Brasil: corrupção
Camilla Costa - @_camillacostaDa BBC Brasil em São Paulo
Citando sociólogo, subprocurador-geral da República diz que corrupção "não tem cura, mas deve ser tratada diariamente" |
Para o subprocurador-geral da República Nicolao Dino Neto,
investigar a corrupção no Brasil significa lidar com uma enorme quantidade de
casos que parecem "puxar" uns aos outros. "É como uma caixa de
Pandora (objeto que contém todos os males do mundo, de acordo com a mitologia
grega). Quando você mexe na caixa, aparece mais uma ramificação", afirma.
Atualmente, o Ministério Público Federal investiga
diretamente 26 mil casos de corrupção e, no ano passado, propôs mais de 2 mil
ações contra acusados de enriquecimento ilícito e outros crimes relacionados.
Mas Dino Neto, que coordena a Câmara de Combate à Corrupção,
acredita que os próximos anos haverá um aumento na quantidade e na eficiência
das ações contra corruptos, por causa da criação dos chamados Núcleos de
Combate à Corrupção em todo o país.
Criados em 2014, os núcleos já estão presentes nas
procuradorias de 24 Estados, além do Distrito Federal, e centralizam as
investigações.
"Quando você especializa uma área de atuação, a
tendência é as investigações fluírem de forma mais rápida", disse à BBC
Brasil, em entrevista por telefone.
"As investigações tendem a ser mais eficientes porque
serão conduzidas num único procedimento, que vai resultar em medidas de ação
penal e não penal. O resultado é melhor porque em vez de dois ou mais
procuradores investigando o mesmo fato, você terá um só, que vai apurar o caso
na perspectiva do crime e na da improbidade administrativa."
No último mês de dezembro, o grupo coordenado por Dino Neto
divulgou uma seleção das 100 principais ações em casos de corrupção realizadas
em todos os Estados durante o ano de 2015.
Além dos já conhecidos desdobramentos da Lava Jato, aparecem
casos menos lembrados, mas que ainda estão em andamento – como os desvios da
Sudam, descobertos em 2006 e a operação Anaconda, deflagrada em 2003.
Ministério Público Federal estima que fenômeno da corrupção custe mais de R$ 40 bilhões por ano aos cofres públicos. |
Confira os principais trechos da entrevista:
BBC Brasil - Como a lista das cem principais ações em casos
de corrupção em 2015 foi escolhida?
Dino Neto - Esses casos foram apontados pelas diversas
unidades do MPF em todo o Brasil. A câmara de combate à corrupção fez a seleção
final. Os critérios usados para que as unidades indicassem seus casos foram a
repercussão patrimonial (o montante do prejuízo aos cofres públicos) e o grau
de ofensividade (gravidade do problema).
Por isso, em Brasília e no Paraná fala-se muito das ações
relacionadas à Lava Jato, mas em diversos Estados existem tantos outros casos
de corrupção que têm também uma carga de ofensividade muito grande. De memória
eu cito o caso dos desvios da Sudam, no Amazonas. Também destacaria a operação
Ararath, no Mato Grosso, que é um caso muito grave de crimes contra o sistema
financeiro, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.
São casos gravíssimos, envolvendo valores acima de R$ 100
milhões. E infelizmente são muitos. É como se fosse uma caixa de Pandora.
Quando se mexe na caixa, aparece mais uma ramificação dos casos.
Esse retrato de cem ações enfatiza que o MP está atuando em
todo o Brasil no que se refere ao combate à corrupção – não é só a Lava Jato.
Também demonstra que a corrupção é realmente um mal endêmico, que está presente
na administração pública federal, na estadual e na municipal.
BBC Brasil – Em dezembro, o deputado Eduardo Cunha insinuou
que haveria indícios que implicariam o senador Renan Calheiros em casos de
corrupção e não estariam sendo investigados. O PT também já chegou a dizer que
não se investiga outros partidos com a mesma rapidez. Como o senhor responde às
insinuações de que o MPF seria seletivo em suas investigações?
Dino Neto – Vou te responder de forma genérica. Essa seleção
de cem casos permite visualizar que o que estamos fazendo é atuar de forma
extremamente isonômica, aplicando a lei nas situações em que há efetivamente a
necessidade da atuação do MP. Não há seletividade no sentido de escolhas.
Estamos agindo de uma forma bem criteriosa no que se refere à adoção de medidas
punitivas ou repressivas.
Esses nomes que estão sendo mencionados são nomes sobre os
quais há, sim, investigações. E há diversos partidos envolvidos. O Ministério
Público não vê colorido partidário na sua atuação.
BBC Brasil – E por que não aparecem na lista casos como o do
chamado "mensalão mineiro" e o caso Alstom, que envolvem partidos de
oposição?
Dino Neto – Os casos foram selecionados pelas unidades do
MPF em todos os Estados e foi dada prioridade pelos que tiveram início ou
desfecho no ano de 2015.
O caso do mensalão mineiro é muito antigo e não teve nenhum
desdobramento relacionado com o MPF em 2015. Já o caso da Alstom é de ação do
Ministério Público Estadual, e a lista engloba somente casos do Ministério
Público Federal.
De qualquer forma, a lista é ilustrativa, para mostrar o
fruto da nossa atuação em 2015. Não quer dizer que os casos examinados pelo MPF
são só esses.
Operação Lava Jato inclui força tarefa para avaliar obras de arte apreendidas com acusados |
BBC Brasil – O senhor fala de um "salto estatístico"
nas ações contra a corrupção. Mas num universo de 26 mil investigações diretas
sobre o tema no MPF, houve cerca de 1.230 ações de improbidade administrativa e
900 ações penais relativas a estes casos em 2015. Não é pouco?
Dino Neto – Esse dado é interessante sob duas perspectivas.
Primeiro, ele revela que há critério nas investigações feitas pelo Ministério
Público e também há critério na promoção de medidas de responsabilização,
sempre que essas medidas se fazem necessárias.
Muitas pessoas reclamam que haveria uma banalização das
investigações e das ações de responsabilidade. Mas essa aparente
desproporcionalidade dos números revela justamente o contrário, que não há
banalização. Que o MPF só age nas situações em que a intervenção se faz
necessária.
Estes 26 mil casos incluem os que começaram muito antes de
2015, mas esse delay (atraso) nos processos ainda existe infelizmente no
Brasil, porque dependemos também de investigações em outras esferas de atuação.
Por exemplo, o Tribunal de Contas da União realiza uma
tomada de contas especial (TCE, que determina responsabilidades caso tenha
havido dano na administração pública), mas há uma demora grande entre a
conclusão dela e a comunicação ao MP. Isso é ruim, porque retarda o início do
procedimento judicial.
BBC Brasil – Pode-se dizer que os partidos que aparecem com
mais frequência nas investigações atualmente são realmente mais corruptos ou
há, como argumentam alguns, mais investigação sobre a corrupção hoje do que
havia em anos anteriores?
Dino Neto – Sem querer fazer injustiça com o passado, mas
eu acho que é possível perceber na última década uma qualificação maior em
termos de combate e investigação da corrupção. E digo isso não me referindo
apenas ao Ministério Público.
Acho que as instituições de percepção e controle de uma
forma geral tem buscado responder de forma mais efetiva ao fenômeno da
corrupção. E isso implica aparelhamento maior, qualificação melhor dos agentes
públicos, atividades de cooperação entre diversas instâncias de controle e percepção.
Tudo isso acaba por repercutir positivamente num cenário de investigação.
BBC Brasil – É possível acabar a corrupção? De que forma?
Dino Neto – Acho que a corrupção é um fato social. Enquanto
houver vida em sociedade infelizmente haverá corrupção. Isso vale para o Brasil
e vale para o mundo todo. O desafio não é acabar com a corrupção. É melhorar os
mecanismos de controle, de repressão e de prevenção.
Tudo isso implica em atuar e responder à corrupção. Acabar
não é possível. Há um comentário muito interessante do sociólogo José Pastore:
'corrupção é como diabetes. Não tem cura, mas tem que ser tratada diariamente'.
Polícia Federal investiga vazamentos indevidos de detalhes das investigações de corrupção; "MP não tem responsabilidade", diz Dino Neto |
BBC Brasil – Por que há tanta corrupção no Brasil, na sua
opinião?
Dino Neto – O fato de haver pouca transparência na atuação
do Estado brasileiro é um fator que pode significar um número maior de casos de
corrupção. Há também um déficit em termos de educação que precisa ser superado
e precisamos avançar, porque quanto mais educada for uma sociedade, a tendência
é que haja menos corrupção.
