sábado, 30 de janeiro de 2016

I S L A M I S M O

Mundo: religião (história e fundamentos)


Colaboração do INSTITUTO ZACARIAS
DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPIRITUAIS
    (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)
     (formatação e  observações  nossas)


ALÁ  (Allah)  em  árabe  em  um  medalhão
na  Hagia  Sofia,  em  Istambul

ISLAMISMO, ISLÃO  (português europeu)   ou  ISLÃ  (brasileiro) e  em árabe: إسلام  ou transl.: Islām,  é  uma  religião  abraâmica, monoteísta,  articulada  pelo  ALCORÃO,  um  texto  considerado  pelos  seus  seguidores  como  a  palavra  literal  de DEUS  (ALÁ, em árabe: الل; transl.: Allāh),  e  pelos  ensinamentos  e  exemplos  normativos  (a  chamada  suna,  parte  do  hadith)  de  MAOMÉ,  considerado  pelos  fiéis  como  o  último  profeta  de  Deus.




Um  adepto  do  islamismo  é  chamado  de  muçulmano.

Os  muçulmanos  acreditam  que  DEUS  é  único  e  incomparável  e o  propósito  da  existência  é  adorá-lo.  

Eles,  também,  acreditam  que  o  ISLÃ  é  a  versão  completa  e  universal  de  uma  fé  primordial  que  foi  revelada  em  muitas  épocas  e  lugares  anteriores,  incluindo  por  meio  de  ABRAÃO,  MOISÉS  e  JESUS,  que  eles  consideram  profetas.

Os  seguidores  do  ISLÃ  afirmam  que  as  mensagens  e  revelações  anteriores  foram  parcialmente  alteradas  ou  corrompidas  ao  longo  do  tempo, mas,  consideram  o ALCORÃO  (ou  CORÃO)  como  uma  versão  inalterada  da  revelação  final  de  DEUS.

Os  conceitos  e  as  práticas  religiosas  incluem  os  cinco  pilares  do  ISLÃ,  que  são  conceitos  e  atos  básicos  e  obrigatórios  de  culto,  e  a  prática  da  lei  islâmica,  que  atinge   praticamente   todos   os   aspectos  da  vida  e  da   sociedade,  fornecendo  orientação  sobre  temas  variados,  como   sistema   bancário   e   bem-estar,   à   guerra  e  ao  meio  ambiente.

A  maioria  dos  muçulmanos  pertence  a  uma  das  duas  principais  denominações;  com  80%  a  90%  sendo  SUNITAS  e  10%  a  20%  sendo  XIITAS.

Cerca de  13%  de  muçulmanos  vivem  na  Indonésia,  o  maior  país  muçulmano  do  mundo.  25%  vivem  no  Sul   da  Ásia,  20%  no  Oriente  Médio,  2%  na  Ásia  Central,  4%  nos  restantes  países  do  Sudeste  Asiático  e  15%  na  África  Subsaariana.

Comunidades  islâmicas  significativas  também  são  encontradas  na  China,  na  Rússia  e  em  partes  da  Europa.

Comunidades  convertidas  e  de  imigrantes  são  encontradas  em  quase  todas  as  partes  do  mundo.    Com  cerca  de  1,41-1,57   bilhão   de   muçulmanos,   compreendendo  cerca  de  21-23%  da  população  mundial,[12]  o  ISLÃO  é  a  segunda  maior  religião   e  uma  das  que  mais  crescem  no  mundo.

E T I M O L O G I A

ISLÃ  provem  do  árabe  Islām,  que  por  sua  vez  deriva  da  quarta  forma  verbal  da  raiz  slm,  aslama,  e  significa  "submissão  (a Deus)".

Segundo  o  arabista  e  filólogo  José  Pedro  Machado,  a  palavra  "Islão"  não  teria  surgido  na  língua  portuguesa  antes  de  1843,  ano  em  que  aparece  no  capítulo  IX  da  obra  “Eurico,  o  Presbítero”,  de  Alexandre  Herculano.

O  ISLÃ  é  descrito  em  árabe  como  um  "diin",  o  que  significa  "modo  de  vida"  e/ou  "religião"  e  possui  uma  relação  etimológica  com  outras  palavras  árabes  como  Salaam  ou  Shalam  (Shalaam / Shalom),  que  significam  "paz".

Muçulmano,  por  sua  vez,  deriva  da  palavra  árabe  muslim  (plural,  muslimún),  particípio  activo  do  verbo  aslama,  designando  "aquele  que  se  submete".  

O  vocábulo  pode  ter  penetrado  no  português  a  partir  do  castelhano,  sendo  provável  que  essa  língua  o  tenha  tomado  do  italiano  ou  do  francês,  línguas  nas  quais  o  vocábulo  surge  em  1619  e  1657,  respectivamente  (no  primeiro  caso  como  mossulmani,  na  obra  “Viaggi”,  de  Pietro  della  Valle,  e  no  segundo  como  mousulmans,  na  obra  “Voyages”,  de  Le  Gouz  de  la  Boullaye).

