Arte pictórica
Além de
pintar fez tapeçarias e gravuras. Foi um mestre
Peter Paul Rubens (Siegen, 28
de junho de 1577 – Antuérpia, 30 de maio de 1640)
foi um pintor flamengo do estilo barroco, proponente de um
estilo extravagante que enfatizava movimento, cor e sensualidade. Ele é
conhecido por suas obras contra reformistas, retratos e pinturas
históricas de assuntos mitológicos e alegóricos.
Rubens nasceu em Siegen, na Vestfália, de
Jan Rubens e Maria Pypelincks. Seu pai, um calvinista, e sua mãe fugiram
de Antuérpia para Colônia em 1568, por causa do
crescente tumulto religioso e das perseguições
aos protestantes durante o reinado do Duque de Alba nos Países
Baixos Espanhóis. Jan Rubens se tornou um conselheiro jurídico (e amante)
de Ana da Saxónia, a segunda esposa de Guilherme I, príncipe de
Orange, e se assentou na corte dela em Siegen em 1570. Após Jan Rubens ter sido
preso por causa do relacionamento, Peter Paul Rubens nasceu, no ano de 1577. A
família retornou para Colônia no ano seguinte e, em 1589, dois anos após a
morte de Jan, ele e sua mãe se mudaram novamente para Antuérpia, onde ele foi
criado como um católico. A religião apareceria de forma proeminente na
maior parte de sua obra e Rubens iria se tornar uma das principais vozes da
pintura na Contrarreforma católica.
Em Antuérpia, Rubens recebeu uma educação
humanista, estudando latim e literatura clássica. Aos quatorze,
ele começou o seu aprendizado artístico com Tobias Verhaeght. Subsequentemente,
ele estudou sob dois dos principais pintores da cidade na época, o artistas do
final do período maneiristas Adam van Noort e Otto van
Veen. Começou com Adam van Noort, depois Tobias Verhaeght e finalmente Otto van
Veen, que exerceu sobre ele a maior influência. Foi Van Veen que fez nascer em
Rubens uma grande admiração pela Itália e pela cultura latina
clássica. Isso marcou toda a sua obra e o fez servir aos reinos latinos
católicos mesmo sendo germânico filho de pai protestante.
Muito de seu treinamento inicial envolveu copiar as
obras de artistas anteriores, como as xilogravuras de Hans
Holbein, o Jovem e as gravuras de Marcantonio
Raimondi baseadas em Rafael. Rubens completou a sua educação em 1598,
quando então entrou para a Guilda de São Lucas como um mestre
independente.
A última década de Rubens se passou em
Antuérpia ou nas redondezas. Obras grandes para compradores estrangeiros ainda
o ocupavam, como as pinturas para o teto da Salão
de Banquetes do Palácio de Whitehall, de Inigo Jones, mas ele também explorou
algumas possibilidades artísticas mais pessoais.
Em 1630, quatro anos após a morte de
sua primeira esposa, o artista, então com 53 anos de idade, se casou com a
donzela Hélène Fourment, de
dezesseis. Ela inspirou nele figuras voluptuosas em muitas pinturas da década
de 1630, incluindo "A
Festa de Vênus"(Kunsthistorisches Museum, Viena), "As Três Graças" (Prado, Madrid) e "O Julgamento de Páris" (Prado, Madrid - à direita). Nesta
última pintura, que foi feita para a corte espanhola, a jovem esposa do artista
foi reconhecida como sendo a figura de Vênus.
Num retrato íntimo dela, "Hélène
Fourment embrulhada em peles", também conhecido como Het Pelsken, a esposa de Rubens
chega a ser representada com base nas esculturas clássicas da Vênus Pudica, como na Vênus de Médici.
Em 1635, Rubens comprou uma
propriedade fora de Antuérpia, o Castelo
Elewijt (ou Steen), onde ele passou os seus
últimos dias. Paisagens, como a sua Château
de Steen com o caçador (National
Gallery, Londres) e "Fazendeiros
retornando do campo" (Galeria
Pitti, Florença), refletem a natureza mais pessoa de muitas de suas obras
finais. Ele também se baseou nas tradições holandesas de Pieter Bruegel, o Velho, para se
inspirar para obras como Kermis
Flamengo (ca. 1630; Louvre, Paris).
Rubens morreu de gota em
30 de maio de 1640 e foi enterrado na Igreja de São Tiago em Antuérpia. Ele deixou oito filhos,
três com Isabella e cinco com Hélène, sendo que o caçula nasceu oito meses após
a sua morte.
Rubens foi um artista muito prolífico. Suas obras sob encomenda
foram majoritariamente sobre assuntos religiosos, pinturas
"históricas", que incluem assuntos mitológicos, e cenas de caçadas. Ele pintou muitos retratos, especialmente de amigos e
autorretratos, e, no final de sua vida, ele pintou diversas paisagens. Ele também projetou diversas tapeçarias e gravuras,
além de sua própria casa.
Seus desenhos são muito vigorosos, mas
não tão detalhados; ele também se utilizou de estudos em óleo para se preparar
para suas obras. Ele foi um dos últimos artistas a fazer uso consistente de painéis de madeira como meio de apoio, mesmo para obras
grandes, e se utilizou também de lona,
especialmente quando a obra precisaria ser enviada para lugares distantes. Para
suas peças de altar, ele por vezes pintou em ardósia para reduzir problemas com reflexos.
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