sexta-feira, 18 de setembro de 2015

HONORÉ DAUMIER: UM HOMEM RINDO DO SEU TEMPO

Arte pictórica





Publicado em  por Margarete MS



Pintor e escultor, Honoré Daumier ficou sobretudo conhecido por suas caricaturas. Nasceu na França em 1808 e começou a estudar arte aos 16 anos. Ajudava os pais trabalhando como entregador e nas horas vagas criava seus esboços.



© Honoré Daumier (Wikicommons).

Aos 19 anos decidiu se dedicar somente à carreira artística. Começou trabalhando como litografista no jornal "La Caricature". Com o crescimento do papel da mídia, após a Revolução de 1830 na França, a sátira política se popularizou e Daumier aproveitou essa fase. Passou a trabalhar em algumas editoras e utilizou suas capacidades nas sátiras publicadas na época.

© retrato de Honoré Daumier (Wikicommons).

Considerado um cartunista político mordaz, Daumier publicou uma caricatura do rei Luís Felipe I chamada "Gargântua", em 1832, onde ele é retratado como um monstro devorando os seus súditos e sacos de ouro. A obra levou Daumier a ficar preso por seis meses. Mas isso não o impediu de continuar trabalhando. Logo que saiu da prisão publicou novamente e, ao contrário do que esperavam, conquistou a simpatia da população e teve seu sucesso artístico elevado.

© Honoré Daumier, "Gargântua", (Wikicommons).

Em 1834, com a aprovação da lei que proibia as sátiras, Daumier deslocou seus interesses para a pintura, com um estilo totalmente diferente de seus trabalhos gráficos. O artista ainda produzia suas obras litográficas, mas de forma discreta. Apesar de popular, não ganhava muito dinheiro e morava de aluguel com a esposa e filho. A criança viveu apenas até aos dois anos de idade. Para as despesas cotidianas, o artista contava com a ajuda de amigos. Um deles foi Camille Corot, que lhe ofereceu uma casa onde pôde passar seus últimos anos de vida de forma serena e tranquila.

© Honoré Daumier "Um Motivo Famoso", (Wikicommons).

© Honoré Daumier, "O Defensor", (Wikicommons).

© Honoré Daumier, "Grande Escadaria do Palácio da Justiça", (Wikicommons).

A filosofia naturalista acredita na futilidade da luta do homem contra a natureza e algumas das pinturas de Daumier sugerem isso. O artista costumava diversificar suas obras recorrendo a diferentes tendências e novas abordagens estéticas. De 1848 até 1871 ele foi um pintor impressionista. Uma de suas obras, Le wagon de troisième classe (A carruagem de terceira classe) mostra sua compaixão e sensibilidade por um grupo de pessoas pobres viajando de trem. Usou temas do cotidiano para provocar a discussão sobre as questões sociais mais amplas e também explorava temas literários, como o popular Dom Quixote. Suas esculturas são conhecidas por serem extremamente realistas e seu estilo é tão particular que quase não se detecta a influência de outros artistas. No entanto, foi marcado por Nicolas Toussaint Charlet (1792-1845), Gustave Courbet (1819-1877) e Peter Paul Rubens (1577-1640). Pintor do movimento realista, exaltava a visão materialista e positivista do mundo. Acreditava que somente a ciência poderia gerar explicações para o mundo e que algo como a transcendência ou o estado espiritual não poderiam ser admitidos.

© Honoré Daumier, "O Vagão da Terceira Classe", (Wikicommons).

Apesar de ser um popular caricaturista, Daumier foi um dos poucos artistas românticos que passou a vida praticamente desconhecido como pintor. Era encorajado apenas por amigos e teve sua primeira exposição individual organizada por eles um ano antes de sua morte. Em fevereiro de 1879 uma paralisia cerebral levou-o para sempre. Desenhista prolífico, deixou mais de 4.000 obras gráficas, 300 pinturas, 800 desenhos, 1000 xilogravuras e esculturas. Um dos mestres da litografia e do naturalismo.

© Honoré Daumier, "O Colecionador de Gravuras", (Wikicommons).

© Honoré Daumier, "Os Espectadores" (Wikicommons).

© Honoré Daumier, "Mulher fugindo da Sátira", (Wikicommons).

© Honoré Daumier, "Crispin e Scapin", (Wikicommons).

© Honoré Daumier, "Artista de frente para o quadro", (Wikicommons).

© Honoré Daumier, "Camarote de Teatro", (Wikicommons).

© Honoré Daumier, "A República", (Wikicommons).

© Honoré Daumier, "O Moleiro, o seu Filho e o Burro", (Wikicommons).

© Honoré Daumier, "Fardo", (Wikicommons).

© Honoré Daumier, Escultura, (Wikicommons).

© Honoré Daumier, Escultura, (Wikicommons).

© Honoré Daumier, Escultura, (Wikicommons).

© Honoré Daumier, Escultura, (Wikicommons).



Nenhum comentário:

Postar um comentário