Curiosidades
História e teorias
O SS Ourang Medan era um navio fantasma, que de
acordo com várias fontes, tornou-se um naufrágio na Indonésia depois
toda a sua tripulação morreu em circunstâncias suspeitas. Ceticismo existe
sobre a veracidade da história, sugerindo que o navio na verdade nunca existiu,
mas tornou-se uma espécie de lenda.
A mais antiga referência conhecida para o navio e que
o incidente está na edição de maio de 1952 dos
Anais do Conselho da Marinha Mercante ,
publicado pela Guarda Costeira dos EUA. A palavra Ourang
significa em malaio ou indonésio "homem" ou "pessoa",
enquanto Medan é a maior cidade da ilha indonésia de Sumatra, dando uma
tradução aproximada de "Homem de Medan". Relatos do acidente do navio
apareceram em vários livros e revistas. Sua
precisão factual e até mesmo a existencial do navio, no entanto, não são
confirmados, e os detalhes da construção do navio e da sua história, se houver,
permanecem desconhecidos. Pesquisas para o registro oficial ou registros de
investigação de acidentes não têm tido sucesso.
A primeira
aparição da história é uma série de três artigos no jornal holandês-indonésio De
LOCOMOTIEF: Samarangsch Handels- en Advertentie-blad (03 de
fevereiro de 1948, 28 de
fevereiro de 1948, e 13 de março de 1948). Embora a
história é basicamente a mesma que as versões posteriores, existem diferenças
significativas. O nome do navio que encontrou o Ourang Medan nunca é
mencionado, mas o local do encontro é descrito como 400 milhas náuticas a
sudeste das Ilhas Marshall. O segundo e terceiro
artigo descreve as experiências do único sobrevivente da tripulação do Ourang
Medan, que foi encontrado por um missionário e nativos em Toangi nas ilhas Marshall. O homem, antes de morrer, diz ao missionário que
o navio estava transportando uma carga mal estivada de ácido sulfúrico, e que a maioria da tripulação morreu por causa
das emanações venenosas que escaparam de recipientes quebrados. De acordo com a
história, o Ourang Medan estava navegando a partir de um pequeno porto chinês sem
nome para a Costa Rica, e
deliberadamente evitando as autoridades. O sobrevivente, um alemão não
identificado, morreu depois de contar sua história para o missionário, que
contou a história para o autor, Silvio Scherli de Trieste, na Itália.
Uma das vítimas
O jornal holandês conclui
com um aviso: Esta é a última parte de nossa história sobre o mistério do
Ourang Medan. Devemos repetir que não temos quaisquer outros dados sobre este
"mistério do mar". Também não podemos responder a muitas perguntas
não respondidas na história. Pode parecer
óbvio que este é um romance de emocionante do mar.
De acordo com a história, em algum
momento ou em torno de junho de 1947 e fevereiro de 1948, dois
navios americanos que
navegam no estreito de Malaca pegaram mensagens de socorro do navio
mercante holandês Ourang Medan. Um operador de rádio a
bordo do navio conturbado enviou o seguinte código Morse mensagem: "SOS do Ourang
Medan. - Pedimos o auxílio de qualquer embarcação próxima. Todos os oficiais
inclusive o capitão estão mortos, caídos na sala de mapas e na ponte.
Provavelmente toda a tripulação está morta". Poucos pontos e traços
confusos depois duas palavras vieram claramente. Eram "eu vou
morrer". Então, nada mais.
Quando a tripulação do Silver Star localizou o
Ourang Medan, o navio foi encontrado cheio de cadáveres. Seus olhos estavam
arregalados, os braços em
prontidão, as faces contorcidas
em agonia e horror indescritíveis.
Até mesmo o mascote do
navio, um pastor alemão, estava morto. Quando eles tentaram rebocar o
navio para a costa, houve
um incêndio no
compartimento de carga quatro. A equipe teve que sair às pressas, mas antes
precisou remover a corrente fixada, uma vez que o estrondo deixava claro que o
Ourang Medan estava condenado. Tremendas explosões obrigaram o Silver Star a se
afastar rapidamente. De uma distância segura, eles assistiram o navio adernar
com a água entrando pelos porões e em poucos minutos afundar.
Existe a hipótese de que o Ourang Medan poderia ter
sido envolvido em operações de contrabando de substâncias químicas, tais como
uma combinação de cianeto de potássio e nitroglicerina. De acordo
com estas teorias, a água do mar teria entrado
porão do navio, reagindo
com a carga para liberar gases tóxicos,
que, em seguida, levaram o grupo a sucumbir à asfixia ou envenenamento. Mais
tarde, a água do mar teria reagido com a nitroglicerina, fazendo com que
o fogo e
explosão relatada.
Outra teoria é de que o mau funcionamento no sistema
de caldeira do
navio pode ter sido responsável pelo naufrágio.
Escapando monóxido de carbono teria causado a morte de todos a bordo, com o
fogo lentamente ficando fora de controle, levando à destruição definitiva do
navio.
A história
já apareceu em várias revistas e livros, começando com um artigo de 1953 na Fate Magazine. Autores
como Jessup especulam que a tripulação poderia ter sido atacada por OVNIS ou
forças paranormais antes de suas mortes. A prova circunstancial citado por
estas fontes inclui a aparente ausência de uma causa natural da morte, as
expressões supostamente aterrorizados nos rostos dos mortos, e os rumores de
que alguns dos mortos estavam "apontando" para com um inimigo desconhecido.
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