quarta-feira, 1 de abril de 2015

PORQUE PORTO ALEGRE NUNCA É “DEMAIS”

 
 Maira Penteado

Publicado em recortes por Maira Penteado
Obvius magazine


A História de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul começou lá no século XVIII com a chegada dos casais Açorianos, atualmente possui cerca de 1 milhão e meio de habitantes. Porto Alegre completa 243 anos de sua fundação 243 anos de alegria e orgulho dos quais há 33 tenho o prazer de fazer parte.
  


Nasci, cresci e pretendo ser sepultada neste pedaço de chão que tem alegria no nome além de referência em hospitalidade com os que aqui chegam. Não é a toa que recebeu várias vezes o Fórum Mundial Social e outros eventos nesta linha. Apesar de todos os problemas enfrentados em grandes centros urbanos como a violência, pobreza e ainda o alto custo de vida a cidade oferece uma atmosfera muito alegre para quem sabe aproveitar o lado bom da vida e inclusive opções para garimpar alternativas de se viver bem com pouco, o que favorece tanto as pessoas com alto poder aquisitivo, quanto aos descapitalizados economicamente.

Para muita gente quando estamos longe de casa (viajando ou morando em outra cidade) tudo que queremos é colocar os pés novamente na nossa terrinha e compartilhar com todos o que vivemos fora daqui, mas nós podemos sair de Porto Alegre, mas a alegria de ter nascido ou morado aqui não sai de nós. Desde sempre aprendi a amar minha cidade conheço os dois lados e é muito bom trafegar entre as duas esferas.
De origem pobre, passei muito tempo sem ter acesso à TV a cabo, sem videogame e sem internet minha família humilde não tinha condições mas o que eu garimpava, por ser sempre muito curiosa encontrava no canal da TVE Televisão Educativa com uma ótima programação cultural. Por isso digo que há opções, aprendi a fazer o muito com o pouco e compreender que problemas toda cidade tem... Lembro-me de quando ia ao hospital com meu pai mais precisamente à Santa Casa depois meu pai me levava no parque da Redenção comprava algodão doce e parecia que a vida era rosa como cantava Piaf...
Porto Alegre é repleta de parques, livrarias, sebos, cafés e praças, conta com a orla do Rio Guaíba barcos que fazem trajeto até o município com o mesmo nome do Rio. Shoppings, o Xalé da Praça XV, o Mercado Público e também o camelódromo popular. Além de centros de eventos culturais, teatros maravilhosos como o Theatro São Pedro e também a conhecida Casa de Cultura Mário Quintana a cidade ganhou recentemente um Museu da água. Um atrativo especial é o nosso belo pôr-do-sol na Usina do Gasômetro outro ponto turístico da cidade é muito bem apreciado pelo povo que aqui vive. A cidade tem alguns restaurantes veganos e vegetarianos, a Rua João Alfredo é conhecida por ser repleta de pubs e bares point dos universitários localizada no Bairro Cidade Baixa em que fica localizado o nacionalmente conhecido Bar Opinião.
Do outro lado da cidade encontram-se os famosos e charmosos Bares e pubs do Bairro Moinhos de Vento a conhecida Padre Chagas frequentada por muita gente bonita e de alto poder aquisitivo. Também dispõe de uma série de Hostel para a galera mais alternativa, Galerias de arte, e também o famoso restaurante Tudo pelo Social em que se paga muito pouco e se come muito, mas muito mesmo. Também há próximo ao conhecido Brick da Redenção em que acontecem as Feiras de alimentos orgânicos a Lancheria do Parque localizada na Avenida Osvaldo Aranha no Bairro Bom Fim. É tanta coisa pra falar desta cidade que com certeza escreveria um livro com muito amor.
Porto Alegre possui ainda uma bela Catedral, e times de futebol clássicos que formam a dupla GRENAL (Grêmio e Internacional). Além de um sambódromo para o evento do Carnaval, o Hospital São Lucas da PUCRS reconhecido Internacionalmente e o Museu de Ciência e Tecnologia maior da América Latina que integra o Campus da Universidade. Viver Porto Alegre é ser alegre ao natural, o povo daqui é muito otimista e trabalhador é sem dúvidas uma cidade terna e acolhedora. E cidade de guerreiros batalhadores que enfrentam os desafios diários para uma qualidade de vida melhor. Não é em vão que compositores compõem músicas como “Vou pra Porto e bah, tri legal” (risos).
Há cultura por todos os lados e para todos os bolsos, conta com eventos de serenatas ao ar livre, culinária de rua entre outras atividades. Porto Alegre é a cidade de gente alegre e como dizia o poeta “É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”. Parabéns Porto Alegre pelos 243 anos dos quais 33 anos eu tenho muito orgulho em fazer parte. Tão bom no inverno é lagartear (ficar de bobeira no sol) comendo bergamotas entre amigos, tomar um chimas para esperar o churras de domingo ou tomar um refri no bar com a gurizada é algo típico da energia e juventude da cidade.
Fica o convite para quem não conhece, venha conhecer e se encantar pela capital dos gaúchos. E se você ou o Sílvio Santos me perguntarem: Quem nasce em Porto Alegre é?? Com certeza afirmarei "FELIZ". Porque Porto Alegre não é “demais” Porto Alegre é na medida certa para quem sabe que “a medida de amar é amar sem medida” como já cantavam os Engenheiros do Hawaii. Além dos Engenheiros do Hawaii, muita gente boa da música e das artes surge aqui, só podemos mesmo nos orgulhar e parabenizar a capital por seus filhos e frutos... Faz bem viver Porto Alegre!


© obvious: http://obviousmag.org/exotopias_digitais/2015/03/porque-porto-alegre-nunca-e-demais.html#ixzz3VvIVgF9r
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário