sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

SEUL – CAPITAL DA CORÉIA DO SUL

 Seu nome deriva do vocábulo ancião, embora ela seja supermoderna


Seul (em coreano 서울AFI: [sʌ.ul]), oficialmente Cidade Especial de Seul, é a capital e a mais populosa cidade da Coreia do Sul, situada no noroeste do país, nas margens do rio Han (한강; 漢江Han-gang). A cidade tem cerca de 10,3 milhões de habitantes residindo em seu núcleo urbano, que conta com uma área de 605,52 km². Sua área metropolitana, por sua vez, que inclui a cidade de periférica de Incheon (인천; 仁川) engloba cerca de 22,7 milhões de habitantes, o que a torna a terceira maior área metropolitana do mundo, e efetivamente, a segunda maior da Ásia. Seul é o principal e mais desenvolvido centro financeiro e comercial da Coreia do Sul, e um dos principais do continente asiático e do mundo.




Diferentemente de outros topônimos coreanos, Seul só se pode escrever em hangul, 서울, não admitindo escritura em caracteres hanja (chineses), por tratar-se de uma palavra completamente coreana, sem raiz chinesa.



No dia 19 de janeiro de 2005 aconteceu uma certa controvérsia quando Seul pediu publicamente à China que a deixasse de chamar pelo seu nome tradicional em chinês Hànchéng (漢城, em coreano Hanseong, nome antigo da cidade), e que adotasse em seu lugar o nome Shǒu’ěr (首爾), adaptação fonética ao chinês do nome coreano atual. Esta decisão do governo de Seul foi recebida com um certo desdém na República Popular da China e em Taiwan. Entretanto, alguns meios de comunicação chineses já começaram a utilizar o nome acunhado pelo governo de Seul, enquanto que este já utiliza o novo nome em seus folhetos de informação turística em língua chinesa.


Em 18 a.C., o recentemente estabelecido reino de Baekje construiu a sua capital, Wiryesung, na área de Seul.
A cidade foi ocupada pelos japoneses de 1895 a 1945, que lhe davam o nome de Gyeongseong ou 'Keijō' (京城). Tornou-se a capital da República da Coreia em 1948, sendo ocupada pelas tropas da Coreia do Norte de 1950 a 1951. Foi palco dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 e uma das cidades que recebeu a Copa do Mundo da FIFA 2002.

Imagem de satélite mostrando a conurbação formada por Seul à noite.

Seul está ao noroeste da península coreana. A área que compreende a cidade é de 605.39 km², dividida pelo rio Han na metade norte e sul. O rio Han e os arredores que o envolvem tiveram um importante papel na história coreana. Os três reinos antigos da península tentaram assumir o controle desta terra, onde o rio era usado como uma rota comercial para a China (via Rio Amarelo). Entretanto, hoje, o rio Han não é mais usado para navegação porque o seu estuário está localizado na divisa entre as duas Coreias, em que é proibida a entrada de civis. A cidade é demarcada por oito montanhas, bem como pelas mais altas terras da planície do rio Han e áreas ao oeste.


Em comum com o resto da Coreia do Sul, Seul tem influência de monção, apesar do fato de a Coreia do Sul ser cercada pelos três lados por mares. Verões são geralmente quentes e úmidos, com monções acontecendo no período entre junho e setembro. Agosto, o mês mais quente do ano, tem uma temperatura média de 22°C a 30 °C, com temperaturas mais altas possíveis. Os invernos da cidade são normalmente frios quando comparados com outros lugares de latitudes próximas, com uma média de temperatura em janeiro que varia de -7 °C a 1 °C. Os invernos são geralmente mais secos que os verões, mas há neve em aproximadamente 28 dias todo o ano em Seul.
Pontos interessantes para se visitar:


Insa-dong. Bairro no distrito de Jongno-gu. A principal rua é a Isadong-gil, rua tradicional coreana, com lojas de antiguidades, casas de chá e restaurantes coreanos. Aos domingos se transforma numa rua de pedestres. Estação Jonggak, linha 1.
Palácio Gyeongbokgung. O palácio mais antigo da dinastia Joseon. Estação Gyeongbokgung, linha 3.
Rua Myeong-dong. Rua comercial com lojas de moda jovem e butiques no distrito de Jung-gu. Estação Myeong-dong, linha 4.


Mercado Namdaemun. A poucos passos do centro se encontra este antigo e tradicional mercado. Namdaemun significa "grande porta do sul", já que muito perto está o antigo portal sul da cidade. O portal em si é conhecido como Namdaemun ou Sungnyemun. Neste mercado ao ar livre vende-se roupa, flores, comida e materiais de construção, entre outras coisas. Estação Hoehyeon, linha 4.


Colina Namsan. Literalmente "montanha do sul". Oferece uma vista panorâmica da cidade e recreação. Em cima há restaurantes, cafés e a torre de comunicações N Seul. É possível chegar por teleférico. Estação Myeong-dong, linha 4.
Parque Changch'ungdan. Parque aos pés da colina Namsan, distrito Jung-gu.
Itaewon. Bairro turístico no distrito de Yongsan-gu. É o mais ocidental das áreas de Seul. Restaurantes, lojas e vida noturna. Junto com Insadong e a Torre Seul é um dos lugares mais visitados por turistas. Estação Itaewon, linha 6.


Sinchon. Nesta área encontram-se as 3 universidades mais importantes de Seul. Suas ruas estão repletas de cafés, restaurantes e lojas. Estação Sichon, linha 2.


Gangnam. Esta área ao sul de Seul, distrito Gangnam-gu, concentra galerias de arte, butiques, cafés e vida noturna. Também aqui se encontra o Centro de Convenção e Exibição (COEX), COEX Mall e o World Trade Center de Seul. Estação Gangnam, linha 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário