Conhecida por seus boulevards amplos e cercados de árvores
Nova
Deli (também grafada
em português como Nova
Déli ou Nova Délhi; em hindi:
नई दिल्ली, transl. Naī
Dillī; em panjabi:
ਨਵੀਂ ਦਿੱਲੀ, translit. Navī̃ Dillī; em urdu:
نئی دلی, Nayee Dillī) é a capital da Índia. Com uma área total de 42,7 km²,
Nova Deli situa-se dentro da metrópolede Deli, e atualmente serve como sede do Governo da
Índia, além do governo do Território
da Capital Nacional de Deli (NCT).
Projetada
pelo arquiteto britânico Edwin
Lutyens, a cidade é conhecida por
seus bulevares amplos
e cercados por árvores,
e por ser sede de diversas instituições e monumentos nacionais. Desde 1947 é a capital do país, tendo já sido a
capital da colónia britânica antes da independência (antes disso a capital
colonial da Índia era Calcutá).
Existiram
oito cidades designadas Deli, contíguas ou não, desde a primeira chamada Indraprashta, até à atual Deli.
No século XII foi
capturada por Kutb-ud-Din, que a tornou capital do estado muçulmano
em 1206.
Mais tarde foi saqueada e, em 1526, caiu em poder do mongol Baber. Morto Aurangzeb, em 1707, o império iniciou o seu declínio, sendo a
cidade saqueada pelos persas.
Em 1803 passa para a posse dos ingleses, mas foi
governada por imperadores, sob a custódia da Companhia
das Índias Orientais,
até 1857,
quando ocorreu a célebre Revolta dos Sipaios, com a captura e deposição do último imperador mongol.
Calcutá foi a capital da Índia até dezembro de 1911, durante o Raj britânico.
Deli, no entanto, serviu como centro político e financeiro de diversos impérios
da Índia antiga e medieval, especialmente doImpério Mogol,
que fez parte da Região do Panjabe de 1799 a 1849. No início do século XX,
uma proposta foi feita à administração britânica para mudar a capital para
Deli; ao contrário de Calcutá, que se localiza na costa oriental da Índia, Deli
localiza-se no norte do país, e o governo da Índia Britânica decidiu que seria mais fácil administrar o extenso território a
partir de lá. O rei George V, então Imperador da Índia, anunciou oficialmente a alteração da capital do Raj.
Nova
Deli foi projetada ao sul da Cidade Antiga, construída pelo
imperador mogol Shah Jahan.
A cidade situa-se diante do sítio de sete
antigas cidades, e inclui inúmeros monumentos
históricos, como o Yantra
Mandir e os Jardins de
Lodhi.
Muito
de Nova Deli foi projetada pelo empreiteiro local,
Sir Sobha
Singh, e pelo arquiteto britânico Edwin
Lutyens; até os dias de hoje uma
região da cidade é chamada de "Lutyens'
Delhi" ("Deli de Lutyens"). A área
administrativa central da cidade foi projetada como um testamento às pretensões imperiaisbritânicas; no coração da cidade estava o imponenete Rashtrapati
Bhawan (conhecido então como
Casa do Vice-Rei), sediado sobre o Monte
Raisina. O Rajpath, também conhecido como King's Way ("Caminho
do Rei"), estendia-se do Portão da Índia ao Rashtrapati Bhawan, em cujos flancos situa-se o Edifício
do Secretariado, que abriga diversos
ministérios do governo
indiano. A Casa do Parlamento, projetada porHerbert Baker,
localiza-se na Sansad Marg, rua que segue paralela ao Rajpath.
Após
a independência
da Índia, em 1947, uma autonomia limitada foi conferida a Nova
Deli, que passou a ser administrada pro um Comissário-Chefe, nomeado pelo
governo indiano. Em 1956 Deli
foi convertida num Território da União, e o comissário eventualmente foi substituído por um Tenente-Governador.
AConstituição
da Índia, em sua sexagésima-nona
emenda, de 1991,
declarou que o Território da União de Deli passaria a ser conhecido formalmente
como Capital do Território Nacional de Deli.5 Um
sistema dediarquia foi
introduzido, através do qual o governo eleito recebia amplos poderes, com a
exceção lei e da ordem, que permaneciam prerrogativas do governo central. A
atual legislação foi implementada em 1993.
Os
monumentos mais importantes são, além do palácio Rashtrapati Bhawan,
construído em arenito e mármore, que serve como residência oficial do
presidente, o Arco Comemorativo da Primeira
Guerra Mundial, construído em 1921, e os Templos Religiosos de Balmiki e Lakshminarayan, que foram frequentados por Mahatma Gandhi.
Na cidade velha, em frente ao rio, levanta-se o Forte Vermelho,
que rodeia um palácio mongol do século XVII.
Na margem do Jumna também encontra-se Rajghat
Samadhi, onde foi incinerado o corpo
de Gandhi. De grande interesse existe também a Grande Mesquita, do século XVII,
e a Mesquita
Moti Musjid, construída por Aurangzeb.
Com
uma área total
de 42,7 km²,
Nova Deli forma uma pequena parte da área metropolitana de Deli, e
se localiza na planície
Indo-Gangética, motivo pelo qual existem
poucas alterações na altitude da cidade. Nova Deli e as áreas que a circundam
fizeram parte da Cordilheira
de Aravali, porém atualmente restou
apenas o Desfiladeiro
de Deli. A cidade também se localiza
nas redondezas do rio Yamuna,
e sente os efeitos de suas cheias. A leste do rio está a região urbana de Shahdara. Nova Deli se localiza na zona
sísmica IV, o que significa que está
suscetível a grandes terremotos.
Boa
parte de Nova Deli foi projetada por Edwin
Lutyens, um dos principais arquitetos britânicos do século XX,
e recebeu até mesmo o nome de "Lutyens'
Delhi". Lutyens distribuiu a área administrativa da
cidade em torno de duas esplanadas, chamadas Rajpath ("Caminho do Rei") e Janpath("Caminho da Rainha"). O Rajpath se
estende do palácio de Rashtrapati Bhavan até o Portão da Índia, enquanto o Janpath se inicia no Connaught
Circus, cruzando outra importante
via, o Shantipath, em ângulos retos. 19 embaixadas estrangeiras estão localizadas no Shantipath ("Caminho
da Paz"), o que faz dele o maior enclave diplomático no país.
No
coração da cidade se encontra o imponente palácio de Rashtrapati Bhavan, antiga
residência do Vice-Rei. Nas proximidades está o Secretariado, sede de diversos
ministérios do Governo da
Índia. O Edifício do Parlamento se
localiza no Sansad Marg, via paralela ao Rajpath.
A Connaught
Placeé uma grande área
circular, comercial,
em Nova Deli, modelada a partir do Royal
Crescent, na Inglaterra; doze ruas separadas saem do anel externo da
Connaught Place, um deles o Janpath.
Como
uma cidade
planejada, Nova Deli tem diversas estradas
arteriais, muitas das quais assumiram
um status icônico, como o Rajpath, Janpath e a Akbar Road. Em 2005 o número de veículos privados era
responsável por 30% do total da demanda por transporte na área metropolitana de Nova Deli. Este número, no entanto, pode ser ainda maior,
já que o serviço de ônibus é restrito em diversas partes da capital,
por motivos de segurança. A construção e manutenção de ruas e vias urbanas é
responsabilidade primária do Departamento de Engenharia Civil. O metrô é
um aspecto comum por toda a Nova Deli; em 2008 existiam 15 estações em
funcionamento. Em 1971,
a responsabilidade administrativa da Delhi
Transport Corporation(DTC,
"Corporação de Transportes de Deli") foi transferida da Corporação
Municipal de Deli (NDMC) para o Governo da
Índia; em 2007 existiam 2700 pontos de ônibus na cidade,
dos quais 200 haviam sido construídos e eram mantidos pela NMDC, e o resto pela
DTC.
O Metrô de Deli, construído e operado pela companhia Delhi Metro Rail Corporation
(DMRC), liga a cidade com o resto da metrópole de Deli. Através de um acordo com a NDMC, a DMRC pode
adquirir terra para a construção de trilhos e estações do metrô dentro da
cidade, sem quaisquer implicações financeiras. A NDMC também construiu
complexos de estacionamentos, com diversos andares, em colaboração com a
DMRC, em diversas estações de metrô por toda a cidade, de modo a aumentar o
número de vagas.
Uma
das cidades mais antigas do mundo e palco de manifestações culturais ao longo
da história, Nova Deli conserva centenas de monumentos. A zona histórica
de Velha Deli possui várias mesquitas e fortalezas, sendo
cercada por uma muralha antiga.
Além de monumentos históricos, Nova Deli também é a sede prédios do governo
indiano.
As
principais atrações turísticas são:
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