Arte: movimentos
artísticos
Minimalismo
em excesso
A palavra minimalismo se refere a uma série
de movimentos artísticos, culturais e científicos que
percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer
uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Os movimentos minimalistas tiveram grande
influência nas artes visuais, no design, na música e na própria tecnologia. O termo pode ser usado para descrever as
peças de Samuel Beckett, os filmes de Robert Bresson, os contos de Raymond Carver, os projetos automobilísticos de Colin Chapman e até mesmo a linha teórica adotada pela gramática gerativa desde o fim do século XX.
O minimalismo nas artes plásticas surge após o
ápice do expressionismo abstrato nos Estados Unidos, movimento esse que
marcou a mudança do eixo artístico mundial da Europa para os Estados Unidos.
Contrapondo-se a esse movimento, o minimalismo procurava através da redução
formal e da produção de objetos em série, que se transmitisse ao observador uma
percepção fenomenológica nova do ambiente onde se inseriam. Exemplo desse
projeto estaria nas obras de Dan Flavin, que através de tubos luminosos modifica o
ambiente da galeria.
O caráter geométrico demonstra forte influência construtivista, e a limpeza formal - influência de Brancusi. Mas o intuito dos artistas minimalistas difere
radicalmente de ambos os casos. Primeiramente por negar a arte cartesiana europeia, para esse viés ‘fenomenólogo’ que
assume, depois por quebrar as barreiras até então presentes entre pintura e
escultura.
(Influências: Construtivismo Russo, Vanguarda russa, Modernismo)
Primeiramente a decomposição e recomposição formal
em que os maiores contribuintes foram provavelmente os construtivistas russos e
o escultor Constantin Brâncuşi.
Menos é mais
Os construtivistas, através da experimentação
formal, procuravam uma linguagem universal da arte, passível de ser absorvida
por toda a humanidade.
Durante a primeira fase da Revolução Russa, este novo projeto de arte foi considerado
matéria de Estado: a criação de uma sociedade de vanguarda dependeria de uma
cultura de vanguarda. Este projeto também pode ter ido de encontro às
necessidades de rápida industrialização do país. O trabalho de Brâncuşi envolvia muito mais a busca de uma
pureza da forma e abria caminho para as várias abstrações que estariam por vir,
como o minimalismo.
Neste primeiro momento
também se inserem os movimentos abstratos (especialmente o geométrico) de uma
maneira geral.
Escultura de Donald Judd em Münster, Alemanha
O minimalismo propriamente dito surgiu de artistas
como Sol Le Witt, Frank Stella, Donald Judd e Robert Smithson. Muitos outros artistas contribuíram de maneira
importante ao movimento, entretanto, estes parecem exemplificá-lo em suas
diversas áreas.
A produção destes artistas, em geral, tendia a
ultrapassar os conceitos tradicionais sobre a necessidade do suporte: procuravam estudar as possibilidades estéticas de
composição não através de pinturas ou esculturas, mas a partir de estruturas bi
ou tridimensionais que podem ser chamadas de "objetos" (ou ainda,
"não-objetos", dada a sua inutilidade) e eventualmente de instalações. Desta forma, não se submetiam à limitação
que se fazia entre o campo da pintura e o campo da escultura, indo além destes
conceitos.
Também notáveis são os pós-minimalistas, incluindo Martin Puryear, Tyrone Mirchell, Melvin Edwards e Joel Shapiro. O
ponto chave do pós-minimalismo são as frequentes referências distintas aos
objetos sem representação direta. Isto tem se tornado uma linha predominante na
escultura moderna.
Mesmo com certas
divergências, o design minimalista, surgido na década de 80, pode ser tido como uma
reação aos movimentos pós-modernos no design, como os grupos Memphis e Alchymia. Contrapondo-se à grande variação cromática,
formal e simbólica presente nos objetos projetados por ambos os grupos, o
design minimalista acaba por criar produtos baseados numa redução formal
extremamente forte e no uso de cores neutras (ou mesmo ausência de cores).
No entanto, ao tratar o projeto apenas como
antítese ao design pós-moderno, muitos designers minimalistas acabaram por
abrir mão de aspectos, por exemplo, ergonômicos em prol da redução visual do
produto. Podemos verificar tais características, por exemplo, nos projetos do
também artista Donald Judd, ou primeiros trabalhos de Philippe Starck, do grupo Zeus, Shiro Kuramata, John Pawson, etc.
E aqui pode-se encontrar um ponto que o coloca como
diametralmente oposto ao design funcionalista, e aproximando-o daqueles a que
inicialmente havia se contraposto: a maior preocupação formal do que ‘projetual’
traz o design minimalista para o grupo do design pós-moderno na medida em que
abre mão de ideais ditos modernos para uma adequação ao gosto individual, como
o que fizeram Memphis e Alchymia. Ao
contrário do movimento Funcionalista alemão, que procurava a partir do bom
projeto levar à maior parte das pessoas clareza cognitiva e ergonômica nos
produtos, o design minimalista acabou focado em uma parcela da população,
chamada de Yuppies, ou novos ricos, que a partir do despojamento formal de seus
objetos, pretendiam expor sua riqueza.
Na música clássica das últimas três décadas o termo minimalismo foi
usado para eventualmente se referir à produção musical que reúne as seguintes
características: repetição (frequentemente de pequenos trechos, com pequenas
variações através de grandes períodos de tempo) ou ‘estaticidade’ (na forma de
tons executados durante um longo tempo); ritmos quase hipnóticos. É
frequentemente associada (e inseparável) da composição na música eletrônica, música psicodélica ou até mesmo no punk rock.
É preciso notar que o que é chamado de movimento
minimalista na música tem uma pequena (às vezes ocasional) relação com o mesmo
movimento nas artes plásticas. Esta conexão é provavelmente uma das razões que
fazem com que compositores chamados minimalistas não se sintam à vontade com o
termo. Philip Glass (talvez o mais popular compositor entre
aqueles chamados minimalistas), cujo grupo inicialmente apresentou-se em
galerias de arte nas quais seus amigos (artistas minimalistas) expunham, chegou
a dizer que "Aquela palavra [minimalismo] deveria ser extinta"
(That word should be stamped out!). Além de Glass, Steve Reich, Arvo Part, Yann Tiersen, John Coolidge Adams e Wim Mertens sem esquecer de Erik Satie, são os mais famosos compositores minimalistas.
A literatura minimalista é caracterizada pela economia de palavras.
Os autores minimalistas evitam advérbios e preferem sugerir contextos a ditar
significados. Espera-se dos leitores uma participação ativa na criação da
história, pois eles devem “escolher um lado” baseados em dicas e insinuações,
ao invés de representações diretas. Os personagens de histórias minimalistas
tendem a ser banais, comuns, inexpressivas, nunca famosos detetives ou ricos
fabulosos. Geralmente, as histórias são pedaços da vida.
A raiz da literatura minimalista americana é o
trabalho de Ernest Hemingway, e um dos melhores exemplos desse estilo é o
seu "Hills Like White Elephants". Como Hemingway nunca descreve a
entonação que a personagem assume quando fala, o leitor é forçado a
interpretá-la baseado na resposta. Além disso, apesar da paisagem ser parte
integrante de uma história, ela nunca é explicitada no minimalismo.
O nome mais associado a literatura minimalista,
entretanto, é o do norte-americano Raymond Carver. Em contos de pouquíssimas linhas o autor procura
captar a vida através de ângulos e personagens simples, inesperadamente
transformados em figuras e fatos insólitos, misteriosos, mentirosos.
No Brasil tem
crescido muito a produção de minicontos (ou
microcontos), gênero associado ao minimalismo. Nesse sentido a obra Ah,
é?, publicada por Dalton Trevisan em 1994, é
considerada obra-prima do estilo minimalista.
Em 2004 o escritor Marcelino Freire resolve
radicalizar e lança o livro Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século,
em que convida cem autores para escrever histórias de até 50 letras (sem contar
título e pontuação). No ano seguinte, a Editora Casa Verde leva a ideia para o Rio Grande do Sul, lança o Contos de Bolso, e desta obra
surge o que talvez seja o menor conto já produzido em Língua Portuguesa, de
Luís Dill: Aventura Nasceu.
Seguindo essa tendência, vários escritores de
literatura minimalista foram surgindo, entre eles Edson Rossatto, Carlos Seabra, Tiago Moralles e Samir Mesquita.
Ainda com referência a esse estado, o
"Estórias Curtas", programa de cerca de 20 minutos exibido pela RBS
TV, é outro bom exemplo de minimalismo incorporado a filmes de curta-metragem.
Movido, principalmente, por questões ligadas à
evolução da linguagem na espécie humana, Noam Chomsky lança, em 1995, um programa de pesquisa em
linguística chamado Programa Minimalista. Essa versão da gramática gerativa chomskyana tem como fundamento o uso de
um mínimo de ferramentas teóricas para explicar a formação (i.e. geração) de
sentenças gramaticais nas línguas naturais.
Dispensa-se, no minimalismo linguístico, todo
elemento gramatical, lexical ou teórico que não seja indispensável para a
geração de sentenças. A versão mais extrema do minimalismo na sintaxe postula que existam apenas itens lexicais e
funcionais (sintáticos) e uma operação recursiva que conecta essas elementos
formando frases maiores. Essa operação é conhecida como MERGE. Para explicar os
fenômenos de deslocamento (como o movimento de palavras-QU como
"quem", "quando", etc. para o início das sentenças em
interrogativas), é necessário assumir também uma operação que produz uma cópia
dos itens lexicais disponíveis.
Essa operação se chama COPY. Idealmente, MERGE e
COPY deveriam ser as únicas operações sintáticas disponíveis ao sistema
computacional que gera as sentenças usadas por nós humanos. Somente assim,
poder-se-ia explicar o surgimento da linguagem nos antepassados do homo sapiens,
sem que se evoque a intervenção divina.
Boa tarde, algum livro , autor de minimalismo na moda para me indicar?
ResponderExcluirObrigada....
urgenteeeee.