Colaboração do Blog do Facó
MATINÉE NO MUSEU
Av.
Sete de Setembro, 2490 – Vitória | Tel: (71) 3336-6081
Ingresso: R$ 8,00 (preço
único) | Museu Carlos Costa Pinto
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13/03 – Zorba, O Grego ... vencedor
de 3 Oscars
Elenco: Anthony Quinn, Alan Bates, Irene Papas
Diretor: Michael Cacoyannis
Gênero: Drama | Duração: 142 min. | Ano: 1964 |
Origem: EUA
Sinopse: Na ilha grega de Creta,
Basil (Alan Bates), um tímido e reservado escritor inglês faz amizade com Zorba
(Quinn), um camponês extrovertido e exuberante com um incrível amor pela vida.
Quando Zorba concorda em trabalhar na mina abandonada de Basil, inicia-se um
determinante aprendizado para o jovem, pois ele gradualmente passa de
observador do mundo a participante. Este celebrado clássico é co-estrelado por
Irene Papas e Lila Kedrova em interpretação que lhe garantiu o Oscar®. "Um
filme decididamente absorvente e indiscutivelmente inesquecível."
(Hollywood Reporter).
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20/03 – Lili ... vencedor de 1 Oscar
Elenco: Leslie Caron, Mel Ferrer, Jean Pierre Aumont
Diretor: Charles Walters
Gênero: Drama | Duração: 81 min. | Ano: 1953 |
Origem: EUA
Sinopse: Uma jovem órfã francesa
é adotada por um circo, quando fica sozinha em uma cidade e acaba se apaixonando
pelo mágico, que a vê apenas como uma menina.
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27/03 – Gilda
Elenco: Rita Hayworth, Glenn Ford, George Macready
Diretor: Charles Vidor
Gênero: Drama |
Duração: 110 min. | Ano: 1946 | Origem: EUA
Sinopse: Johnny Farrell (Glenn
Ford) é promovido a gerente de um famoso clube noturno em Buenos Aires, de
propriedade de um amigo seu. Quando Gilda (Rita Hayworth), a mulher de seu
amigo, é apresentada a Johnny ele a reconhece, pois tiveram um caso no passado.
É quando o antigo amor existente entre os dois é reacendido.
Iniciação à Peritagem em Prataria
Portuguesa e Brasileira
1ª turma – 19 e 20 de maio | 2ª turma – 22 e 23 de
maio
Museu Carlos Costa Pinto
Resumo e objetivos
Pretende-se analisar em conjunto a prataria dos séculos XVIII e XIX,
portuguesa e brasileira, a partir da rica colecção de peças do Museu Costa
Pinto, na sua dimensão formal e técnica. Na parte teórica-prática, haverá o
contacto com a dimensão estilística e técnica, recorrendo a imagens e a vídeos
elucidativos e a indicações para distinguir centros produtores. Na parte
prática, a partir da visualização in locodos objectos de prata do
Museu, participarão do processo de peritagem individual de forma a poder, no
tempo disponível, aprender a datar e a identificar os objectos deste período e
os seus elementos identitários.
Palestrante: Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e
Sousa
Prof.
Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa
Programa
I . Parte teórica-prática (4h)
1 – Questões introdutórias
2 – Os “agentes da prata” e a distinta ligação à peça: do colecionador ao antiquário, do museológo ao académico, do leiloeiro ao
ourives
3 – Técnicas utilizadas em peças de prataria
4 – Marcas: ensaiador e contrastaria, ourives e posse
5 – Descrição de peças de prataria (civil e religiosa)
6 – Centros produtores e suas diferenciações
7 – Evolução estilística na prataria portuguesa e brasileira
8 – Marcas de posse, heráldica de família e religiosa, etc.
9 – Identificação de falsificações e de cópias
II. Parte Prática (3 h)
Com base na
análise de peças portuguesas e brasileiras da coleção do Museu Costa Pinto,
analisadas em sala própria (com supervisão técnica das museólogas da casa).
1 – Distinções
estilísticas e tipológicas
2 – Peças
religiosas e profanas
3 – Aplicação
das técnicas
4 – Marcas de
ensaio e de ourives
5 – Apreciação
construtiva tipológica (estudos de caso)
6 – Aprender a
descrever uma peça
7 – Como datar
quando não há marcas?
1.ª Turma: 19 e 20 de maio – 9:30
às 13h (SEG e TER)
2.ª Turma: 22 e 23 de maio – 9:30 às 13h (QUI e SEX)
Máximo: 10 participantes por turma
Material
necessário (trazer pelos participantes):
Par de luvas brancas de algodão
Conta-fios (ou lupa de bom poder de
aproximação) (opcional)
INVESTIMENTO: R$ 300,00 (taxa única)
A inscrição
poderá ser realizada no Museu ou
através de depósito bancário.
através de depósito bancário.
1. Inscrição no
Museu:
Setor Cultural,
de segunda a sexta, das 14:30 às 18:00 horas.
Av. Sete de
Setembro, 2490 - Vitória - Salvador - Bahia.
2. Inscrição por
depósito bancário:
Banco Bradesco
(Banco nº 237) | Agência:3567-0
Conta Corrente:
18964-2 | CNPJ: 15.243.447/0001-69
Obs: Solicitar pelo e-mail cultural@museucostapinto.com.br a
ficha de inscrição do curso, preencher a ficha e enviar para o
mesmo e-mail, juntamente com o comprovante de depósito.
ficha de inscrição do curso, preencher a ficha e enviar para o
mesmo e-mail, juntamente com o comprovante de depósito.
Maiores
informações: (71) 3336.6081 - ramal 5,
das 14 às 18 h,
de segunda a sexta.
E-mail: cultural@museucostapinto.com.br
ARTES DECORATIVAS
E O SAGRADO EM
PORTUGAL E NO BRASIL
19 a 23/05/2014 | Museu Carlos
Costa Pinto
Palestrante
Prof. Doutor
Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Prof.
Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa
1º Dia – 19/05
Azulejaria nos
templos religiosos portugueses
e brasileiros:
séculos XVI a XIX
1 – Azulejaria
Maneirista
2 – Azulejaria
Seiscentista
3 – O Ciclo dos
Mestres e a sua Produção
4 – A Azulejaria
Joanina e a Hegemonia do Azul de Cobalto
5 – Azulejos
Rococó e o Reavivar da Policromia
6 – Azulejaria
Neoclássica
2º Dia – 20/05
Talha religiosa
em Portugal e no Brasil:
o
impacto do ouro ao serviço de Deus
1 –
Conceitos introdutórios
2 –
Classificação dos retábulos
3 –
Manifestações da talha do Estilo Nacional
4 – A
Talha Joanina e o Azulejo
5 –
Talha Rococó
6 –
Talha Neoclássica
7 –
Mobiliário religioso
3º Dia – 21/05
Ourivesaria
Religiosa
Da prataria dos
alvores da nacionalidade às peças seiscentistas
0 – Conceitos
introdutórios
1 – Ourivesaria
Religiosa Românica
1.1. – Os cálices
2 – Ourivesaria
Religiosa Gótica
2.1. – Cruzes e cruzes processionais
2.2. – Cálices
2.3. – Cofres
2.4. – Outras tipologias
3 – Ourivesaria
Religiosa Renascentista
4 – Ourivesaria
Religiosa Maneirista
4º Dia – 22/05
Ourivesaria
Religiosa em Portugal
e o Brasil
Da prataria
barroca às criações contemporâneas
5 – Ourivesaria
Religiosa Barroca
6 – Ourivesaria
Religiosa Rococó
7 – Ourivesaria
Religiosa Neoclássica
8 – Ourivesaria
Religiosa Revivalista e Ecléctica
9 – Ourivesaria
Religiosa Contemporânea
10 – Joalharia
Devocional
5º Dia – 23/05
Paramentaria e
vestes litúrgicas: os tecidos do sagrado
1 – Tipologias de peças, cores e funções
2 – O bordado em Portugal nos sécs. XIV a XV
3 – O Tesouro de Nossa Senhora da Madre de Deus de Guimarães
INVESTIMENTO:
1 – Tipologias de peças, cores e funções
2 – O bordado em Portugal nos sécs. XIV a XV
3 – O Tesouro de Nossa Senhora da Madre de Deus de Guimarães
INVESTIMENTO:
R$ 160,00 – até
15/04 (taxa única)
R$ 200,00 – de
16/04 a 19/05 (taxa única)
A inscrição
poderá ser realizada no Museu ou
através de depósito bancário.
através de depósito bancário.
1. Inscrição no
Museu:
Setor Cultural,
de segunda a sexta, das 14:30 às 18:00 horas.
Av. Sete de
Setembro, 2490 - Vitória - Salvador - Bahia.
2. Inscrição por
depósito bancário:
Banco Bradesco
(Banco nº 237) | Agência:3567-0
Conta Corrente:
18964-2 | CNPJ: 15.243.447/0001-69
Obs: Solicitar pelo e-mail cultural@museucostapinto.com.br a
ficha de inscrição do curso, preencher a ficha e enviar para o
mesmo e-mail, juntamente com o comprovante de depósito.
ficha de inscrição do curso, preencher a ficha e enviar para o
mesmo e-mail, juntamente com o comprovante de depósito.
Maiores
informações: (71) 3336.6081 - ramal 5,
das 14 às 18 h,
de segunda a sexta.
E-mail: cultural@museucostapinto.com.br
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