Autor:
Seleções do Reader's Digest, do livro " A
Verdade por Trás da História"
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No auge da carreira, o grande músico foi
considerado morto depois que seu avião não conseguiu chegar a Paris.
Creditou-se o acidente ao mau tempo, mas um homem
afirmou que o avião foi abatido. Agora, uma investigação provou que ele estava
certo.
A
verdade sobre o desaparecimento de Glenn Miller durante a Guerra
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GLENN MILLER
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Pouco
depois do meio-dia de 15 de dezembro de 1944, nos últimos meses da Segunda
Guerra Mundial, um monomotor de nove lugares vinha de Twinwood, sul da
Inglaterra, com destino a Paris. Dois oficiais da Força Aérea dos EUA estavam
a bordo, além do major Glenn Miller, o aclamado músico de carreira
internacional. O tempo estava melhorando, mas em minutos o avião desapareceu
entre as nuvens. E nunca mais foi visto.
Os Lancaster voltam para casa...
O major Glenn Miller era
um dos três homens que cruzavam o canal da Mancha em um pequeno avião. Eles devem ter ouvido o zumbido de mais de cem bombardeiros Lancaster que voltavam para casa após uma missão abortada na Alemanha. |
Miller
estava a caminho da recém-libertada Paris para organizar um concerto de Natal
para as tropas. A notícia de seu desaparecimento se espalhou com rapidez,
causando consternação geral. A Glenn Miller Army Air Force Band, a banda
militar que ele regia, era muito popular, e a perda de seu líder foi um golpe
tanto para as tropas na Europa quanto para o público norte-americano. Quase
imediatamente, boatos disparatados
se espalharam a respeito do seu destino. Alguns afirmavam que ele havia sido
capturado pelos nazistas e torturado até
a morte; outros, que sua morte tinha sido acobertada por ter ocorrido num
bordel parisiense.
Sem
sinal de alarme, nenhuma palavra do piloto no rádio e
sem destroços encontrados, o destino do grande regente permaneceu desconhecido
durante mais de 50 anos. Em 1984, porém, um programa de televisão sul-africano
sobre Miller apresentou tantas questões levantadas por fãs que o Departamento
de História Aeronáutica britânico decidiu conduzir uma investigação, a cargo do
historiador Roy Nesbit, que também voara durante a Segunda Guerra e tinha as
credenciais perfeitas para o trabalho. Em meio
a cartas de navegação e livros de registro dos arquivos públicos de Londres, ele encontrou o motivo do desaparecimento de Miller.
a cartas de navegação e livros de registro dos arquivos públicos de Londres, ele encontrou o motivo do desaparecimento de Miller.
O
som de Glenn Miller
Desde
que ganhou seu primeiro trombone, aos 11 anos, Glenn Miller se apaixonou
pela música.
Aos 34 anos, formara sua própria banda e pusera em prática a idéia de uma
clarineta ponteando seções de saxofone. Esse “som Glenn Miller”, tão
característico e revolucionário, rapidamente o alçou ao topo das paradas. Com
sucessos como “Tuxedo Junction” e “In the mood”, sua orquestra reunia multidões
pelos EUA. Em 1941, “Chattanooga Choo Choo” se tornou o primeiro álbum na
história a vender um milhão de cópias.
Mas
então a guerra estourou. Depois do ataque japonês a Pearl Harbor, Miller desfez
sua orquestra e se alistou. Seu talento foi imediatamente direcionado para
fortalecer o moral da tropa: decidiu-se que ele deveria comandar a modernização
da banda das forças armadas. Alcançando sucesso instantâneo, a Glenn Miller
Army Air Force Band se apresentou mais de 800 vezes em um ano, incluindo 500
radiotransmissões para as tropas na Europa e na África.
Originalidade
Além de ser um
grande trombonista, como regente de orquestra Glenn Miller criou arranjos
muito originais, trazendo um sincopado preciso e uma harmonia contagiante
ao jazz de Nova Orleans.
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Em
junho de 1944, dias depois do Dia D, a banda foi enviada para a Inglaterra e
alojada no hotel Sloane Court, em Chelsea. Como Londres estava sob ataque aéreo
noturno, Miller decidiu transferir a banda para Bedfordshire, um local mais
seguro. No dia seguinte à mudança, o Sloane Court foi destruído por uma bomba
alemã. Mas a sorte de Miller não duraria – seu desaparecimento em dezembro de
1944 chocaria o mundo.
A
primeira pista do que de fato aconteceu surgiu depois do lançamento do filme biográfico
"Música e Lágrimas", em 1956. Após assistir ao filme, um homem
chamado Fred Shaw veio a público com a desconcertante declaração de que o avião
de Miller fora bombardeado acidentalmente pela RAF. Em 15 de dezembro de 1944,
Shaw era navegador de um bombardeiro Lancaster, que fazia parte de uma grande
formação em regresso de um ataque abortado à Alemanha.
Tendo
recebido ordens de se livrar das bombas sobre o canal da Mancha antes de
pousar, Shaw afirmou ter visto sob a esquadrilha um avião pequeno, um Noorduyn
Norseman, que teria caído no mar. Ele se lembrava de ter dito ao artilheiro de
ré: “Uma pipa voou”. Somente depois do filme ele associou as datas e horas e se
deu conta de que aquele provavelmente era o avião de Miller.
Hi
ResponderExcluirO que significa uma pipa voou?