Ruth CostasDa BBC Brasil, em São Paulo
A
psicóloga Viviane Senna poderia ser conhecida apenas por ser a irmã do piloto
de Fórmula 1 Ayrton Senna, morto em maio de 1994. O trabalho que vem realizando
há duas décadas à frente do instituto que leva o nome do irmão, porém, fez com
que também se tornasse uma das figuras mais proeminentes no debate sobre
educação no Brasil.
O Instituto Ayrton Senna (IAS) foi idealizado pelo
piloto, mas só saiu do papel após sua morte, em novembro de 1994, quando sua
família cedeu à entidade os direitos sobre a imagem de Senna. Desde então, vem
atuando em projetos para melhorar a eficiência de instituições de ensino em
todo o país, organizando desde programas de reforço escolar e capacitação de
professores até sistemas de gestão de recursos.
Seus projetos atendem a cerca de 2 milhões de
crianças a cada ano, sendo em parte financiados pelo licenciamento de produtos
da grife Senna - que vão de capas de smartphone a macarrões instantâneos,
relógios e artigos de papelaria.
No mês passado, o instituto abriu uma nova seara de
atuação com a inauguração do chamado "Edulab21", um laboratório de
inovação dedicado a produção e disseminação de pesquisas científicas que possam
contribuir para a formulação de políticas públicas para a educação.
Entre seus integrantes e colaboradores estão o economista
Ricardo Paes de Barros, um dos arquitetos do programa Bolsa Família (agora no
IAS), o economista Daniel Santos, da USP, e os psicólogos Filip de Fruyt, da
Universidade de Ghent, Oliver John, da Universidade da Califórnia, e Ricardo
Primi, da Universidade de São Francisco.
"A ideia é gerar e disseminar conhecimentos
que possam ajudar a levar o século 21 para dentro da escola", explica
Viviane. Em uma cerimônia para promover a iniciativa, a psicóloga explicou para
a BBC Brasil por que acredita que o sistema educacional parou no século 19 e o
que é preciso fazer para resolver esse problema. Confira:
BBC Brasil - Por que a senhora diz que
a escola está ficando para trás?
Viviane Senna - Se pudéssemos transportar um cirurgião do século 19 para um hospital
de hoje, ele não teria ideia do que fazer. O mesmo vale para um operador da
bolsa ou até para um piloto de avião do século passado. Não saberiam que botão
apertar. Mas se o indivíduo transportado fosse um professor, encontraria na
sala de aula deste século a mesma lousa, os mesmos alunos enfileirados. Saberia
exatamente o que fazer. A escola parece impermeável às décadas de revolução
científica e tecnológica que provocaram grandes mudanças em nosso dia a dia.
Ficou parada no tempo, preparando os alunos para um mundo que não existe mais.
BBC Brasil - O que há de tão errado com
a educação hoje?
Viviane Senna - Um dos problemas é que o professor não tem a menor chance de ser a
"fonte do conhecimento", com o conhecimento se multiplicando de forma
exponencial, em questão de segundos. Até o século passado, uma descoberta
revolucionária demorava décadas para acontecer. Hoje, temos uma grande inovação
a cada cinco anos. Só neste ano a previsão é de que sejam produzidos mais
conhecimentos e informações do que nos últimos 5 mil anos. Na prática, isso
significa que se um aluno começa um curso técnico de quatro anos, por exemplo,
quando chega ao terceiro ano, metade do que aprendeu no primeiro já está
defasado.
Não dá para continuar com um sistema em que o
professor é o detentor do conhecimento e o aluno um arquivo em que esse
conteúdo deve ser "depositado" - basicamente, o modelo do século 19.
Precisamos levar o século 21 para a escola. O que significa criar sistemas que
deem aos alunos oportunidade e capacidade de acessar esse arsenal de novidades
produzido de forma constante em diversas disciplinas.
BBC Brasil - O que seria a escola do
século 21?
Viviane Senna - Quando falamos em escola do século 21 as pessoas pensam que
estamos falando em levar tablets e smartphones para as salas de aula. Não é só
isso. É claro que essas novas tecnologias da informação são importantes, mas
não são suficientes. São uma pequena parte dessa imensa revolução na produção
de conhecimento que estamos vivenciando. O que precisamos é de uma escola que
consiga preparar as crianças para viver, se relacionar e trabalhar em um mundo
complexo como o que temos hoje, uma sociedade e uma economia do conhecimento.
A criança não pode apenas decorar conceitos ou
receber informações do professor. Precisa desenvolver um pensamento crítico e
um raciocínio lógico aguçado, desenvolver sua capacidade de inovar, ser
criativa e flexível e de resolver problemas. Essas habilidades socioemocionais
são cruciais para que as pessoas e países possam prosperar. E o professor deve
ser um mediador nesse processo. Mais do que o conhecimento certo, precisamos
fomentar as atitudes certas.
Qual casamento sobrevive se o casal não tiver muita
flexibilidade, persistência, criatividade? Não adianta ser inteligente. Essas
habilidades são determinantes, seja na vida pessoal, na família, no trabalho e
na vida em sociedade. E elas podem e devem ser desenvolvidas intencionalmente.
Devem deixar de ser um currículo oculto para se tornar uma meta do sistema de
ensino, como a aquisição de determinados conhecimentos de português e
matemática.
BBC Brasil - O que pode servir de
inspiração para a mudança?
Viviane Senna - Há diversas experiências interessantes nessa área. No Japão, por
exemplo, desde a pré-escola as crianças passaram a receber brinquedos grandes,
com os quais não podem brincar sozinhas. Elas precisam da ajuda dos amiguinhos.
O objetivo é desenvolver a competência de colaboração nos alunos desde
pequenos, porque eles já entenderam que essa capacidade de trabalhar em grupo
será importante para os japoneses em um mundo globalizado, em que eles têm de
lidar com pessoas e povos de cultura diferentes.
No Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de
Janeiro, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do RJ, já
trabalhamos esses conceitos sobre os quais falei. Os alunos participam de três
tipos de projetos: de intervenção, em que trabalham em times para levar adiante
ações envolvendo a escola e a comunidade; de pesquisa, em que fazem pesquisas
relacionadas a diferentes áreas de conhecimento; e os projetos de vida, em que
refletem sobre suas trajetórias escolares e vivenciam situações que lhes
permitam construir suas identidades e projetos de vida.
Em escolas públicas do interior de São Paulo, junto
com a Secretaria Estadual de Educação de SP, desenvolvemos soluções
educacionais em que os estudantes desenham e colocam em prática ações para
melhorar a escola e comunidade. E, para chegarem a soluções para problemas
reais, aprendem conceitos básicos das disciplinas regulares, como Português e
Matemática. Também criamos, em parceria com a OCDE e as secretarias estadual e
municipal de educação do Rio, um sistema para avaliar o os resultados desses
projetos, o SENNA - sigla em inglês para avaliação nacional de competências
socioemocionais ou não cognitivas.
BBC Brasil - O Instituto Ayrton Senna
está lançando um centro de estudos que vai coletar e produzir pesquisas para
contribuir para a 'evolução' da escola. Que tipo de descoberta pode ajudar?
Viviane Senna - Na área de neurociência, por exemplo, estamos avançando no
conhecimento das chamadas funções executivas, ligadas ao córtex pré-frontal.
Algo que se descobriu recentemente, e que tem sido confirmado por pesquisas na
área de psicologia e economia, é que as capacidades de você autorregular seu
comportamento, estabelecer metas e ser persistente na busca dessas metas, ter
disciplina e responsabilidade têm um impacto imenso na aprendizagem escolar e
na sua trajetória pessoal e profissional.
Uma criança disciplinada, perseverante e focada
aprende. E as pesquisas mostram que pode ter tanto ou mais sucesso na escola e
fora dela do que uma criança considerada muito inteligente, com QI alto. Não adianta
ser um Einstein em potencial. Então algo que precisamos pensar seriamente é
como desenvolver essas qualidades. Outra coisa interessante que as pesquisas
têm mostrado é que as habilidades socioemocionais podem ter um impacto maior
que o nível socioeconômico de uma criança em seu desempenho escolar.
BBC Brasil - Como assim?
Viviane Senna - Há vinte anos, era comum ouvir no Brasil que as crianças pobres
não conseguiam aprender direito porque eram subnutridas, não comiam bem. Esse
discurso foi superado, mas muita gente ainda continua tentando atribuir o
problema do fracasso escolar a dificuldades criadas pelo nível socioeconômico
dos alunos. Como se esse fosse um fator determinante. A escola lava as mãos.
Diz: a criança não aprende porque é pobre, vem de uma família desestruturada.
Há de fato alguma correlação entre
nível socioeconômico e aprendizagem, mas o papel da escola é mudar isso. Senão
teríamos de concluir que é preciso enriquecer todas as crianças brasileiras e
suas famílias para que elas consigam aprender - o que é um absurdo. A educação
deve ajudar na ascensão social da criança. Não o contrário. O que os estudos
mostram é que mesmo crianças pobres, com backgrounds familiares
desfavoráveis, conseguem prosperar na escola e na vida se tiverem as
habilidades socioemocionais certas.
BBC Brasil - Especialistas dizem
que, embora nos últimos anos o Brasil tenha conseguido aumentar a média de anos
de estudos da população, ainda não avançamos na questão da qualidade. Algum
sinal de mudança?
Viviane Senna - Na área de educação pública, o Brasil é como um espadachim,
obrigado a lutar em duas frentes. De um lado, temos tarefas bastante primárias
pendentes. Ao contrário de países desenvolvidos, ainda precisamos ensinar a
população competências cognitivas básicas como ler e escrever. Ao mesmo tempo,
o país também tem de começar a adaptar as escolas públicas para atender a essas
novas demandas do século 21. A boa noticia é que as habilidades requeridas pela
realidade de nosso século facilitam o desenvolvimento das habilidades
cognitivas básicas. Ou seja, se fizermos avanços em uma frente, avançar na
outra se torna mais fácil.
BBC Brasil - Mas estamos dando algum
passo para avançar na questão da qualidade? Em um momento o governo promete que
seu lema será 'pátria educadora'. Logo em seguida, a educação é atingida pelos
cortes para promover o ajuste fiscal …
Viviane Senna - O Brasil está em um momento bastante difícil do ponto de vista
econômico, político e ético. E a educação não pode ser isolada desse contexto
adverso. Mas acho que nossa grande tarefa hoje ainda é identificar qual direção
queremos tomar em termos de educação pública, porque se não sabemos para onde
vamos, não importa se o contexto está favorável ou não. Nenhum vento ajuda quem
não sabe em que porto quer atracar.
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