O primeiro trem a circular no Brasil,
em 30 de abril de 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis -
depois Mauá -,foi tracionado por uma locomotiva inglesa construída por William
Fairbain & Sons, em 1852, que recebeu o nome de "Baronesa" em
homenagem a Maria Joaquina Machado de Souza, esposa do Barão de Mauá,
construtor da ferrovia.
O equipamento
está hoje no Museu Ferroviário do Engenho de Dentro, da RFFSA, localizado no
Rio de Janeiro. Após servir o Imperador Pedro II, por muitos anos, foi retirada
de tráfego em 1884, voltando a serviço algum tempo depois, para transportar um
visitante ilustre, o Rei Alberto da Bélgica.
É um
dos modelos mais antigos de máquina a vapor que se conhece. A Baronesa, por seu
importante papel como pioneira no campo ferroviário do Brasil, transformou-se
também em um importante marco da história do ferroviarismo mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário