Mobilidade urbana
Novo conceito de passeio ganha o mundo. Em Salvador-Bahia,
foi experimentado no Farol da Barra
Imagem de um passeio. À direita o meio-fio e a sarjeta.
No Japão, assim como em grande parte dos países asiáticos,
encontram-se muitas calçadas no mesmo nível das ruas, sendo separadas apenas
por demarcações.
Um passeio ou passeio/calçada é um caminho para pedestres que
margeia uma rua, e que é geralmente incluído no domínio público.
Os passeios/calçadas não devem ser confundidos
com as zonas pedonais.
Conhecidos
desde a Antiguidade, e raros durante a Idade Média, os passeios foram
reintroduzidos em Inglaterra no século XVIII. Constituem uma
parte importante do espaço público urbano, com atividades comerciais a ocupar
parte da sua extensão.
O
governo municipal de Washington, D.C. instalou calçadas de borracha na
cidade. A capital norte-americana está trocando o cimento(material usado
extensivamente na construção de calçadas no mundo inteiro)
pelo piso emborrachado em torno das árvores, para proteger as raízese
acabar com as calçadas quebradas.
O
cimento não permite que o ar e a água passem para o solo.
Por isso, as raízes crescem para cima, em busca de alimento, e acabam
empurrando e quebrando a calçada. Todo
ano, a prefeitura de Washington tinha que trocar blocos inteiros, quebrar o
cimento e refazer tudo. Somente com os consertos, gastava cerca de US$ 5
milhões anualmente e ainda tinha que se defender de processos na Justiça,
porque as pessoas tropeçavam, se machucavam e exigiam indenização.
Entre
as placas de borracha, existe espaço suficiente para permitir a passagem de ar
e de água. Como elas são maleáveis, também se adaptam à movimentação das
raízes. O engenheiro Wasi Khan acrescenta outra vantagem do
projeto: as placas são feitas de pneus reciclados, material que ocupa
os depósitos de lixo e preocupa as autoridades.
Cada placa, que amortece a caminhada,
significa um pneu de borracha a menos nos lixões. Mas o preço ainda é um problema. O revestimento novo custa três vezes
mais do que o antigo. A vantagem virá a longo prazo. A calçada deve durar o
triplo do tempo.
A
instalação das placas de borracha é rápida, porque elas se encaixam umas nas
outras com pinos que vão em orifícios. Além do mais, é umtrabalho simples,
porque elas são bem mais leves do que qualquer material de concreto. Elas
também são reversíveis e não queimam com pontas de cigarro.
Novos
passeios do Farol da Barra em Salvador-Bahia
Nos
Estados Unidos, 86% dos pneus velhos são reciclados fazendo calçadas ou
asfalto. Uma tecnologia que está dando os primeiros passos no Brasil. Cada
quilômetro de
Caminhos
modernos de Salvador-Bahia
estrada
pavimentado com asfalto de borracha pode significar até 7 mil pneus a menos nos
lixões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário