Arqueologia/ História
Parque Nacional de Göreme – Turquia, a maior concentração de construções
trogloditas encontradas no mundo
O Parque Nacional de Göreme (em turco: Göreme
Milli Parklar) ocupa uma
série de vales em volta da aldeia de Göreme, a poucos quilómetros a nordeste de Nevşehir, na Região da Anatólia Central da Turquia. É um monumento que embasbaca qualquer
pessoa, seja ela agnóstica ou religiosa, por representar um passo grandioso da
história da humanidade.
O parque é provavelmente a mais famosa área da pitoresca e popular
região da Capadócia e apresenta a maior concentração de
construções religiosas trogloditas de
toda a região já de si muito pródiga nesse tipo de património. A área foi classificada pela UNESCO como Património Mundial em 1985, juntamente com os chamados Sítios Rupestres da Capadócia.
A totalidade do parque encontra-se na província de Nevşehir,
estendendo-se os seus limites até aos arrabaldes de Üçhisar, a
sudoeste, de Ortahisar, a
sudeste, e de Cavuşin a norte, não distando muito de Ürgüp, a leste,
e de Avanos a
norte. A vila de Göreme, cujo nome foi mudado de Avcilar quando se decidiu
promover a região, encontra-se sensivelmente no centro do parque, a um par de quilómetros do Museu ao Ar
Livre de Göreme, a atração turística principal do parque, pelo menos no que
toca a património histórico.
As atrações do parque são tanto as paisagens esculpidas pela erosão do
vento e da água nas rochas calcárias e vulcânicas, como as inúmeras igrejas e
mosteiros bizantinos que testemunham uma intensa atividade
monástica entre os séculos V e XII, como ainda as habitações trogloditas
que, ao contrário doutros locais, muitas
delas ainda são habitadas nas zonas à volta do parque. Mais recentemente,
essas construções têm vindo a ser aproveitadas para hotéis e pensões.
Formação
rochosa no Museu ao Ar Livre.
A paisagem peculiar
da Capadócia deve-se à ação combinada de atividade vulcânica iniciada há 10
milhões de anos e praticamente terminada há 2 milhões de anos, embora tenha
havido erupções até ao 2º milénio a.C. e haja inclusivamente registo
de uma erupção em 253 a.C.. As erupções do vulcões Argeu (Erciyes
Dağı), Hasan, Acıgöl, Göllü e Melendiz cobriram o solo de tufo calcário
com depósitos de basalto numa
extensão de 100 000 km² com uma espessura entre 100 e
500 m. À medida que a atividade vulcânica diminuía, foi sendo cada vez
mais relevante o efeito da erosão da água e do vento, esta última acentuada
pelas areias e poeiras resultantes da desagregação das rochas menos compactas,
um processo que ainda decorre na atualidade.
Vista do
Vale Ge Göreme.
O povoamento mais intenso da área iniciou-se nos séculos III e IV,
quando São Basílio de Cesareia ajudou a
estabelecer as primeiras comunidades eremitas. Imitando
os hábitos locais de aproveitar as grutas naturais e a facilidade de escavar
grutas artificiais na rocha macia, eles construíram as suas celas nas encostas.
Durante o período iconoclasta, entre 725
e 842, a decoração dos santuários era mínima, limitando-se a alguns símbolos,
como a cruz. Em alguns lugares há
indícios de que decorações anteriores foram destruídas. Após o fim desse
período e até ao século XIII inclusive, a maior parte das igrejas foram
modificadas e
outras foram construídas, frequentemente com ricas decorações de frescos multicolores,
que não devemos ligá-las à
religiosidade, mas tomá-las como referências da criatividade humana. A invasão dos turcos seljúcidas no final do século XI pouco afetou a vida
monástica, que continuou a prosperar até ao século XIII e só no século XVIII é
que foram abandonados os últimos mosteiros trogloditas.
Fresco da
Crucificação, no teto da Tokalı Kilise.
Construída no
início do século X sobre uma igreja mais antiga, mas renovada diversas vezes
posteriormente, a Tokalı Kilise (igreja da fivela) é a maior,
mais bem conservada, e, para muitos, a igreja mais fascinante de Göreme, tanto
pela originalidade da sua planta, quer pelos frescos.2Foi
completamente restaurada durantes os anos 1980.
É comum falar-se em
duas partes distintas da igreja, as quais, embora datadas ambas do século X,
são denominadas "igreja velha" e "igreja nova". A
primeira tinha apenas uma nave com uma abóbada de berço, cuja abside foi demolida quando a "igreja
nova" foi acrescentada no fim do século X ou início do século XI,
escavando a parede oriental. A "igreja velha" é praticamente o átrio
da "igreja nova", a qual apresenta uma decoração arquitetónica de
arcos de estilo oriental e uma série de arcadas. Além das
"igrejas" velha e nova, há ainda um paraclésio (em grego:
παρεκκλήσιον, transl.: Parecclesion, nome dado
a um tipo de capela lateral típico das igrejas bizantinas) no lado esquerdo da
igreja nova, com uma nave abobadada única, e uma cripta, ou igreja inferior.
Esta tem três naves e uma área de sepulturas.
Os frescos da
igreja velha, datados da segunda década do século X, são exemplos clássicos da
pintura arcaica da Capadócia, que representam o retorno às formas usadas nos
melhores trabalhos dos séculos IV, V e VI, anteriores ao período iconoclasta. O
estilo é linear, mas à semelhança dos mosaicos da Basílica de Santa Sofiade Istambul, as faces
são modeladas usando sombras e diferentes intensidades de cor. As pinturas
representam cenas do Novo Testamento e os
retratos de alguns santos. A cores
são pálidas, dominando os vermelhos e verdes.
Os frescos da
"igreja nova" são igualmente do século X, mas mais tardios, talvez
mesmo do início do século XI, e o seu estilo é igualmente arcaico. O fundo
é em tons de azul, obtidos a partir de índigo e lápis-lazúli. A nave
central tem um fresco do século IX de estilo "provinciano". As
três absides têm
frescos dos séculos X e XI de estilo "metropolitano" com figuras
altas e elegantes, que usam os nichos das paredes para dar um efeito de
profundidade e volume. As pinturas estão organizadas de forma a que dar ideia
que a abside representa o sepulcro de Jesus e o altar a sua tumba. A cruz
situa-se na concha da abside e as pinturas da parede semicircular que a rodeiam
representam as quatro cenas da Paixão e Ressurreição de Cristo. Outras pinturas
representam os apóstolos, os primeiros diáconos, numerosas
cenas da vida de Jesus, outras cenas evangélicas e episódios da vida de Basílio
de Cesareia.
Fresco da Elmalı
Kilise.
A Elmalı
Kilise (igreja da maçã), é a mais pequena das igrejas mais importantes
do parque. Foi construída em 1050, tem quatro pilares irregulares que formam
uma cruz grega e que suportam a abóbada central.
A restauração levada a cabo em 1991 revelou pinturas anteriores aos frescos do
século XII atualmente visíveis, os quais representam santos, bispos e mártires. À direita
do altar, encontra-se uma representação da Última Ceia com o
símbolo de um peixe — em grego, peixe
escreve-se "ΙΧΘΥΣ", acrónimo de
"Ἰήσος Χρίστος Θεοῦ Ὑίος Σῶτηρ" (Jesus Cristo, Filho de Deus,
Salvador).
Uma das características notáveis de muitas igrejas da Capadócia,
particularmente evidentes e bem exploradas nesta igreja é o modo como a forma e
movimento aparente das figuras se adapta às superfícies que cobrem. As
figuras vestem mantos que seguem os contornos dos seus corpos e as suas faces
são suavemente modeladas com contornos cuidadosos nos olhos.
O nome da igreja
parece derivar de um globo avermelhado que o arcanjo Miguel segura
numa das mãos, mas também pode provir de uma macieira que existiu nas
proximidades.
A Azize
Barbara Kilisesi (igreja de Santa Bárbara) data do final do século XI. A planta desta igreja
é semelhante à Çarikli Kilise, com uma cúpula cruzada,
uma absides central, duas laterais e duas colunas. A abóbada
tem uma pintura aplicada diretamente sobre a rocha, representando Cristo num
trono com desenhos geométricos de cor ocre. Há
um fresco pelo qual a igreja é famosa, representando um gafanhoto ladeado
por duas cruzes. Embora a interpretação não seja unânime, muitos afirmam
simbolizar o Mal mantido em respeito pelas cruzes. A parede norte apresenta um fresco de Santa Bárbara e outro de São Jorge e São Teodoro lutando
a cavalo contra um dragão e uma serpente, com linhas a ocre pretendendo dar a
impressão que a parede foi construída com pedras talhadas e não escavada na
rocha.
Santa Bárbara foi
uma mártir que foi encarcerada pelo pai para evitar que fosse influenciada
pelo Cristianismo. Apesar
disso, recusou renunciar à prática da sua fé e o pai submete-a a tortura,
acabando por matá-la.
A Yilanlı
Kilise (igreja da serpente) tem apenas uma nave abobadada, longa e
baixa. O seu nome provém de um fresco com São Jorge e São Teodoro abatendo uma
serpente. Como noutras igrejas, as paredes têm linhas para dar a ilusão de que
as paredes são de pedras talhadas. Num outro fresco encontra-se o
imperador Constantino e a sua mãe Santa Helena, esta segurando a Vera Cruz.
Fresco de
Santo Onofre.
