terça-feira, 2 de junho de 2015

SIR ISAAC NEWTON

(O mago do universo)

Publicado em literatura por Bruno Lemos,
em obviusmagazine

O texto trata, em breve linhas, da história de vida do famoso cientista inglês Isaac Newton e de sua contribuição grandiosa para a Humanidade.
  


Isaac Newton nasceu em 4 de Janeiro de 1643 em Woolsthorpe, Inglaterra. Órfão e abandonado pela mãe aos três anos de idade, Newton foi criado pelos avós, tendo mostrado sempre uma incrível habilidade para construir objetos mecânicos artesanais.


É considerado, ao lado de Albert Einstein, como o maior cientista de todos os tempos.
Graças ao Cálculo Diferencial e Integral, ferramenta matemática inventada por Newton, hoje moramos em edifícios. Os movimentos dos carros das montanhas-russas em parques de diversões obedecem também a cálculos complexos e superiores, criados por ele, nas suas Leis do Movimento.
Ele precisava de uma nova Matemática para comprovar suas teorias, então simplesmente a inventou.
Tido como homossexual pelos seus biógrafos, Newton começou a estudar matemática para se livrar das surras que levava dos colegas do colégio - tinha biótipo franzino e frágil. Como sempre, mentes geniais costumam ser massacradas pela multidão que não lhes alcança a grandeza.



Um corpo que está em inércia tende a permanecer em inércia - Primeira Lei de Newton - a menos que seja exercida sobre ele uma força irresistível. Isto vale tanto para gigantescos corpos celestes quanto para seres humanos.
Tão famoso quanto ele é a clássica história de que ele elaborou as Leis da Gravitação Universal ao ser atingido por uma maçã enquanto dormia sob uma árvore. Incontáveis pessoas já tinham visto a maçã cair, mas só Newton fez desta descoberta um legado grandioso para a Humanidade. Atualmente, a NASA lança sondas ao espaço tomando por base as descobertas originais de Newton e de Kepler.
Com contribuições enormes no campo da Física Óptica, da Astronomia e da Gravitação Universal, ele foi matemático, físico, filósofo, teólogo e profundamente ligado a Deus, a quem admirava incondicionalmente.
Costumava dizer que só uma Mente Superior podia manter incontáveis mundos girando no espaço sideral sem que se chocassem: esta tarefa estava muito acima da capacidade de qualquer ser humano.
Foi arrogante durante boa parte de sua vida profissional. Humilhava publicamente seus adversários. Todavia, ele, alma sensibilíssima, ao pressentir a proximidade da morte, deixa-nos esta pérola, exemplo extremo de humildade e devoção de um Gigante diante de seu Criador:
"Tenho a impressão de ter me comportado a vida inteira como uma criança brincando na areia da praia, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso Oceano do Desconhecido jazia logo ali, silencioso, diante de meus olhos". Isaac Newton



© obvious: http://obviousmag.org/tantas_palavras/2015/05/sir-isaac-newton.html#ixzz3buqpEhWx
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário