O termo Antiguidade clássica refere-se a um longo período da História da Europa que se estende aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império Romano do ocidente no século V d.C., mais precisamente no ano 476. No eixo condutor desta época, que ao contrário de outras anteriores ou posteriores, estão os fatores culturais das suas civilizações mais marcantes, a Grécia e a Roma, antigas.
![]() |
Arte romana |
A teknê grega, bem como a ars latina referiam-se não só a uma habilidade, mas a um saber fazer, a uma espécie de conhecimento técnico, como também ao trabalho, à profissão, ao desempenho de uma tarefa. O técnico era aquele que executava um trabalho, fazendo-o com uma espécie de perfeição ou estilo, em virtude de possuir o conhecimento e a compreensão dos princípios envolvidos no desempenho do trabalho.
![]() |
Arte grega |
Sempre associada ao trabalho dos artesãos, a arte era susceptível de ser aprendida e aperfeiçoada, até se tornar uma competência especial na produção de um objeto. Por não resultarem apenas de uma competência ou mestria obtidas por aprendizagem, mas, sobretudo do bafejo de um talento pessoal, a composição musical e a poesia não faziam parte da arte. Estas vinham principalmente dos Romanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário