H i s t ó r i c o*
O Encouraçado Minas Geraes, foi o
segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem ao Estado
de Minas Gerais. O Minas Geraes foi
construído pelo estaleiro W.C. Armstrong Whitworth & Company em
Newcastle-on-Tyne, Inglaterra. Teve sua quilha batida em 17 de abril de 1907,
foi lançado em 10 de setembro de 1908, tendo como madrinha a Sra. F. Régis de
Oliveira. Foi submetido a Mostra de Armamento em 26 de abril de 1910 e
incorporado a Marinha do Brasil pelo Aviso n.º 1.827 de 18 de abril de 1910.
Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Mar-e-Guerra João Baptista das
Neves.
O Minas Geraes fazia parte de um ambicioso plano de
reaparelhamento naval iniciado pelo Ministro da Marinha Almirante Júlio César
de Noronha, em 1904 e concretizado na gestão do Almirante Alexandrino Faria de
Alencar. Era um dos navios mais poderosos do mundo na época de sua entrega,
porém tornou-se rapidamente obsoleto devido à grande evolução da tecnologia
naval no inicio do século XX.
1909
Em 19 de setembro,
encerrou as provas finais de aceitação.
1910
Suspendo de Newcastle,
seguindo para os Estados Unidos.
Em 17 de março, suspendeu
dos EUA, escoltando o Cruzador-Encouraçado USS North Carolina - ACR 12,
que trouxe os restos mortais do Embaixador Joaquim Nábuco, falecido naquele
pais, para o Brasil.
Em 17 de abril, chegou ao
Rio de Janeiro, entrando na Baia da Guanabara no dia 18, saudando com canhões
de salva a terra, os Cruzadores-Encouraçados USS North Carolina - ACR 12 e SMS Kaiser Karl VI e
outros navios.
Em 25 de outubro, saiu à
barra do Rio de Janeiro para receber o Presidente da República eleito, Hermes
Rodrigues da Fonseca.
Em 22 de novembro, eclodiu
a bordo a Revolta da Chibata, liderada pelo João Candido Felisberto, praça da
40ª Companhia do Corpo de Marinheiros Nacionais, em protesto aos castigos
corporais ainda vigentes na Armada. Às 22:40h foram ouvidos os primeiros
disparos do navio contra a cidade.
Na manhã do dia 23, já se
sabia que o CMG João Baptista das Neves, os CT José Cláudio da Silva Junior e
Mario Lahmeyer haviam sido mortos a bordo, e, que o E. São Paulo, e os C. Bahiae Deodoro, haviam aderido a
rebelião.
Em 17 de maio, zarpou do
Rio de Janeiro conduzindo a bordo o Exmo. Sr. Dr. Lauro Müller, Ministro das
Relações Exteriores e comitiva em viagem aos EUA. Escalou em Salvador em 20 e
21 de maio, em Recife em 23 e 24 de maio, Barbados de 1º a 4 de junho, Hampton
Roads entre 10 e 16 de junho, New York de 17 de junho a 16 de julho. Em 16 de
julho zarpou de New York em viagem de volta ao Brasil, escalando em Barbados de
24 a 28 de julho, em Belém de 3 a 7 de agosto, chegando de volta ao Rio de
Janeiro em 16 de agosto, sendo recebido ao largo pelo CTMato Grosso.
Em 12 de setembro, zarpou
do Rio de Janeiro para exercícios com a Esquadra na Ilha de São Sebastião.
Participaram do exercício, que foi assistido pelo Presidente da Republica ,pelo
Ministro da Marinha e comitiva, a bordo do Vapor Carlos Gomes, os E São Paulo, Floriano e Deodoro, os C Barroso, Bahia e Rio Grande do Sul, os Cruzadores-Torpedeiros Tupy, Tamoyo eTymbira, os CT Amazonas, Pará, Piauhy, Rio Grande do Norte, Alagoas, Parahyba, Sergipe, Paraná e
o Santa
Catarina. Regressou ao Rio de Janeiro em 4 de outubro.
Entre 30 de outubro e 6 de
dezembro, esteve docado no DFlu Afonso
Pena, onde foram desarmadas as grades
da rede anti-torpédica; feita a revisão das vigias e portas da baterias;
substituição de alguns rebites do fundo; reforma na cozinha dos marinheiros, e
no banheiro do oficiais; instalação de dalas nos esbornais do costado e
retirada das lanças, além da pintura do fundo.
O Estado-Maior da Armada
apontava para a necessidade de uma direção de tiro mais moderna, estando o
restante do navio em bom estado.
1914
Na primeira quinzena de
janeiro, suspendeu do Rio de Janeiro, integrando a 1ª Divisão Naval junto com o
E São
Paulo e os CS Bahia e Rio Grande do Sul para
exercícios com a Esquadra no litoral de Santa Catarina.
Em 14 de fevereiro,
retornou ao Rio de Janeiro, junto com a 1ª Divisão Naval interrompendo os
exercícios prescritos pelo Estado-Maior da Armada no ano anterior, para recepcionar
a Divisão Naval alemã em visita a Capital Federal.
1915
Em 14 de abril,
transportou o Ministro da Marinha da Enseada do Abraão, em Angra dos Reis até o
Rio de Janeiro.
1920-21
Entre 1º de setembro de
1920 e 1º de outubro de 1921, passou por um Período
de Reparos e Modernização no Blooklyn Naval
Shipyard.
1921
1922
Em 21 de fevereiro,
realizou exercício de tiro real junto com o E São
Paulo, contra o casco do
ex-Paquete Alagoas. O exercício foi acompanhado pelo Presidente da
República, Dr. Epitácio Pessoa e altas autoridades.
Em 6 de julho, acompanhado
do E São
Paulo e do
contratorpedeiro Paraná -
CT 8, bombardeou o Forte
de Copacabana rebelado, durante a chamada Revolução de 1922 ou Revolta do
Tenentes, liderada pelo 1º Tenente Antônio de Siqueira Campos.
1923
Em 7 de setembro,
acompanhado pelo Iate José Bonifácio participou
das comemorações alusivas ao 101º Aniversario da Independência, prestando
também homenagem ao Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva, em Santos-SP.
1930-37
Passou por outro Período
de Modernização, agora no Arsenal de
Marinha do Rio de Janeiro, recebendo entre outras modificações novas caldeiras
a óleo combustível em substituição as caldeiras a carvão, melhorias na direção
de tiro e novos canhões AAé de 76 mm
Durante a Segunda Guerra
Mundial o Minas Geraes serviu
como bateria flutuante, participando da defesa local, fundeado na barra do
porto de Salvador-BA, retornando ao Rio de Janeiro em 1945.
1952
Em 16 de maio, deu baixa
do serviço ativo, em cumprimento ao Aviso Ministerial N.º 2.258, permanecendo,
no entanto, incorporado à Esquadra como sede do Comando-em-Chefe.
Em 31 de dezembro, pelo
Memorando (Urgente) N.º8 do EMA, foi extinto o Comando do Encouraçadp Minas
Geraes, passando o mesmo a ser administrado pelo Grupo de Manutenção, criado
pelo Aviso Ministerial N.º 2.879 e pela OD N.º 0032 do Comando-em-Chefe de
31/12/52.
1953
Em 27 de janeiro, foi
desincorporado da Esquadra pela Circular N.º 27 do EMA, passando a subordinação
do Comando do 1º Distrito Naval
Em 30 de maio, foi
submetido a Mostra de Armamento.
Em 20 de setembro foi
vendido para a firma italiana S.A. Cantiere Navale de Santa Maria.
1954
Em 11 de março, às 11:00
hs, suspendeu pela última vez do porto do Rio de Janeiro, sendo rebocado para a
Europa.
Em 22 de abril, chegou a
La Spezia onde foi desmanchado.
O u t r a
s F o t o s
*NR/ Poucos
baianos se lembram, mas durante o período da 2ª Grande Guerra, o encouraçado
Minas Gerais, atracado no porto de Salvador foi o anjo da guarda da cidade,
protegendo-a contra os ataques dos submarinos alemães que bordejavam nossa
costa. Ele foi parte da paisagem da minha infância, pois da sala de aulas da
minha escola, São Raimundo, eu o divisava diariamente, sempre de prontidão, em
alerta para nos defender. Era majestoso e transmitia segurança.
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