Segundo a lenda,
Helena teria descoberto a cruz depois de ter tido um sonho que a
levou a ir procurá-la à Terra Santa quando
tinha 80 anos de idade. A autenticidade da cruz teria sida atestada pela
ressurreição de um bebé morto cujo caixão foi posto em cima dela. Ainda
segundo a lenda, a maior parte da Vera Cruz encontra-se enterrada nas fundações
da Basílica de Santa Sofia de Istambul.
Outra pintura pela
qual a igreja é conhecida é um retrato de Santo Onofre que se
encontra perto da entrada. O santo levou uma vida de eremita no deserto
egípcio perto de Tebas e é
geralmente representado com uma longa barba e segurando uma folha de figueira.
A acreditar nas histórias contadas pelos guias e literatura turística da
Capadócia, o santo foi uma mulher de grande beleza e de moral duvidosa, que,
arrependida da sua conduta, apelou a Deus para que conseguisse livrar-se dos
desejos dos homens. Atendendo as suas preces, Deus tornou-a feia e deu-lhe uma
barba.2 Esta
história explicaria porque Santo Onofre é usualmente representado como
meio-homem meio-mulher. Há quem atribua a origem desta história à aos
peitos algo proeminentes da figura de Santo Onofre nesta igreja e ao facto de
usar da vegetação do deserto que cobrem as suas partes íntimas lembrarem roupa
interior feminina.
Vista
exterior da entrada da Karanlik Kilise.
Interior
Exterior da
Çarıklı Kilise.
A Karanlik
Kilise (igreja escura) foi um complexo monástico construído no século
XI. É uma igreja com uma cúpula, uma nave principal, duas pequenas absides e
quatro colunas. Está decorada com cenas do Novo Testamento: o Cristo Pantocrator, a Natividade, a Adoração dos Magos, o Primeiro Banho, a Última Ceia, a Traição de Judas, a Crucificação e a Ressurreição (em grego:
ανάστασις, transl.: anástasis) e Ascensão de Jesus.
Após ter sido
abandonada, foi usada como pombal até 1950. Depois de 14 anos limpando os das
paredes os excrementos de pombo acumulados ao longo de séculos, os frescos
desta igreja são os mais bem preservados de toda a Capadócia e um belo exemplo
da arte bizantina do século XI. Já depois dos primeiros
restauros, parte do nártex (entrada)
colapsou, abrindo um buraco no teto e causando estragos principalmente no
fresco da Ascensão e no da Bendição dos Santos.
O nome da igreja
deriva provavelmente de um pequeno óculo do
nártex que deixa passar muito pouca luz, o que tem contribuído para preservar
os pigmentos das pinturas e a riqueza das suas cores.
A Çarıklı
Kilise (igreja com sandálias) foi
escavada no mesmo rochedo que a Karanlik Kilise e tem quatro
naves abobadadas em cruz e três absides. Um dos frescos representa a Ascensão,
o qual supostamente é uma cópia exata do que se encontrava na igreja da
Ascensão de Jerusalém. Há ainda
frescos do século XIII que mostram os quatro evangelistas e cenas do Novo
Testamento também representadas na Karanlik Kilise. O nome da igreja
deve-se a formas na rocha junto à entrada, por baixo do fresco da Ascensão, que
lembram pegadas.
Situado entre a
Yilanlı Kilise e a Karanlik Kilise encontra-se um refeitório, onde, não só a
sala como as mesas e bancos, com capacidade para 50 comensais, são escavados na
rocha.
Na aldeia de
Göreme, perto do Museu ao Ar Livre, há outros locais interessantes do ponto de
vista histórico, como um monumental túmulo romano e as igrejas rupestres de
Kadir Durmuş, Yusuf Koç e Kılıçlar (das espadas), mas talvez as mais
interessantes sejam as que se descrevem a seguir.
Situada ao lado da
Tokalı Kilise, mas fora do museu, tem uma pintura do profeta Daniel no
covil dos leões.
A San
Ustasın Kilisesi (igreja de Santo Eustáquio) tem
pinturas em tons de vermelho e verde que se pensa ser obra de cristãos arménios.
A Saklı
Kilise (igreja escondida) foi escavada numa colina que domina o vale
de Zemi. A erosão bloqueou a entrada, escondendo a igreja durante séculos, o
que explica o seu nome. A mesma ocorrência contribuiu para o bom estado de
conservação dos frescos.
A Meryem
Ana Kilisesi (igreja de Virgem Maria) foi muito danificada pela
erosão. Situada sobre o bordo superior do vale de Kılıçlar, que domina de uma
altura de 30 metros, deve o seu nome aos frescos representando Nossa Senhora
que nela se encontram.
A El Nasar Kilisesi (igreja do mau-olhado) tem
pinturas representando a vida de Jesus. Originalmente tinha dois andares, mas o
superior está desmoronado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário