Empreendedorismo
Figuras como o espanhol Amâncio Ortega, dono da maior rede de varejo de
roupas do mundo, conquistaram sucesso nos negócios enxergando oportunidades que
a maioria não vê
Por
iG São Paulo
Foto: Divulgação
Com uma infância
pobre e de violência, Oprah Winfrey saiu do nada para se tornar a apresentadora
de TV mais poderosa dos EUA
Há poucos
dias, a Bloomberg divulgou a lista dos homens mais ricos do mundo. Entre os
integrantes do ranking da agência de notícias, muitos têm em comum o fato de
ter começado a sua trajetória do nada, com muito pouco ou nenhum capital. Mesmo
tendo pouco dinheiro no bolso, eles conseguiram alcançar sucesso por conta de
sua visão de futuro e o talento para enxergar oportunidades e negócios onde a
maioria não consegue.
Segundo
lugar na lista da Bloomberg e com uma fortuna estimada em US$ 71,5 bilhões, o
espanhol Amancio Ortega é uma dessas pessoas. Ele modificou para sempre o mundo
da moda, criando a Zara, a maior rede varejo de roupas do mundo.
A famosa
marca criada Ortega sacudiu o mercado ao colocar rapidamente nas araras de sua
loja as últimas tendências do mercado da moda, a preços muito mais acessíveis
do que o das cadeias de luxo. As lojas da Zara pelo mundo são abastecidas pelo
menos duas vezes por semana com itens novos, algo impensável no mercado
antes do surgimento dela.
Ortega
nasceu numa família de classe média baixa no noroeste da Espanha. O pai dele
era um ferroviário. O seu primeiro encontro com o mundo da moda foi aos 14
anos, quando ele começou a trabalhar numa camisaria. Era o primeiro passo do
surgimento de um império do têxtil.
O
empreendedorismo de começar do zero aparece inclusive em quem nasceu numa
família com boa condição econômica, como aconteceu com o bilionário
mexicano Carlos Slim, quarto na lista da Bloomberg e dono de uma fortuna
de US$ 66,9 bilhões.
Slim
começou a trabalhar aos 8 anos, ajudando no comércio do pai. Aos 12, ele fazia
questão de registrar seus ganhos no próprio caderno de contabilidade. Três anos
depois, o mexicano já tinha uma boa quantidade de ações do Banco Nacional
Mexicano.
Durante
toda a sua trajetória, Slim seguiu um valoroso conselho do pai comerciante:
"tenha sempre uma reserva para aproveitar boas oportunidades de
negócios". Assim, ele ficou famoso por comprar negócios decadentes e
transformá-los em empresas lucrativas.
Atualmente,
Slim é dono de império de telecomunicações, a América Móvil, o maior grupo da
América Latina em telefonia celular. No Brasil, o mexicano controla as
operadoras Claro e Embratel e a NET, maior empresa de TV a cabo do País.
Um estudo
recente da PricewaterhouseCooper apontou traços de figuras como Slim e Ortega,
que se fizeram bilionários do nada. Segundo o levantamento, figuras como eles
obtêm sucesso partindo do zero porque conseguem prosperar em meio a grandes
mudanças e turbulências no cenário dos negócios.
Carlos Slim
Cauteloso
na hora de investir, este tipo de empresário têm perseverança e paciência para
esperar a hora certa de investir num negócio que pode faturar bilhões. Se
colocando na pele do consumidor médio, os futuros bilionários são altamente
criativos e encontram soluções inovadoras ao meter a mão na massa, de acordo
com o levantamento da PricewaterhouseCooper.
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