Banguecoque (português
europeu) ou Bangcóc/Bangkok (em tailandês: กรุงเทพมหานคร, Krung Thep Maha Nakhon) é a capital e cidade mais populosa da Tailândia,
além de
principal centro financeiro, corporativo, mercantil, cultural e histórico do
país. É a décima
cidade mais populosa da Ásia e
a vigésima
mais populosa do mundo.
Situada à margem esquerda do rio Chao Phraya,
nas proximidades do Golfo da Tailândia, a cidade possui cerca de 8 280 925 habitantes (2011),
classificada como a 22ª cidade mais populosa do mundo, enquanto a Grande
Banguecoque reúne 14,6 milhões de
habitantes, sendo que aproximadamente 12,6% da população do país vive na área
metropolitana, ocupando o posto de 30ª
região metropolitana mais populosa do mundo. A cidade ocupa 1.568,7 km², no delta do rio Chao Phraya, e está
localizada na região
Central da Tailândia.
Historicamente,
Banguecoque está ligada a um pequeno posto de comércio durante o Reino de Ayutthaya, no século XV,
que eventualmente cresceu em tamanho e se tornou o local de duas
capitais: Thonburi em 1768 e Rattanakosin em 1782.
Banguecoque estava situada no centro do reino de Sião (nome adotado pela Tailândia até 1939), sofrendo grande modernização durante o século XIX,
quando o país enfrentou pressões do Ocidente. A cidade foi palco de lutas
políticas da Tailândia ao longo do século XX,
entre as quais as revoltas em que o país aboliu a monarquia absoluta e sofreu
inúmeros golpes e revoltas. A cidade cresceu rapidamente durante os anos 1960 até
os anos 1980 e
agora exerce um impacto significativo entre a política, economia, educação,
meios de comunicação e sociedade moderna da Tailândia e do Sudeste asiático.
Os
altos investimentos econômicos recebidos pelos Novos
tigres asiáticos na década de 1980
e 1990 resultou
em um grande número de empresas multinacionais sediadas regionalmente em
Banguecoque. A cidade é hoje uma das principais forças regionais em finanças e
negócios. É um centro internacional para o transporte e saúde, e está emergindo
como um centro regional para as artes, moda e entretenimento. Destaca-se pelo
seu patrimônioarquitetônico e cultural,
com numerosos templos, palácios, museus, teatros, bibliotecas e universidades.
Os principais marcos de Banguecoque são sua cultura, bem como seus distritos
notórios, que deram-lhe um apelo exótico. O histórico Grand Palace e templos
budistas, incluindo Wat Arun e Wat Pho, contrastam com outras atrações turísticas,
como as cenas da vida noturna de Khaosan
Road e Patpong. Banguecoque é um dos principais destinos turísticos
do mundo. É nomeada a cidade mais visitada na Global Destination Cities Index
da MasterCard, e foi nomeada a "Melhor Cidade do Mundo" por quatro
anos consecutivos pela revista norte-americana Travel + Leisure.
Em 2006,
foi a segunda cidade com maior número de turistas no mundo, com 10,35 milhões
de turistas no ano, sendo superada apenas por Londres.
O
rápido crescimento de Banguecoque, associado ao pouco planejamento e regulação
do urbanismo,
resultou em uma paisagem urbana desordenada e sistemas de infraestrutura
inadequados. Estradas limitadas, apesar de uma extensa
rede de auto-estrada,
juntamente com o uso substancial de estacionamento privado, resultaram em congestionamento do tráfego e rede viária ineficiente. Este, por sua vez, causou grave
poluição do ar na década de 1990. A cidade desde então virou-se para o
transporte público em uma tentativa de resolver este grave problema. Quatro
linhas de trânsito rápido estão agora em operação, com mais sistemas em
construção ou planejados pelo governo nacional e a Administração
Metropolitana de Bangkok.
Etimologia
A
abreviação do nome da cidade costuma ser atribuída a Bangcoc ou Bancoc.
O nome da cidade na escrita tailandesa, segundo o Guinness
Book, é o mais extenso do
mundo: Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya
Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon
Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit (กรุงเทพมหานคร อมรรัตนโกสินทร์ มหินทรายุธยามหาดิลก ภพนพรัตน์ ราชธานีบุรีรมย์ อุดมราชนิเวศน์ มหาสถาน อมรพิมาน อวตารสถิต สักกะทัตติยะ วิษณุกรรมประสิทธิ์ , possui 152 letras. De acordo com a
romanização deste alfabeto, também pode escrever-se da seguinte maneira: Krung-dēvamahānagara
amararatanakosindra mahindrayudhyā mahātilakabhava navaratanarājadhānī
purīramya utamarājanivēsana mahāsthāna amaravimāna avatārasthitya
shakrasdattiya vishnukarmaprasiddhi, que, em português, pode significar:
"Cidade dos Anjos; Grande Cidade; Cidade da jóia eterna; Cidade inabalável
do deus Indra; Grande capital do mundo Ornada com nove preciosas gemas; Cidade
Feliz; Palácio Real enorme em abundância que se assemelha à morada celestial
onde reina o deus reencarnado ou Uma cidade dada por Indra e construída por Vishnukam").
História
A
história da área de Bangkok tem suas origens datadas ao início do século XV,
quando era uma vila na margem oeste do rio Chao Phraya,
sob o governo deAyutthaya. Devido
à sua localização estratégica, perto da foz do rio, a localidade aumentou
gradualmente em importância para o reino. Inicialmente, Bangkok serviu como um
posto aduaneiro, com fortes em ambos os lados do rio. Entre os fortes, estava
o Forte
Amsterdã, construído em 1622 e controlado pelosholandeses, que o utilizavam como um posto
comercial. A região se tornou o local de um cerco em 1688, que ficou conhecido como Cerco de Bangkok, em que os franceses foram
expulsos de Sião. Após a queda do Reino de Ayutthaya para a Dinastia Konbaung, que governava a Birmânia, em 1767, o recém-declarado Rei
Taksin estabeleceu sua capital
na cidade, que se tornou a base do Reino de
Thonburi. Em 1782, o rei Taksin é assassinado e Rama I, O
Grande assumiu o poder, mudando
a capital para a Ilha
Rattanakosin, na margem oriental, fundando
assim o Reino Rattanakosin. A coluna da cidade foi erguida em 21 de abril daquele
ano, que é considerada como a data de fundação da cidade.
Bangkok
expandia-se gradualmente através do comércio internacional, praticado
principalmente com a China e em seguida, com os comerciantes
ocidentais a partir de meados do século XIX.
Como capital, Bangkok era o centro da modernização do Reino de Sião,
enfrentando a pressão de potências ocidentais no final do século XIX. Com os
reinados dos reis Mongkut (Rama
IV, 1851-1868) e Chulalongkorn (Rama
V, 1868-1910) vieram a introdução da máquina a vapor, imprensa, transporte
ferroviário e de infraestrutura utilitária e pública na cidade, bem como a
educação formal e maiores investimentos em saúde. Nesta época, toda a cidade
foi atravessada por uma densa rede de canais (khlongs). O transporte na
cidade era feito em grande parte por esses canais, desenvolvendo-se também o
comércio, que originou os mercados flutuantes. Quase não havia estradas e
Bangkok passou a ser chamada de "Veneza do Oriente". A maioria dos
canais passaram a ser preenchidos sucessivamente, para dar espaço para o
crescente tráfego rodoviário da cidade em crescimento. Em 1863, a única rua pavimentada na cidade era a Thanon
Charoen Krung, chamada New Road (literalmente "o
caminho para aumentar o capital"). Durante o reinado do Rei Chulalongkorn
(Rama V), a linha férrea passou a ser construída em direção ao norte do país,
bondes passaram a fazer parte do tráfego urbano e um grande número de estradas
foram criadas, sendo boa parte destas com estilos e influência europeia.
Segunda Guerra Mundial e movimentos políticos
Em
dezembro de 1938,
Phibul Songkhram foi nomeado primeiro-ministro pelo Partido Popular. Ele foi
responsável pela mudança do nome do país de Sião para Tailândia, além da adoção
do calendário
solar ocidental. Quando os japoneses invadiram o Sudeste Asiático em 1941, durante a Segunda
Guerra Mundial, superando as tropas aliadas
na Malásia e Birmânia, Phibul permitiu que regimentos japoneses tivessem acesso
ao Golfo da Tailândia através do território do país. Tropas japonesas
bombardearam e ocuparam por um breve período partes de Banguecoque em seu
caminho para a fronteira entre Tailândia e Birmânia, para lutar contra os
britânicos. Como resultado da insegurança pública, a economia da cidade
estagnou-se. Banguecoque sofreu bombardeios também por parte dos Aliados e enfrentou a ocupação
japonesa, mas cresceu rapidamente no
período pós-guerra, como resultado da ajuda recebida pelos Estados Unidos.
Phibul
Songkhram renunciou em 1944, sob
pressão da resistência subterrânea siamesa. Foi exilado para o Japão em 1945. Banguecoque retomou o seu ritmo
no sentido da modernização, mesmo após Phibul voltar para Sião em 1948 e
assumir a liderança novamente através de um golpe militar. Nos quinze anos
seguintes, a cidade sofreu grande mudança em sua infraestrutura, com destaque
para os canais, que foram preenchidos para proporcionar espaço para novas
estradas e edifícios de vários andares. Outro golpe foi instalado em 1957, pelo marechal Sarit
Thanarat. Phibul Songkhram mais uma
vez exilou-se no Japão, onde morreu em 1964.
Entre 1964 a 1973 - os anos de pico da Indochina - oficiais
do exército tailandês, sediados em Banguecoque, permitiram o estabelecimento de
várias bases militares dos Estados Unidos em
regiões tailandesas fronteiriças, apoiando a campanha norte-americana na
Indochina. Durante este tempo, a cidade tornou-se notável no mundo, sendo vista
como um "descanso e recreação" local para as tropas estrangeiras
estacionadas no Sudeste Asiático. Banguecoque sustentava o apoio dos
tailandeses para com os norte-americanos, mantendo-se intacta e, ao mesmo
tempo, atrativa e próspera, em um momento em que ocorria a Guerra do Vietnã, assolando várias grandes cidades de países próximos como Saigon, Hanói e Phnom Penh.
A
década de 1970 também foi marcada por manifestaçõe na cidade. Em outubro de
1973, uma grande manifestação estudantil pró-democracia, na Universidade de
Thammasat, foi reprimida pelos militares. Kukrit Pramoj assumiu o comando do
governo, com coalizão de 14 partidos. Entre as realizações duradouras de Kukrit
fosse um salário mínimo nacional, a revogação de leis anticomunistas e a ejeção
de forças militares dos EUA a partir de Tailândia. Apesar das
manifestações cessarem na cidade, Banguecoque continuou experimentando focos de
tensões. Os militares recuperaram o controle em 1976, quando grupos civis renderam um grupo de 2.000
estudantes na Universidade de Thammasat, matando centenas de pessoas. Muitos
estudantes fugiram da cidade e juntaram-se ao Exército Popular de Libertação da
Tailândia (PLAT), uma insurgência comunista armada escondida nas colinas, ativa
na Tailândia desde 1930. Os próximos quinze anos, continuaram sendo
marcados pela alternância entre civis e militares no governo. Uma anistia
geral, em 1982, pôs fim à PLAT, e os estudantes, trabalhadores e agricultores
que integravam a organização desfizeram seus laços. Tratava-se de uma nova era
de tolerância política.
História recente
Khlongs, que atravessam partes de Banguecoque.
O
desenvolvimento urbano desproporcional levou ao aumento das desigualdades
sociais e de renda, causada sobretudo pela migração sem precedentes das áreas
rurais de províncias próximas à Bangkok. Sua população passou de 1,8 milhão
para 3 milhões em 1960. Após a retirada dos norte-americanos do Vietnã, no fim da guerra envolvendo os dois países, as
empresas japonesas assumiram como líderes em investimentos em Banguecoque, e a
expansão da produção orientada para a exportação levou a um crescimento do
mercado financeiro na cidade. O rápido crescimento da cidade continuou até
a década de 1980 e início dos anos 1990, até que diminuiu devido à crise
financeira asiática de 1997. Até então, muitas questões públicas e sociais
surgiram, entre elas a pressão sobre a infraestrutura refletida nos notórios
engarrafamentos da cidade. O papel de Banguecoque como palco político da nação
continua a ser visto em cordas de protestos populares, a partir dasrevoltas
populares em 1973, do Massacre
na Universidade Thammasat em 1976, manifestações
anti-militares em 1992 e
sucessivos protestos anti-governo pelos movimentos "Camisas
amarelas" e "Camisas vermelhas" a partir de 2008.
Durante
o século XX, Banguecoque passou de meros 13 km² em 1900 para uma área metropolitana de mais de 330
km² no fim do século. Atualmente, a cidade engloba não só Banguecoque
propriamente dita, mas também a antiga capital, Thonburi, através do canal sob
o rio Chao Phraya a oeste, além de províncias densamente povoadas vistas como
'subúrbios': Samut
Prakan ao leste e Nonthaburi, ao norte. Mais da metade da população urbana
da Tailândia vive na cidade.
Geografia
Clima
Banguecoque
tem um clima tropical seco na classificação
climática de Köppen. A temperatura mais alta
registrada na cidade foi de 40 °C em maio de 1983, enquanto que a mais
baixa registrada ocorreu em janeiro de 1955, quando registrou-se 9,9 °C.
As temperaturas mais baixas foram arquivadas nos meses de janeiro de 1924, 1955
e 1974, assim como em dezembro de 1999. O ano mais quente em Banguecoque foi
1997 (com uma média de 30 °C registrados no aeroporto
Don Mueang) e o mais frio foi 1975 (com
26,3 °C). A temperatura diurna mais fria foi de 19,9 °C em dezembro
de 1992. As chuvas de granizo são praticamente desconhecidas na cidade, com somente um registro
nos últimos cinquenta anos.
Espaços verdes
Bangkok
possui vários parques e espaços verdes, embora estes espaços sejam moderados,
sendo de 11,8 metros quadrados por pessoa. Nas regiões mais densamente
urbanizadas da cidade, estes números são mais baixos, atingindo índices de 1,73
e 0,72 metros quadrados por habitante. Entre os parques mais conhecidos
está o Cinturão
Verde, que possui cerca de 700
quilômetros quadrados de arrozais e pomares nas extremidades leste e oeste da
cidade, embora seu objetivo principal é servir como bacias de detenção de
cheias, em vez de limitar a expansão urbana. O Bang
Kachao, com vinte quilômetros
quadrados, é uma área de conservação do rio Chao Phraya, e encontra-se apenas
nos distritos ribeirinhos do sul, na província de Samut Prakan. Um plano de
desenvolvimento foi proposto para aumentar a área total do parque para 4 mil
metros quadrados por habitante.
Entre
os maiores parques de Banguecoque estão o Parque
Lumphini, localizado na região
central, com uma área de 57,6 hectares; o Suanluang
Rama IX, no leste da cidade, com uma
área de 80 hectares; e o Chatuchak–Queen
Sirikit, um complexo no norte de
Bangkok, com uma área total de 92 hectares.
Economia
Bangkok
é o centro econômico da Tailândia e o principal destino de investimentos e
desenvolvimento no país. Em 2010, a cidade teve uma produção econômica de
3.142.000 milhões de baht (cerca de U$ 98.34), contribuindo com 29,1% do Produto interno bruto (PIB) tailandês. Este total correspondeu a um valor de PIB per capitade
£456.911 (U$ 14.301), quase três vezes acima da média nacional de £160,556 (U$
5,025). A Região Metropolitana de Bangkok representava, no mesmo ano, 44,2% do
PIB da Tailândia. Comparando-a com outras cidades do oriente asiático, a
economia de Bangkok classifica-se como a sexta maior, sendo superada, em termos
de PIB per capita, por Singapura, Hong
Kong, Tóquio, Osaka e Seul.
O setor terciário é
o de maior representatividade na economia local. Conforme dados de 2010, o comércio contribuía com 24% do produto interno
bruto de Bangkok, com destaque para serviços e aluguéis, com 12,4% de
participação. A indústria era
responsável por 14,3% da composição do PIB, destacando-se os setores detransportes e comunicações,
com 11,6%, e intermediação financeira, com 11,1% de atividade. Sozinha, Bangkok
responde por 48,4% do setor de serviços da Tailândia que, por sua vez,
representa 49% do PIB nacional. Quando se considera a Região Metropolitana de
Bangkok, a contribuição é mais significativa, com 28,2% do produto interno
bruto nacional, refletindo a densidade da indústria nas províncias vizinhas de
Bangkok. A indústria automotiva existente em torno da Grande Bangkok
caracteriza-se como o maior centro de produção no Sudeste asiático. O turismo também
contribui significativamente para a economia da cidade, respondendo por
£427.5bn (U$ 13.38bn) em receitas em 2010.
A
Bolsa de Valores da Tailândia (SET) está localizada no bairro Ratchadaphisek. A
Bolsa de Valores, juntamente com o Mercado de Investimento Alternativo (MAI)
possuía 648 empresas listadas no último trimestre de 2011, com uma
capitalização de 8.485.000 milhões de baht (U$ 267.64bn) de mercado
combinado. Devido à grande quantidade de representação estrangeira,
Bangkok tem sido um dos pilares da economia do Sudeste Asiático e um
centro-chave no negócio asiático. Em 2010, a Globalization and World Cities Research Network (GaWC) classificou Bangkok como uma cidade
"Alpha", colocando-a na 59ª posição entre as cidades mundiais na
categoria. Entre as cidades asiáticas também classificadas pelo GaWC,
Bangkok ocupa a 11ª posição, sendo superada por Hong Kong, Singapura,
Tóquio, Xangai, Pequim, Bombaim, Kuala Lumpur,
Seul, Jacarta e Nova
Déli. Entretanto, fica à frente
de Taipé, Manila, Bangalore, Guangzhou e Cidade de Ho Chi Minh.
Em
Bangkok estão sediadas as principais instituições financeiras e comerciais da
Tailândia, bem como as maiores empresas do país. Um grande número de empresas
multinacionais possuem sua sede regional em Bangkok, devido ao baixo custo da
força de trabalho e operações firmes em relação a outros grandes centros de
negócios asiáticos. Dezessete empresas tailandesas, todas sediadas em Bangkok,
estão listadas na Forbes Global 2.000, uma lista das 2.000
maiores empresas públicas do mundo, compilada pela revista norte-americana Forbes. Entre estas está a PTT
Public Company, a única empresa tailandesa
listada na Fortune Global 500.
A
desigualdade de renda é notável em Bangkok, especialmente entre os migrantes e
imigrantes pouco qualificados de baixa renda, vindos das províncias rurais e
países vizinhos, e os profissionais de classe média e as elites empresariais.
Embora as taxas de pobreza absoluta são relativamente baixas, 0,64% dos
residentes de Bangkok estavam vivendo abaixo da linha de pobreza em
2010. Em comparação com a média nacional de disparidade econômica, ainda é
substancial. A cidade tem um coeficiente de Gini de 0,48, indicando um elevado grau de desigualdade.
Administração
Banguecoque
é uma área administrativa especial (tailandês:
กรุงเทพมหานคร, Krung Thep Maha
Nakhon) administrada por um governador eleito pela população. Apesar de não
ser uma província, é considerada a 76ª província
da Tailândia uma vez que é
administrada no mesmo nível das outras 75 províncias.
Relações internacionais
As
relações internacionais formais de Banguecoque são geridos pela Divisão de
Assuntos Internacionais da Administração Metropolitana de Banguecoque (BMA).
Suas missões incluem facilitar a cooperação com outras grandes cidades por meio
de convênios, participação e adesão à organizações internacionais, e busca de
atividades de cooperação com as muitas missões diplomáticas estrangeiras
sediadas na cidade.
Banguecoque
é membro de várias organizações
internacionais e redes governamentais
de cidade regionais. A cidade é integrante da Rede
Asiática das 21 Grandes Cidades que
inclui, além desta, outras vinte cidades e regiões metropolitanas relevantes da
Ásia, sobretudo das partes Oriental e Sul, É membro ainda, do Grupo
C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática, um grupo de cidades mundiais que abriga mais de 50% da população
mundial, empenhadas em debater e combater amudança climática, além do Conselho de Auoridades Locais para Relações
Internacionais, Rede Regional de Autoridades Locais pela Gestão de
Assentamentos Humanos na Ásia e Pacífico (CITYNET) e a Associação Mundial das
Grandes Metrópoles e Governos Locais pela Sustentabilidade.
Com
a sua localização geográfica no centro do sudeste da Ásia, e sendo um dos
principais eixos de transporte na Ásia, Bangkok sedia muitas 0organizações
internacionais e regionais. Entre as tais, é a sede Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia
e o Pacífico (ESCAP), bem como dos
escritórios regionais da Organização das Nações Unidas para Alimentação e
Agricultura da Ásia-Pacífico (FAO),
da Organização
da Aviação Civil Internacional (ICAO),
daOrganização
Internacional do Trabalho (OIT),
da União
Internacional de Telecomunicações (UIT),
do Alto
Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados(ACNUR) e do Fundo das
Nações Unidas para a Infância.
Turismo
Bangkok
é um dos principais destinos turísticos do mundo. A MasterCard classificou Bangkok como o melhor destino
entre as cidades globais pelo número de visitantes internacionais no Global
Destination Cities Index com 15,9 milhões de visitantes previstos
em 2013.
A cidade ocupa o quarto lugar em gastos transfronteiriços, com 14,3 bilhões de
dólares previstos para 2013, depois de Nova Iorque, Londres e Paris. O Euromonitor International classificou
Bangkok na 6ª posição entre os destinos turísticos em 2011. Bangkok também foi nomeada a "Melhor
Cidade do Mundo" pela revista Travel + Leisure por
quatro anos consecutivos, de 2006 a 2010.
A
cidade é o principal meio de entrada aos visitantes estrangeiros na Tailândia,
sendo visitada pela maioria dos turistas internacionais que visitam o país. O
turismo doméstico também é proeminente. O Departamento de Turismo da Tailândia
registrou 26 861 095 turistas tailandeses em Bangkok
e 11 361 808 turistas estrangeiros em 2010. 49,9%
dos 86 687 leitos de hospedagem na cidade foram ocupados por
turistas estrangeiros no referido ano.
As
atrações turísticas incluem palácios e templos reais, bem como vários museus
históricos e culturais. Lojas e restaurantes com peculiaridades também são
vistos como atrações turísticas, além de atividades noturnas na cidade. Embora
a prostituição seja tecnicamente ilegal na Tailândia, com pouco reconhecimento
e discussão pela população e o governo, o turismo sexual em
Bangkok é altamente praticado. A cidade comumente é chamada de "Sin City
of Asia", pelo nível de turismo sexual existente nesta.
As
atrações turísticas em Bangkok o Grand Palace e os principais templos budistas,
incluindo o Wat Phra Kaew, Wat Pho e Wat
Arun. O Erawan-Schrein e o Giant
Swing são uma das poucas
representações do hinduísmo na
cultura tailandesa, e a Mansão
Vimanmek é conhecida como o maior
edifício de teca no mundo, enquanto a Casa Jim
Thompson oferece um exemplo
da arquitetura
tradicional tailandesa.
Outros importantes museus são o Museu
Nacional de Bangkok e o Museu
Nacional Real Barge. As atrações turísticas em Bangkok
também incluem cruzeiros e passeios de barco no rio Chao Phraya e nos canais de
Thonburi, que permitem acesso aos modos de vida à beira-mar tradicionais da
cidade.
Os
estabelecimentos comerciais populares também são vistos como atrações
turísticas em Bangkok. A maior parte destes se encontram em Siam e
Ratchaprasong, sendo que os mais conhecidos são o Chatuchak
Weekend e Taling
Chan. O Taling Chan é um mercado
flutuante é um dos poucos desses mercados em Bangkok. Yaowarat é uma região da
cidade conhecida por suas lojas e restaurantes voltados às especiarias
tailandesas, e Khao San caracteriza como um bairro que forte presença de
turistas estrangeiros, devido principalmente aos hotéis e estabelecimentos turísticos
situados na região.
Esportes
Transportes
Uma
complexa rede de canais deu
à cidade o epíteto de Veneza do leste. Ainda hoje os canais são
ricos de trânsito e embarcações, habitadas como no passado, onde se têm também
numerosos mercados.
Numerosas auto-estradas elevadas
e um anel auto-estradal, que circunda a cidade inteira, estão sendo
construídos. Essas intra-estruturas deverão
atenuar o problema de trânsito da cidade. Outros projectos auto-estradais foram
abandonados por falta de verba, em seguida à crise financeira asiática dos
últimos anos.
Em 1999 foi aberta uma dupla linha ferroviária elevada (Skytrain), chamada
oficialmente BTS. A primeira linha de metrô subterrânea de Banguecoque foi
aberta ao público em julho de 2004.
Em
julho de 2004, um novo sistema metropolitano, o MRT, foi inaugurado, e uniu a
estação de Bang Sue com a de Hua Lamphong,
passando a atravessar toda a cidade.
O Aeroporto
Internacional de Bangkok,
também chamado de Don Muang, é o segundo mais transitado do sudeste
asiático e se encontra na zona norte da cidade. A construção do novo aeroportoSuvarnabhumi no distrito de Bang Phli, (província de Samut
Prakan), no sudeste da cidade iniciou-se em 2002 e terminou em 2006. Este aeroporto passou a receber todos os voos
internacionais, enquanto o aeroporto mais velho ficará com os voos domésticos,
sendo este o mais movimentado do sudeste asiático.
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