E estou falando não apenas de grau de instrução, mas de
educação para a honestidade, cultura de valores positivos. É nesse contexto que
temos que pensar em educação. Você tem pessoas que fizeram pós-graduação e
cometem atos de corrupção.
E também é importante o aspecto pedagógico-punitivo. Nenhuma
sociedade consegue responder à altura a corrupção sem as pessoas percebam que a
corrupção têm consequências legais e punições. É preciso melhorar nesse
aspecto.
BBC Brasil – Quais os maiores desafios que o MPF tem pela
frente em sua meta de combate à corrupção neste ano?
Dino Neto – Acho que o grande desafio é manter a estrutura
de funcionamento em termos de organização funcional. Isso é um desafio muito
importante. Sem infraestrutura, pessoal, materiais, investimento em ferramentas
de investigação, programas de ação e planejamento não se consegue avançar.
O segundo é manter uma capacidade de diálogo com os diversos
órgãos de controle e percepção. Você só pode avançar à medida que houver
intercâmbio de informações e compartilhamento de estratégias de investigação.
Ninguém consegue vencer a corrupção sozinho. É necessário
que todos os órgãos envolvidos nessa atuação compartilhem esforços. Isso vale
para a Receita Federal, Banco Central, Controladoria Geral da União, Tribunal
de Contas da União, polícias. Todos esses órgãos têm que atuar em sintonia.
BBC Brasil - Ultimamente, procuradores e juízes em casos de
corrupção tem sido vistos como "heróis da nação" e alguns analistas
alertam que é preciso ter cautela com alçá-los a esta posição. Na sua opinião,
os procuradores do Ministério Público devem ser vistos como heróis?
Dino Neto - Não. Acho que essa imagem não é apropriada para
uma República. A atuação institucional tem que ser impessoal, nossa função não
é criar heróis e não trabalhamos com heroísmo.
Muito pelo contrário. É preciso
despersonalizar e desmitificar essa ideia de que há situações heroicas.
A atuação (nos casos de corrupção) é do MP e a resposta a
ser dada é do Judiciário. Isso significa dizer que a atuação é do Estado
brasileiro. Estamos cumprindo nosso dever institucional.
BBC Brasil – Por que tantos detalhes das investigações vazam
para a imprensa? E o que é feito para evitar que eles aconteçam?
Dino Neto – Os vazamentos que implicaram prejuízo à
investigação ou à quebra de sigilo são objetos de investigação do Ministério
Público também. Há inquéritos na Polícia Federal para apurar a responsabilidade
por vazamentos indevidos, mas ao MPF não pode ser atribuída nenhuma
responsabilidade por eles.
Você tem visto várias operações do MPF ocorrerem sem que
haja vazamento de informações, antecipações ou nenhum tipo de espetacularização
midiática. Nossa atuação tem sido muito discreta como deve ser.
O que o MP faz contra a corrupção?
De acordo com Dino Neto, as investigações do Ministério
Público podem resultar na abertura de ações de improbidade administrativa ou
ações penais, que serão decididas na Justiça.
As ações de improbidade podem pedir que os acusados sejam
condenados a perder bens ou valores que foram adicionados ilegalmente a seu
patrimônio pessoal e que estes valores sejam ressarcidos aos cofres públicos;
que eles tenham suspensos seus direitos políticos; paguem multa civil; sejam
proibidos de ter contratos com a Administração ou de receber benefícios,
incentivos fiscais e crédito; além de perderem a função pública.
Em alguns casos, é possível propor também ações penais
contra os acusados, quando suas ações são consideradas crimes. De um modo
geral, no entanto, o número de ações de improbidade é maior do que o número de
ações penais propostas pelo órgão.
"Vou dar um exemplo para deixar claro: o enriquecimento
ilícito do agente público é um ato de improbidade administrativa, mas isso não
é crime no Brasil. Na lei penal, não há previsão quanto ao crime", explica
o subprocurador-geral.
Em 2015, o Ministério Publico Federal deu início a uma
campanha para recolher assinaturas em apoio a dez medidas de combate à
corrupção, que serão propostas ao Congresso para se tornarem projetos de lei.
Entre elas, estão a criminalização do enriquecimento ilícito, o aumento das
penas para a corrupção de altos valores (acima de R$ 8 milhões) e mudanças para
tornar mais rápidos os julgamentos de ações de improbidade administrativa.
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