Em  textos  mais  antigos,  os  muçulmanos  eram  conhecidos  como  "maometanos",  este  termo  tem  vindo  a  cair  em  desuso  porque  implica,  incorretamente,  que  os  muçulmanos  adoram  MAOMÉ  (como,  durante  alguns  séculos,  por  completo  desconhecimento,  o  Ocidente  pensou),  o  que  torna  o  termo  ofensivo  para  muitos  muçulmanos.

Durante  a  Idade  Média  e,  por  extensão,  nas  lendas  e  narrativas  populares  cristãs,  os  muçulmanos  eram  também  designados  como  sarracenos  e  também  por  mouros  (embora  este  último  termo  designasse  mais  concretamente  os  muçulmanos  naturais  do  Magrebe,  que  se  encontravam  na  Península  Ibérica).

ISLÃO  pode  se  referir,  também,  ao  conjunto  de  países  que  seguem  esta  religião  (a  jurisprudência  islâmica  utiliza  nesse  caso  a  expressão  DAR-AL-ISLAM,  "casa do Islão").

H I S T Ó R I A

M A O M É (610-632)


Na  tradição  muçulmana,  MAOMÉ   é  visto  como  o  último  de  uma  série  de  profetas  principais.[19]

Durante os  últimos  22  anos  de  sua  vida,  começando  aos  40  anos,  em  610,  de  acordo  para  as  primeiras  biografias  restantes,  MAOMÉ  relatou  revelações  que  ele  acreditava  serem  DEUS  transmitidas  a  ele  através  do  ARCANJO  GABRIEL   (Jibril).   O  conteúdo  dessas  revelações,  conhecido  como  o  ALCORÃO,  foi  memorizado  e  gravado  por  seus  companheiros. 

Profeta Maomé recitando o Alcorão em Meca
(gravura do século XV).


Durante  esta  época,  MAOMÉ  pregava  ao  povo  na  cidade   de  Meca,  implorando-los  a  abandonar  o  politeísmo  e  adorar  um  DEUS.  Embora alguns  tenham  se  convertido  ao  Islã, MAOMÉ  e  seus  seguidores  foram  perseguidos  pelas  autoridades  de  Meca.

Isso  resultou  na  migração  para  a  Abissínia  de  alguns  muçulmanos  (ao  Império  Axumita).


Muitos  dos  primeiros  convertidos  ao  ISLÃ  eram  os  pobres  e  ex-escravos  como  Bilal Ibn Rabah al-Habashi.   A elite  de  Meca  acreditava  que  MAOMÉ  iria  desestabilizar  a  ordem  social  através  da  pregação  de  uma  religião  monoteísta,  da  igualdade  racial  e  do  processo  de  dar  ideias  aos  pobres  e  seus  escravos.[21] [22] [23] [24]


Depois  de  12  anos  de  perseguição  de  muçulmanos  por  os  habitantes  de  Meca,  MAOMÉ,  sua  família  e  os  primeiros  muçulmanos realizaram a Hijra ("emigração")  para  a  cidade  de  Medina  (anteriormente conhecida como Yathrib),  em  622.


Lá,  com  os  convertidos  de  Medina  (Ansar)  e  os  migrantes  de  Meca  (muhajirun),  MAOMÉ  estabeleceu  sua  autoridade  política  e  religiosa.


Um  ESTADO foi  estabelecido   em   conformidade   com   a   jurisprudência   econômica   islâmica.   


A  Constituição  de  Medina  foi  formulada,  instituindo  uma  série  de  direitos  e  responsabilidades  para  os  muçulmanos,  judeus,  cristãos  e  para  as  comunidades  pagãs  de  Medina,  unindo-os  dentro  de  uma  comunidade  -  a  Umma.


A Grande Mesquita  de  Cairuão,  estabelecida  em  670  em  Cairuão, Tunísia,  representa  um  dos  melhores  marcos  arquitetônicos  da  civilização  islâsmica.


A  Constituição   estabeleceu :  a  segurança  da  comunidade,  a  liberdade  religiosa,  o  papel  de  Medina  como  um  lugar  sagrado  (com  proibição  da  violência  e  de  armas),  a  segurança  das  mulheres,  as  relações  tribais  estáveis  dentro  de  Medina;  um  sistema  fiscal  para  apoiar  a  comunidade;  os  parâmetros  para  alianças  políticas  exógenas;  um  sistema  de  concessão  de  proteção  das  pessoas  importantes;  e  um  sistema  judicial,  para  a  resolução  de  litígios  em  que  os  não-muçulmanos  também  poderiam  usar  as  suas  próprias  leis.

Todas  as  tribos  assinaram  o  acordo  para  defender  Medina  de  todas  as  ameaças  externas  e  de  viver  em  harmonia  entre  si.  

Dentro  de  alguns  anos,  duas  batalhas  foram  travadas  contra  as  forças  de  Meca :  a  primeira,  a  Batalha  de  Badr  em  624,  foi  uma  vitória  muçulmana,  e,  em  seguida,  um  ano  depois,  quando  os  habitantes  de  Meca  retornaram  a  Medina,  houve  a  Batalha  de  Uhud,  que  terminou  de  forma  inconclusiva.

