sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

IGREJA DE SANTO ANTONIO ALÉM DO CARMO – SALVADOR (BA)



Igrejas da Bahia - Salvador



Localizada no bairro de Santo Antônio

A igreja está localizada no extremo do bairro de Santo Antônio Além do Carmo, abrindo-se para a praça Barão do Triunfo, de onde se domina o porto e grande parte da Baía de Todos os Santos. Para a
praça também se abrem, dentre outras construções, o forte do mesmo nome e um belo sobrado de oitão. A praça é tombada como sítio pelo IPHAN (GP-1) e considerada zona de preservação rigorosa (GP-1) pelo art. 113 da Lei Municipal n° 2.403, de 23.08.1972.

Arquitetura menor, de valor principalmente ambiental, urbanística e volumetricamente aceitável. A igreja, que é supostamente a terceira que se constrói no local, foi muito transformada no começo deste século. Os dois corpos de construção laterais à Capela-mor são do século XX e terminam por terraços de concreto. Seu interior é revestido de escaiola, imitando mármore. Possui, além do altar-mor, outros  dois no ângulo do arco cruzeiro e quatro nas paredes laterais da nave. No lado esquerdo e no plano da fachada existe um oratório que se abre diretamente sobre a rua. O mesmo elemento aparece em outras igrejas baianas como a do Boqueirão e Rosário dos Pretos.

A igreja atual, atribuída ao começo do século XIX, segue a planta típica das igrejas matrizes de irmandade do século XVIII, embora não concluída. Sua nave apresenta altares laterais sob arcos de descarga. Este elemento arcaico é um resíduo das capelas laterais intercomunicantes da igreja jesuítica luso-brasileira tradicional, e foi pela primeira vez usado na igreja de S. Paulo do Colégio de Braga. A planta da igreja baiana assemelha-se muito à da igreja de Madre de Deus de Recife (1707 / 20). Como não se conhece bem em que consistiram as obras de "reconstrução" da igreja, em 1813, é provável que a caixa da antiga igreja tenha sido aproveitada, embora acrescida de novos elementos, como o corredor lateral, tribunas, torres, etc. Sua fachada rococó é tardia. O frontão é de influência franciscana e tem sua origem nos conventos de Santo Antônio de Cairu e Santo Antônio do Paraguassu. O seu interior apresenta talha neoclássica, provavelmente de Cipriano Francisco de Souza, que trabalhou na igreja na primeira metade dos oitocentos.

Histórico arquitetônico: 1594/95 - Fundada a capela primitiva por Cristóvão de Aguiar Daltro; 1638 - A 13 de junho, o Padre Antônio Vieira prega o seu sermão "à beira das trincheiras que, por 40 dias, defenderam a cidade contra as tropas de Nassau"; 1648 - É criada a paróquia de Santo Antônio Além do Carmo pelo 7° Bispo do Brasil, D. Pedro Sá Sampaio. A nova Matriz de Santo Antônio, situada ao lado da fortaleza do mesmo nome, substituiu a antiga capela; 1813 - Reconstrução da igreja.

Fonte: CD-ROM IPAC-BA: Inventário de proteção do acervo cultural da Bahia, Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário