sábado, 15 de março de 2014

PROGRAMAÇÃO DO MUSEU COSTA PINTO

Colaboração do Blog do Facó


MATINÉE NO MUSEU
Av. Sete de Setembro, 2490 – Vitória | Tel: (71) 3336-6081

Ingresso: R$ 8,00 (preço único) | Museu Carlos Costa Pinto

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13/03 – Zorba, O Grego ... vencedor de 3 Oscars
Gênero:  Drama | Duração: 142 min.  | Ano: 1964  |  Origem: EUA
Sinopse: Na ilha grega de Creta, Basil (Alan Bates), um tímido e reservado escritor inglês faz amizade com Zorba (Quinn), um camponês extrovertido e exuberante com um incrível amor pela vida. Quando Zorba concorda em trabalhar na mina abandonada de Basil, inicia-se um determinante aprendizado para o jovem, pois ele gradualmente passa de observador do mundo a participante. Este celebrado clássico é co-estrelado por Irene Papas e Lila Kedrova em interpretação que lhe garantiu o Oscar®. "Um filme decididamente absorvente e indiscutivelmente inesquecível." (Hollywood Reporter).

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20/03 – Lili ... vencedor de 1 Oscar
Elenco: Leslie CaronMel Ferrer, Jean Pierre Aumont
Diretor: Charles Walters
Gênero: Drama  |  Duração: 81 min.   |  Ano: 1953  | Origem: EUA
Sinopse: Uma jovem órfã francesa é adotada por um circo, quando fica sozinha em uma cidade e acaba se apaixonando pelo mágico, que a vê apenas como uma menina.

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27/03 – Gilda
Diretor: Charles Vidor
Gênero: Drama  |  Duração: 110 min.  |  Ano: 1946  |  Origem: EUA
Sinopse: Johnny Farrell (Glenn Ford) é promovido a gerente de um famoso clube noturno em Buenos Aires, de propriedade de um amigo seu. Quando Gilda (Rita Hayworth), a mulher de seu amigo, é apresentada a Johnny ele a reconhece, pois tiveram um caso no passado. É quando o antigo amor existente entre os dois é reacendido.


Iniciação à Peritagem em Prataria 
Portuguesa e Brasileira

1ª turma – 19 e 20 de maio | 2ª turma – 22 e 23 de maio
Museu Carlos Costa Pinto

Resumo e objetivos
Pretende-se analisar em conjunto a prataria dos séculos XVIII e XIX, portuguesa e brasileira, a partir da rica colecção de peças do Museu Costa Pinto, na sua dimensão formal e técnica. Na parte teórica-prática, haverá o contacto com a dimensão estilística e técnica, recorrendo a imagens e a vídeos elucidativos e a indicações para distinguir centros produtores. Na parte prática, a partir da visualização in locodos objectos de prata do Museu, participarão do processo de peritagem individual de forma a poder, no tempo disponível, aprender a datar e a identificar os objectos deste período e os seus elementos identitários.

Palestrante: Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Prof. Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa

Programa

I . Parte teórica-prática (4h)
1 – Questões introdutórias
2 – Os “agentes da prata” e a distinta ligação à peça: do colecionador ao antiquário, do museológo ao académico, do leiloeiro ao ourives
3 – Técnicas utilizadas em peças de prataria
4 – Marcas: ensaiador e contrastaria, ourives e posse
5 – Descrição de peças de prataria (civil e religiosa)
6 – Centros produtores e suas diferenciações
7 – Evolução estilística na prataria portuguesa e brasileira
8 – Marcas de posse, heráldica de família e religiosa, etc.
9 – Identificação de falsificações e de cópias

II. Parte Prática (3 h)
Com base na análise de peças portuguesas e brasileiras da coleção do Museu Costa Pinto, analisadas em sala própria (com supervisão técnica das museólogas da casa).

1 – Distinções estilísticas e tipológicas
2 – Peças religiosas e profanas
3 – Aplicação das técnicas
4 – Marcas de ensaio e de ourives
5 – Apreciação construtiva tipológica (estudos de caso)
6 – Aprender a descrever uma peça
7 – Como datar quando não há marcas?

1.ª Turma: 19 e 20 de maio  – 9:30 às 13h (SEG e TER)

2.ª Turma: 22 e 23 de maio – 9:30 às 13h (QUI e SEX)

Máximo: 10 participantes por turma

Material necessário (trazer pelos participantes):
Par de luvas brancas de algodão
Conta-fios (ou lupa de bom poder de aproximação) (opcional)

INVESTIMENTO: R$ 300,00 (taxa única)

A inscrição poderá ser realizada no Museu ou 
através de depósito bancário.

1. Inscrição no Museu: 
Setor Cultural, de segunda a sexta, das 14:30 às 18:00 horas. 
Av. Sete de Setembro, 2490 - Vitória - Salvador - Bahia.

2. Inscrição por depósito bancário: 
Banco Bradesco (Banco nº 237) | Agência:3567-0
Conta Corrente: 18964-2 | CNPJ: 15.243.447/0001-69
Obs: Solicitar pelo e-mail cultural@museucostapinto.com.br a 
ficha de inscrição do curso, preencher a ficha e enviar para o
mesmo e-mail, juntamente com o comprovante de depósito.

Maiores informações: (71) 3336.6081 - ramal 5, 
das 14 às 18 h, de segunda a sexta. 



ARTES DECORATIVAS 
E O SAGRADO EM 
PORTUGAL E NO BRASIL
19 a 23/05/2014 | Museu Carlos Costa Pinto

Palestrante
Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Prof. Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa

1º Dia – 19/05
Azulejaria nos templos religiosos portugueses 
e brasileiros: séculos XVI a XIX
1 – Azulejaria Maneirista
2 – Azulejaria Seiscentista
3 – O Ciclo dos Mestres e a sua Produção
4 – A Azulejaria Joanina e a Hegemonia do Azul de Cobalto
5 – Azulejos Rococó e o Reavivar da Policromia
6 – Azulejaria Neoclássica

2º Dia – 20/05
Talha religiosa em Portugal e no Brasil: 
o impacto do ouro ao serviço de Deus
1  – Conceitos introdutórios
2  – Classificação dos retábulos
3  – Manifestações da talha do Estilo Nacional
4  – A Talha Joanina e o Azulejo
5  – Talha Rococó
6  – Talha Neoclássica
7  – Mobiliário religioso

3º Dia – 21/05
Ourivesaria Religiosa
Da prataria dos alvores da nacionalidade às peças seiscentistas
0 – Conceitos introdutórios
1 – Ourivesaria Religiosa Românica
      1.1. – Os cálices
2 – Ourivesaria Religiosa Gótica
      2.1. – Cruzes e cruzes processionais
      2.2. – Cálices
      2.3. – Cofres
      2.4. – Outras tipologias
3 – Ourivesaria Religiosa Renascentista
4 – Ourivesaria Religiosa Maneirista

4º Dia – 22/05
Ourivesaria Religiosa em Portugal e o Brasil
Da prataria barroca às criações contemporâneas
5 – Ourivesaria Religiosa Barroca
6 – Ourivesaria Religiosa Rococó
7 – Ourivesaria Religiosa Neoclássica
8 – Ourivesaria Religiosa Revivalista e Ecléctica
9 – Ourivesaria Religiosa Contemporânea
10 – Joalharia Devocional

5º Dia – 23/05
Paramentaria e vestes litúrgicas: os tecidos do sagrado
1 – Tipologias de peças, cores e funções
2 – O bordado em Portugal nos sécs. XIV a XV
3 – O Tesouro de Nossa Senhora da Madre de Deus de Guimarães

INVESTIMENTO:
R$ 160,00 – até 15/04 (taxa única)
R$ 200,00 – de 16/04 a 19/05 (taxa única)

A inscrição poderá ser realizada no Museu ou 
através de depósito bancário.

1. Inscrição no Museu: 
Setor Cultural, de segunda a sexta, das 14:30 às 18:00 horas. 
Av. Sete de Setembro, 2490 - Vitória - Salvador - Bahia.

2. Inscrição por depósito bancário: 
Banco Bradesco (Banco nº 237) | Agência:3567-0
Conta Corrente: 18964-2 | CNPJ: 15.243.447/0001-69
Obs: Solicitar pelo e-mail cultural@museucostapinto.com.br a
ficha de inscrição do curso, preencher a ficha e enviar para o
mesmo e-mail, juntamente com o comprovante de depósito.

Maiores informações: (71) 3336.6081 - ramal 5, 
das 14 às 18 h, de segunda a sexta. 


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