As  tribos  árabes  no  resto  da  Arábia,  em  seguida,  formaram  uma  confederação  e  durante  a  Batalha  da  Trincheira  sitiaram  Medina  com  a  intenção  de  acabar  com  o  Islã.   Em  628,  o  Tratado  de  Hudaybiyah  foi  assinado  entre  Meca  e  os  muçulmanos  e  foi  quebrado  por  Meca  dois  anos  depois.

Após a  assinatura  do  tratado  muito  mais  pessoas  se  converteram  ao  Islã.   Ao  mesmo  tempo,  as  rotas  comerciais  de  Meca  foram  cortadas  quando  MAOMÉ  trouxe  as  tribos  do  deserto  circundantes  para  o  seu  controle.

Em  629,  MAOMÉ  foi  vitorioso  na  conquista,  quase  sem  derramamento  de  sangue,  da  cidade  de  Meca,  e  até  ao  momento  da  sua  morte,  em  632  (com  a  idade  de  62 anos),  ele  conseguiu  unir  as  tribos  da  Arábia  sob  um  único  sistema  político  e  religioso.


EXPANSÃO E CONFLITOS CIVIS  (632-750)]


Mapa da  expansão  dos  califados  árabes

Com  a  morte  de  MAOMÉ,  em  632,  a  discordância  eclodiu  sobre  quem  iria  sucedê-lo  como  líder  da  comunidade  muçulmana.   ABU BAKR, um companheiro  e  amigo  próximo  de  MAOMÉ,  foi  nomeado  o  primeiro  califa.  

Durante  a  liderança  de  ABU  BAKR  os  muçulmanos  se  expandiram  para  a  Síria,  depois  de  derrotar  uma  rebelião  de  tribos  árabes  em  um  episódio  conhecido  como  as  guerras  Ridda,  ou  "Guerras  de  Apostasia".  Neste  período,  o  ALCORÃO  foi  compilado  em  um  único  volume.

A  morte  de  BAKR,  em  634,  resultou  na  sucessão  de  UMAR  IBN AL-KHATTAB  como  o  califa,  seguido  por  UTHMAN ibn al-Affan,  ALI ibn Abi Talib  e  HASAN ibn Ali.   Os  primeiros  califas  são  conhecidos  como  al-khulafā'  ar-rāshidūn  ("califas  bem  orientados").

No  governo  deles,  o  território  sob  o  domínio  muçulmano  expandiu  profundamente  em  regiões  persas  e  em  territórios  bizantinos.

Quando  UMAR  foi  assassinado  pelos  persas,  em  644,  a  eleição  de UTHMAN  como sucessor  foi  recebida  com  uma  crescente  oposição.  Cópias  padrão  do  ALCORÃO  também  foram  distribuídos  em  todo  o  Estado  islâmico.

Em  656,  UTHMAN  também  foi  morto  e  ALI  assumiu  o  cargo  de  califa.  Após  a  primeira  guerra  civil  (a  "Primeira  Fitna"),  ALI  foi  assassinado  por  carijitas,  em  661.   Após um tratado  de  paz,  MUAWIYA I  chegou  ao  poder  e  começou  a  dinastia  Omíada.


Domo da Rocha, construído por Abd al-Malik ibn Marwan;
concluído  no  final  da  Segunda  Guerra  Civil  Islâmica.

Estas  disputas  pela  liderança  política  e  religiosa  daria  origem  ao  cisma  na  comunidade  muçulmana.  A maioria  que  aceitava  a  legitimidade  dos  três  governantes  antes  de  Ali  ficou  conhecida  como  os  sunitas.

A  minoria  discordante,  que  acreditava  que  somente  Ali  e   alguns  de  seus  descendentes   deviam  governar,  ficou  conhecida  como  os  xiitas.

Após a  morte  de  Muawiya  em  680,  o  conflito  sobre  a  sucessão  eclodiu  novamente  em  uma  guerra  civil  conhecida  como  o  "Segunda   Fitna".

A  dinastia  Omíada  conquistou  o  Magrebe,  a  Península  Ibérica,  a  Gália  Narbonense  e  Sind.   As  populações  locais  de  judeus  e  de  cristãos  nativos  eram  perseguidas  por  serem  minorias  religiosas  e  os  muçulmanos  tributavam-nas  pesadamente  para  financiar  as   guerras  bizantino-sassânidas,  o  que  ajudou  os  muçulmanos  a  tomarem terras de bizantinos e persas, resultando em conquistas excepcionalmente  rápidas.

A  partir  da  Constituição  de  Medina,  os  judeus  e  os  cristãos  continuaram  a  usar  suas  próprias  leis  no  Estado  islâmico  e  tinham  seus  próprios  juízes.

Os descendentes do  tio  de  MAOMÉ,  Abbas  ibn  Abd  al-Muttalib,  reuniram  os  convertidos  descontentes  não-árabes  (Mawali),  árabes  pobres  e  alguns  xiitas  contra  os  omíadas  e  derrubou  a  dinastia  com  a  ajuda  do  general Abu Muslim,  o  que deu início  a  dinastia  Abássida em 750.

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