por cima de toda área, e levar ao forno para gratinar.
Comer como um príncipe e ir a Sumpaulo curtir coisas boas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário