segunda-feira, 29 de junho de 2015

PASSEIOS

Mobilidade urbana

Novo conceito de passeio ganha o mundo. Em Salvador-Bahia, foi experimentado no Farol da Barra

 Imagem de um passeio. À direita o meio-fio e a sarjeta.

No Japão, assim como em grande parte dos países asiáticos, encontram-se muitas calçadas no mesmo nível das ruas, sendo separadas apenas por demarcações.

Um passeio ou passeio/calçada é um caminho para pedestres que margeia uma rua, e que é geralmente incluído no domínio público.
Os passeios/calçadas não devem ser confundidos com as zonas pedonais.
Conhecidos desde a Antiguidade, e raros durante a Idade Média, os passeios foram reintroduzidos em Inglaterra no século XVIII. Constituem uma parte importante do espaço público urbano, com atividades comerciais a ocupar parte da sua extensão.
O governo municipal de Washington, D.C. instalou calçadas de borracha na cidade. A capital norte-americana está trocando o cimento(material usado extensivamente na construção de calçadas no mundo inteiro) pelo piso emborrachado em torno das árvores, para proteger as raízese acabar com as calçadas quebradas.



O cimento não permite que o ar e a água passem para o solo. Por isso, as raízes crescem para cima, em busca de alimento, e acabam empurrando e quebrando a calçada. Todo ano, a prefeitura de Washington tinha que trocar blocos inteiros, quebrar o cimento e refazer tudo. Somente com os consertos, gastava cerca de US$ 5 milhões anualmente e ainda tinha que se defender de processos na Justiça, porque as pessoas tropeçavam, se machucavam e exigiam indenização.


Entre as placas de borracha, existe espaço suficiente para permitir a passagem de ar e de água. Como elas são maleáveis, também se adaptam à movimentação das raízes. O engenheiro Wasi Khan acrescenta outra vantagem do projeto: as placas são feitas de pneus reciclados, material que ocupa os depósitos de lixo e preocupa as autoridades.
Cada placa, que amortece a caminhada, significa um pneu de borracha a menos nos lixões. Mas o preço ainda é um problema. O revestimento novo custa três vezes mais do que o antigo. A vantagem virá a longo prazo. A calçada deve durar o triplo do tempo.


A instalação das placas de borracha é rápida, porque elas se encaixam umas nas outras com pinos que vão em orifícios. Além do mais, é umtrabalho simples, porque elas são bem mais leves do que qualquer material de concreto. Elas também são reversíveis e não queimam com pontas de cigarro.

Novos passeios do Farol da Barra em Salvador-Bahia

Nos Estados Unidos, 86% dos pneus velhos são reciclados fazendo calçadas ou asfalto. Uma tecnologia que está dando os primeiros passos no Brasil. Cada quilômetro de


Caminhos modernos de Salvador-Bahia

estrada pavimentado com asfalto de borracha pode significar até 7 mil pneus a menos nos lixões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário