quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TEATRO CASTRO ALVES, HOJE (SALVADOR-BA)

Um dos mais importantes exemplares da arquitetura moderna na Bahia, o Teatro Castro Alves assistiu a transformação urbana que Salvador vivenciou a partir da década de 1950 e a integrou, sendo um de seus
mais importantes capítulos. Localizado em frente ao Campo Grande (Praça Dois de Julho), o TCA é atualmente o principal equipamento cultural do estado, constituindo-se como complexo produtor de cultura, indo além de ser um mero receptor de espetáculos. O Complexo conta com Sala Principal (1.560 lugares), Sala do Coro (197 lugares), Concha Acústica (5.620 lugares), Foyer, Centro Técnico, Vão Livre, Jardim Suspenso e Café Teatro, além das salas administrativas e salas de ensaio. Somente em 2011, o complexo realizou 306 eventos nos três palcos principais.
O TCA abriga ainda os dois corpos artísticos estáveis mantidos pelo Governo do Estado: A Orquestra Sinfônica da Bahia e o Balé do Teatro Castro Alves.  O trabalho do arquiteto Bina Fonyat se destaca aliando o plástico ao funcional, buscando uma integração com a paisagem da cidade e um caráter multifuncional na utilização de seus espaços, sendo a Sala Principal, por exemplo, adaptável a diferentes tipos de espetáculos. Seu projeto arquitetônico alia-se ainda à importância social conferida ao
TCA ao longo das décadas. Até hoje o Teatro castro Alves mantêm-se no posto de vitrine da vida artística e cultural da capital, sendo ainda um espaço que figura entre os mais conhecidos em âmbito nacional.
Esse importante papel foi se reforçando ao longo dos anos, à medida que o TCA passou a expandir suas formas de contato com o público e a classe artística baiana Esse objetivo vem sendo perseguido através da reestruturação de seu modelo administrativo e, principalmente, da criação de projetos e ações que o conduzam nesta direção.


Espaço aberto para as mais diferentes expressões artísticas, o TCA olha para o futuro. E o futuro é o Novo TCA, com espaços mais bem equipados e com características multifuncionais, corpos artísticos com estruturas físicas mais compatíveis com o desenvolvimento de uma produção artística de excelência, Centro Técnico com instalações capazes de posicioná-lo de fato como uma referência no cenário nacional das artes cênicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário