Fotografia de 1865, de Camillo Vedani. O Largo do Theatro e o
antigo Theatro São João, a primeira grande casa de espetáculo do Brasil.
No centro, sobe a Rua Direita do Palácio, atual Rua
Chile.
À direita o prédio do jornal Mercúrio, anteriormente uma
hospedaria. No local, foi construído, no século 20, o prédio do jornal A Tarde.
No centro da praça vê-se o Chafariz
de Cristóvão Colombo. A estátua do navegador é a que está no
Largo da Mariquita, Rio Vermelho. O chafariz secular está abandonado e
depredado em um largo da Garibaldi, com uma estátua do Lord Cochrane. O monumento
a Castro Alves foi
instalado no lugar do chafariz, em 1926, na praça que, hoje, leva seu nome.
Fachada
do Teatro São João.
O Teatro
São João foi uma casa de espetáculos da cidade brasileira de Salvador,
capital do estado da Bahia e primeira
do Brasil, por mais de cem anos o principal teatro desta cidade. Situava-se no
exato local onde hoje fica a Praça Castro
Alves e a estátua do poeta.
Construído a
partir de 1806, o teatro foi erguido seguindo o modelo instituído pelo Marquês de Pombal quando
da reconstrução de Lisboa e pela
constituição de teatros públicos. Sua construção deu-se no governo do João
de Saldanha da Gama Melo Torres Guedes Brito, Sexto
Conde da Ponte (1805-1809), mesmo antes de se cogitar na
transferência da Corte Real para o Brasil, em 1808,
data em que começou a funcionar.
O Teatro foi o
local onde as camadas da sociedade tinham seu lazer, e foi palco não somente de
apresentações teatrais, como de momentos históricos importantes da cidade.
Apesar da iniciativa governamental, as verbas para sua construção adviriam de
um sistema de cotas, que poderiam ser resgatadas ou transformadas em título de
propriedade. Tal empresa não conseguiu concluir a construção, que somente veio
a ocorrer através de uma loteria,
tal como vinha acontecendo no Rio de Janeiro para
a construção de teatro homônimo
Foi assim que,
no governo do Marcos de
Noronha e Brito, Oitavo
Conde dos Arcos, o teatro ficou finalmente
pronto.1
Características
Interior do Teatro.
Sua capacidade
era estimada em oitocentos lugares, embora fontes registrem que dois mil
espectadores pudessem estar ali presentes. Sua localização era a mais central
da capital baiana no período, ao final da Avenida Sete de
Setembro, e começo da atual Rua
Chile
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