quarta-feira, 8 de abril de 2015

RESGATE DE TESOUROS PERDIDOS

 

Fragata Nuestra Señora de las Mercedes

Tesouro da fragata Nuestra Señora de las Mercedes
O primeiro que resgate que merece particular menção é o tesouro da fragata espanhola Nuestra Señora de las Mercedes. Durante a Batalha do Cabo de Santa Maria na costa portuguesa em 1804, o navio afundou levando consigo um tesouro com mais de 500 milhões de dólares em moedas de ouro e prata. Recentemente a empresa americana Odyssey Marine Exploration recuperou o tesouro, mas perdeu tudo em um processo contra o governo espanhol, que colocou todas as peças a mostra no Museu de Arqueologia Marítima em Cartagena.

 Fragata Nuestra Señora de las Mercedes


 Odissey Explorer, o navio-plataforma usado pela Odyssey Marine Exploration em suas expedições

Entre os navios explorados que renderam a descoberta de tesouros estão:
Nuestra Señora de las Mercedes – o tesouro em moedas de ouro e prata estimado em 500 milhões de dólares foi descoberto em2007 e transportado para os Estados Unidos. A empresa se recusou a revelar a localização da descoberta ou o nome do navio, apelidando a operação de "The Black Swan". O caso foi parar na justiça por iniciativa do Governo da Espanha, e a revelação do local por determinação de um tribunal americano, juntamente com investigações realizadas pelos espanhóis, estabeleceu que as moedas pertenciam à fragata Nuestra Señora de las Mercedes, afundada na costa de Portugal pela Marinha Real Britânica em 1804 durante a Batalha do Cabo de Santa Maria. A Espanha reclamou o tesouro, conseguindo sua devolução em 2012 após um longo embate legal nas cortes dos Estados Unidos.
S.S. Gairsoppa – o navio cargueiro britânico naufragou em 1941 na costa de Galway, Irlanda, após ser torpedeado por um submarino nazista enquanto transportava um carregamento de prata, ferro e chá. As 61 toneladas de prata, estimadas em aproximadamente 75 milhões de dólares, foram resgatadas entre 2012 e 2013 com a ajuda de veículos operados remotamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário