A Baía
de Aratu está situada no estado da Bahia, no Brasil. É uma grande enseada que abriga a Base Naval de Aratu, o Porto de Aratu, umestaleiro,
duas marinas (Aratu
Iate Clube e Marina Aratu) que
oferecem apoio e serviços aos navegantes, e
também empresas que operam em escala industrial.
Já
em sua entrada há um farolete que sinaliza a barra do canal. Entrando-se na baía, na margem direita, se
localiza a base naval.
Em frente à entrada da baía, está localizada a Ilha de Maré,
que pertence a Salvador.
O Porto de Aratu é um porto brasileiro localizado no estado da Bahia, na baía de
Todos-os-Santos, no município de Candeias, na enseada
de Caboto, na Baía de Aratu, próximo à
entrada do canal de Cotegipe, em frente à costa leste da ilha de Maré.
O porto é responsável por 60% de toda a carga movimentada em modal
marítimo na Bahia, portanto possui grande importância para a economia da Bahia, pois serve
como meio de escoamento da produção e da entrada de produtos para o Polo
Petroquímico de Camaçari, o Centro
Industrial de Aratu (CIA) e o
Complexo da Ford de Camaçari.
Produtos líquidos, gasosos e granéis sólidos são as cargas
movimentadas, através de uma infraestrutura de quatro terminais, sendo um para produtos gasosos (TPG), com
berço de 180 metros; outro para granéis líquidos (TGL), com dois berços que perfazem
340 metros e dois para granéis sólidos (TGS), com três berços, numa extensão de
366 metros.
Origem
Em 11 de abril de 1966, foi criado o Centro
Industrial de Aratu e, em 17 de dezembro de 1968, o Governo
Federal autorizou à Usina
Siderúrgica da Bahia S.A. (Usiba)
a construção de um terminal de uso privativo na Ponta da Sapoca, na Baía de
Todos-os-Santos. Decorridos cerca de três anos, foi aprovado, em 1 de outubro de 1971, pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis do Ministério
dos Transportes, o projeto de implantação do Porto de Aratu e foram iniciadas, na
mesma data, as obras a cargo do governo estadual. A inauguração das
primeiras instalações de acostagem e depósitos ocorreu em 26 de fevereiro de 1975, com a atracação do navio Guanabara.
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