sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

CIDADE DE NUREMBERGUE OU NUREMBERG – ALEMANHA

Mundo: cidade


Nuremberga, em português de Portugal ou Nurembergue (em alemão Nürnberg [ˈnʏʁmbɛʁkʰ]; também conhecida pela forma em inglês, Nuremberg) é uma cidade independente (kreisfreie Stadt) alemã, situada ao norte do estado da Baviera na região administrativa (Regierungsbezirk) da Média Francónia. Nuremberg é a maior cidade da região histórica Francônia com aproximadamente meio milhão de habitantes, tendo sua área metropolitana cerca de 1017 mil habitantes. A cidade em conjunto com as cidades vizinhas Fürth, Erlangen e Schwabach formam o centro econômico e cultural do norte da Baviera, denominado de Região Metropolitana de Nuremberg desde 2005.




Apesar da enorme destruição da cidade durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria das construções medievais foram reconstruídas a partir de planos originais existentes desde a Idade Média. Até hoje o centro histórico é rodeado pela antiga muralha com uma extensão de 4 km. Albrecht Dürer passou a maior parte da sua vida em Nuremberg, sendo sua antiga residência (Albrecht-Dürer-Haus ) um museu com exposições sobre sua vida.

A cidade, porém, também é conhecida por ter sido a localização de inúmeros comícios do Partido Nazi (as Reuniões de Nuremberg), assim como pelos Julgamentos de Nuremberg, após a Segunda Guerra Mundial, nos quais foram sentenciados os criminosos de guerra da Alemanha Nazi.

Nuremberg e o castelo imperial em 1895.

Vista de Nuremberg e Fürth, além do canal Meno-Danúbio (Main-Donau-Kanal) passando por uma ponte.

Nuremberg com uma área de 186,4 km² é limitada ao oeste por Fürth e Zirndorf, e ao sudeste por Stein e Oberasbach. Ao norte encontra-se a "Terra do Alho" (Knoblauchsland), a maior área de horticultura da Baviera responsável pelo fornecimento de verduras e frutas para Nuremberg e sua região metropolitana. As florestas Seebalder Reichswald e Lorenzer Reichswald localizadas ao nordeste, respectivamente ao leste da cidade, forneciam madeira à antiga cidade imperial no passado. Hoje em dia as florestas estão sob proteção ambiental, sendo área de recreação e de lazer.

Nuremberg localiza-se a 170 km ao norte de Munique e a 65 km ao sul de Bamberg.

A cidade é circundada por várias serras de média altura: Ao norte localiza-se a serra Parque Natural Suíço-Francônio (Naturpark Fränkische Schweiz), ao leste a serra Jura Francônio (Fränkische Alb) e ao sudoeste a região dos Lagos Francônios (Fränkische Seenplatte)

Entrada do Caminho dos Direitos Humanos.

Entrada do Centro de documentação.


Cidade de Paz

Caminho dos Direitos Humanos

Em memória em relação ao seu papel no período nazista e assumindo a responsabilidade perante o passado, Nuremberg impôs a si própria a ser a "Cidade da Paz e dos Direitos Humanos" para o futuro.


No dia 24 de outubro de 1993 foi inaugurado o "Caminho dos Direitos Humanos" (Straße der Menschenrechte) a frente do Museu Nacional Germânico. O artista israelense Dani Karavan instalou 30 pilares brancos de 8 m de altura ordenadas em linha reta, e em cada um, engravados os 30 artigos da Carta dos Direitos Humanos das Nações Unidas em várias línguas, como por exemplo o quíchua ou o iídiche. Com esta obra Nuremberg declarou sua total oposição ao totalitarismo nazista.

Centro de documentação no complexo do Congresso do Partido Nacionalista

O Centro de documentação no complexo do Congresso do Partido Nacionalista (Dokumentationszentrum Reichsparteitagsgelände) foi inaugurado em novembro de 2001 pelo então Presidente da Alemanha Johannes Rau. Trata-se do antigo local, onde o partido nazista realizava suas assembleias e passeatas. A área com 4 km² e suas edificações foram transformados num centro de documentação.

O centro tem como objetivo relatar de forma crítica o passado nazista. A exibição permanente "Fascínio e Poder" tem o intuito de demonstrar e explicar - principalmente aos jovens - a relação entre causa e contexto do regime nazista.


Prêmio Internacional dos Direitos Humanos

Desde 1995 é concedido o "Prêmio Internacional dos Direitos Humanos" a cada dois anos[11] a pessoas ou organizações que defendem os direitos humanos colocando em risco até a própria vida, contribuindo para a paz e a compreensão internacional.

Em 2007 Nuremberg recebeu o Prêmio Europeu da União Europeia pelo seu empenho pela integração europeia.

Nuremberg localizou-se na Via Imperii, uma antiga rota de comércio entre a Itália do norte e as ricas cidades hanseáticas do Mar do Norte. Consequentemente adquiriu grande poder econômico e importância cultural entre os séculos XIV e XVI. A partir de 1500, a descoberta do Novo Mundo e a exclusão da cidade das novas vias comerciais, provocaram uma lenta decadência econômica. Após a Guerra dos Trinta Anos Nuremberg tinha sérios problemas financeiros, que perduraram até o começo da industrialização.

Em 1806 com apenas 25.000 habitantes a antiga cidade imperial, outrora uma cidade livre e rica, foi incorporada ao reino da Baviera, provocando uma nova ascensão econômica. Os anos 1920 do século XIX marcam o início da industrialização em Nuremberg. Tanto que em 1835 a primeira linha ferroviária da Alemanha partiu de Nuremberg com destino a cidade vizinha Fürth. Ao sul desde a linha ferroviária desenvolveram-se grandes polos industriais e novas áreas residenciais, de forma que em 1881 a cidade contava 100.000 habitantes. Principalmente as manufaturas para lápis (Faber Castell) e de brinquedos prosperaram, bem como a indústria metalúrgica.


No século XIX expandiram as indústrias dos chocolates e do Lebkuchen, doce pelo qual a cidade até hoje é conhecida. As indústrias em volta do fabrico do Lebkuchen são de grande importância econômica até hoje a nível nacional e internacional, pois exportam seus produtos mundialmente. O termo Nürnberger Lebkuchen é uma denominação de origem protegida desde 1996. Somente três fabricantes localizados na área urbana da cidade podem denominar seus produtos de Lebkuchen do tipo Nuremberg: as empresas ifri-Schuhmann GmbH & Co. kg, Lambertz-Gruppe e Lebkuchen-Schmidt GmbH & Co. kg.

Apesar da enorme destruição da cidade durante a Segunda Guerra Mundial por bombardeamentos, Nuremberg tornou-se novamente um importante centro econômico em meados do século XX, devido a várias indústrias no ramo químico, metalúrgico e mecânico, que se estabeleceram no perímetro urbano.

Com o crescimento da União Europeia em direção ao leste europeu, Nuremberg adquiriu uma posição central, sendo um ótimo gateway para centros financeiros como Varsóvia (Polônia), Praga (República Checa), Viena (Áustria), Budapeste (Hungria) ou Istambul (Turquia). Consequentemente as atividades comerciais com o leste europeu estão em crescimento, tanto que muitas empresas de transporte e de logística estabeleceram-se em Nuremberg favorecendo o localização central.


Hoje em dia Nuremberg é o segundo mais importante centro econômico da Baviera depois de Munique.

A NürnbergMesse (Feira de Nuremberg, inaugurada em 1974, é um dos 15 de maiores centros para a realização de feiras comerciais mundialmente com aproximadamente 200.000 exibidores, 1,2 milhões de visitas ao ano e com 160.000 m² de área de exposição. Do areal da NürnbergMesse faz parte um centro de convenções, o CongressCenter Nürnberg (CCN).

Várias diferentes feiras realizam-se nos 15 hangares da NürnbergMesse. São mais de 100 eventos ao ano, além de aproximadamente 50 feiras comerciais especializadas, como a Feira dos Consumidores (Consumenta) que recebe aproximadamente 200.000 visitantes por ano.

Como a cidade é conhecida desde a Idade Média pelas suas manufaturas de brinquedos, realiza-se anualmente desde 1950 a Feira dos Brinquedos (Nürnberger Spielwarenmesse), considerada a maior internacionalmente neste ramo.

São principalmente as feiras especializadas que atraem um público internacional, tanto que 70 % dos exibidores e 50 % dos visitantes veem de países estrangeiros.

Atualmente é difícil imaginar, que Nuremberg no final da Segunda Guerra Mundial em 1945, não passava de um amontoado de escombros. Após meio século, a cidade é considerada um dos melhores exemplos de reconstrução do pós-guerra em toda Alemanha. Hoje em dia a antiga cidade imperial é sinônimo para a feira Christkindlesmarkt (Feira natalina Menino Jesus), para o doce Lebkuchen, bem como para as salsichas nurembergenses (Nürnberger Rostbratwurst).


A cidade também é conhecida pelo Castelo Imperial, seus vários museus, entre eles o Museu Nacional Germânico, as coleções de arte, teatros e suas orquestras, bem como pelo seu passado recente da Alemanha nazista.

Centro histórico

O centro histórico é dividido em dois bairros: ao norte Sebalder Altstadt e ao sul Lorenzer Altstadt, ambos rodeados pela antiga muralha de defesa. O bairro Sebalder Altstadt localizando-se na parte de baixo do castelo imperial, é considerado área nobre, onde já na Idade Média viviam os patrícios nas suas casas imponentes e onde a antiga prefeitura municipal foi construída. Já o bairro Lorenzer Altstadt sempre foi considerado mais modesto. Atualmente a zona é ocupada predominantemente por lojas e escritórios com poucas moradias.

Parte da muralha defensiva com o portão Maxtor.

O centro antigo é predominado pelo símbolo oficial da cidade, o Castelo Imperial (Kaiserburg), rodeado pela muralha medieval com aproximadamente 80 torres de defesa.

Inicialmente a antiga muralha de defesa tinha uma extensão de 5 km e possuía cinco portões (Laufertor, Spittlertor, Frauentor, Neutor, Tiergärtnertor). Entre os séculos XIII e XVI a muralha foi constantemente ampliada, fato que impediu a tomada da cidade por inimigos durante os seguintes séculos. Atualmente 4 km da muralha ainda estão preservados. O antigo fosso diante do muro nunca foi cheio com água, sendo 2 km transformados em uma área verde hoje em dia.

Chafariz Carrocel do Matrimônio.

No centro histórico encontram-se várias construções notáveis como por exemplo o "Belo Chafariz" (Schöner Brunnen), construído entre 1385 e 1396 por Heinrich Beheim. Com seus 19 metros de altura, relembra no seu formato uma torre de igreja em estilo gótico.


Uma obra arquitetônica mais recente é o Chafariz "Carrocel do Matrimônio" (Ehekarussell), construído pelo professor Jürgen Weber em 1984 com figuras feitas de bronze e a base de mármore. O chafariz é dividido em seis partes, cada qual mostrando as várias fases da vida matrimonial; do primeiro amor, à primeira briga até a morte. Na época da sua construção o chafariz originou controvérsias entre a população, não só por exceder o orçamento, mas também pela vulgaridade de algumas figuras. Hoje é considerado o maior chafariz de figuras na Europa do século XX.

Museus
Residência de Albrecht Dürer.

A cidade oferece com mais de 35 museus uma enorme variedade de exposições e uma das maiores densidades de museus da Alemanha.


O mais notório museu de Nuremberg é o Museu Nacional Germânico (Germanisches Nationalmuseum), fundado em 1852 pelo Barão Hans von und zu Aufsess, sendo o maior e mais importante museu de arte e cultura da Alemanha. O museu possui uma vasta coleção da cultura e da arte germânica da pré-história até os tempos modernos, com aproximadamente 1,2 milhão de objetos no seu acervo. Podem ser apreciadas pinturas de Albrecht Dürer, instrumentos científicos da Idade Média, instrumentos musicais históricos, além do escritório original dos irmãos Grimm. Do museu também fazem parte um arquivo com escrituras e documentos originais da história alemã e europeia.

Sendo a cidade natal de Albrecht Dürer, podem ser vistas exposições e informações sobre sua vida na antiga residência do artista (Albrecht-Dürer-Haus). A casa foi construída por volta de 1420 no estilo típico da época, com uma base formada por arenito e os andares restantes feitos em enxaimel.

Há ainda o Museu dos Brinquedos (Spielzeugmuseum), relembrando a forte tradição da cidade na manufatura dos brinquedos e o Museu dos Transportes (Verkehrsmuseum Nürnberg), um museu com trens históricos nas suas exposições, já que a primeira linha ferroviária da Alemanha partiu de Nuremberg até Fürth em 1835.

De relevância são o Museu Novo (Neues Museum), um museu nacional de arte e desenho, o Museu Municipal (Fembohaus) e o Museu da Cultura Industrial (Museum Industriekultur).

Construções da Alemanha nazista

Tribuna do Campo Zepellin.

Centro de documentação no complexo do Congresso do Partido Nacionalista (Dokumentationszentrum Reichsparteitagsgelände) (veja capítulo 3.5).

Áreas de desfile do partido nazista (Reichsparteitagsgelände) e o Campo Zepellin, construído especialmente para marchas pomposas do partido nazi

Sala nº 600 no Tribunal da Justiça, onde foram realizados os processos da Corte Penal Internacional para o julgamento dos nazistas de alto escalão a partir de novembro de 1945 (veja capítulo 2.4.1).
Existiam planos arquitetônicos gigantescos para a construção de uma réplica do Coliseu de Roma, duas vezes maior que o original, destinado a servir como sede do Congresso do partido nazi.

Igrejas
Igreja São Sebaldo.

As duas igrejas mais importantes de Nuremberg, ambas localizadas no centro, são a Igreja São Sebaldo (St. Sebald Kirche) e a Igreja de São Lorenzo (Lorenzkirche). A Igreja São Sebaldo foi construída entre 1230 e 1274 em estilo gótico, contém a sepultura de São Sebaldo mostrando cenas da vida do santo, obra feita por Peter Vischer o Velho e a crucificação feita por Veit Stoß. A Igreja de São Lorenzo (1260-1477), em estilo gótico, possui um tabernáculo feito pelo escultor Adam Kraft e a anunciação feita por Veit Stoß.

A Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche) localiza-se no centro na praça Principal (Hauptmarkt) e foi reconstruída após sua destruição na Segunda Guerra Mundial. A igreja foi inicialmente construída às ordens de Carlos IV de 1352 a 1358 no lugar de uma antiga sinagoga. Hoje em dia a igreja é famosa pelo seu relógio com figuras mecânicas (Männleinlaufen).

Festas tradicionais e culturais


Feira natalina em Nuremberg (litografia do século XIX)

A mais famosa festa popular de Nuremberg é a Feira natalina Menino Jesus (Christkindlesmarkt), realizada anualmente durante o mês de dezembro com aproximadamente 180 vendedores e suas barraquinhas feitas de madeira. A feira é considerada a mais antiga feira natalina na Alemanha e é conhecida internacionalmente. A feira inicia sempre numa sexta-feira que antecede o primeiro advento e termina no dia 24 de dezembro. Não se sabe ao certo, quando a feira realizou-se pela primeira vez. A única prova de que a feira existe desde o século XVII é uma caixa de madeira com uma inscrição da feira natalina de 1628, exposta no Museu Nacional Germânico.

Veja também: Site oficial da Feira natalina de Nuremberg (em inglês e em espanhol)


O castelo imperial iluminado durante o Festival Noite Azul.

Existem vários festivais musicais realizados anualmente, como a Noite Azul (Blaue Nacht), uma noite festiva dedicada à cultura, realizada desde 2000, sempre em meados de maio. Os museus abrem suas portas durante a noite e espalhados pelo centro da cidade, realizam-se vários projetos culturais, performances e eventos.

O Encontro Internacional de Músicos Bardos (Bardentreffen), é realizado desde 1976 anualmente no final de julho. Mais de 50 bandas e intérpretes nacionais e internacionais dos mais variados estilos apresentam-se gratuitamente nos sete balcos construídos no centro histórico. Paralelamente muitos músicos independentes, os quais não fazem parte do programa oficial, apresentam-se nas ruelas do centro.


No final de julho e/ou começo de agosto é realizado o Open Air Clássico, um open-air dedicado à música clássica. As duas grandes orquestras de Nuremberg, a Nürnberger Philharmoniker e a Nürnberger Symphoniker apresentam-se no parque público Luitpoldhain. O open-air recebe anualmente aproximadamente 100.000 visitantes.

Uma vez por ano realiza-se a Semana Internacional do Órgão (Internationale Orgelwoche Nürnberg).


Schäuferla - ombro de porco assado à pururuca com Knödel


Nenhum comentário:

Postar um comentário