quarta-feira, 1 de abril de 2015

O CASTELO DE VELIKI TABOR – CROÁCIA

Arquitetura

Um castelo (diminutivo de castro) é uma estrutura arquitetônica de fortificação, com funções defensivas e em alguns casos residencial (muitos castelos serviam apenas como postos de vigia, por exemplo, o Castelo de Almourol). De tipo permanente, era geralmente erguido em posição dominante no terreno, próximo a vias de comunicação (terrestres, fluviais ou marítimas), o que facilitava o registo visual das forças inimigas.
  


Veliki Tabor foi uma fortaleza e hoje é um museu no noroeste da Croácia, que data do século 12. Sua aparência atual remonta ao século 16.
A maior parte do castelo foi construída pelo croata de família nobre Rattkay, em cuja propriedade se manteve até 1793.
Ele está localizado na região de Zagorje perto Desinić, 8 km (5,0 milhas) a oeste de Pregrada, 219 m (719 pés) acima do nível do mar. Tem cerca de 3.340 m 2 (36.000 pés quadrados). O castelo atualmente é de propriedade do Estado, que o administra como um museu e um local turístico.



A parte mais antiga do castelo é a torre de cinco pontas, construída no século XII. As outras torres datam dos séculos XV e XVI. O complexo de entrada foi construído em torno de 1820. O pintor croata Oton Ivekovic foi proprietário do castelo entre 1927 a 1935.
O telhado exibe doze diferentes materiais. O interior do castelo tem galerias com pilares redondos. Há uma bem maior de 31 m (102 pés) de profundidade, além de uma adega. O grande salão é decorado com alabardas . A capela do castelo no primeiro andar contém o crânio da lendária Veronika de Desinić, protagonista de uma história de amor impossível que acaba mal. O local em que se deram os encontros do casal no castelo se chama "Gresna gorica",  que significa “monte pecaminoso”.


As coleções nos espaços de exposição incluem veículos antigos, itens etnográficos, a primeira produção de medicamentos, espadas e armaduras, pinturas e cerâmica, bem como uma apresentação da família nobre Ratkaj que usou para o próprio castelo.

Peça do museu: armadura

Desde 2002, Veliki Tabor tem sido o palco de um festival internacional de curtas-metragens.
O castelo foi passando por reformas desde 6 de novembro de 2008, e foi fechada ao público desde então. [1] As obras de renovação foram concluídas em Novembro de 2011. Desde então permanece em pleno funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário