ARTE PICTÓRICA
BRASILEIRA
O pintor Ismael Nery
Foi o
primeiro pintor surrealista do país, mas o que não esquecemos é de sua obra e
que se casou com Adalgisa Nery, poeta e linda, que, dizem os linguarudos,
capturou o coração de Getúlio Vargas
Adalgisa Nery, mulher de
Ismael
Ismael Nery - "Namorados" - óleo sobre
tela - 58.5 x 58.5 cm - circa 1927
Descendente
de indígenas, africanos e neerlandeses (holandeses), em 1909 mudou-se com a família para o Rio de
Janeiro. Em 1917,
ingressou na Escola
Nacional de Belas Artes.
Viajou pela Europa em 1920,
tendo frequentado a Academia Julian, em Paris. De volta ao Brasil,
trabalha como desenhista na seção de Arquitetura e Topografia da Diretoria do
Patrimônio Nacional, órgão ligado ao Ministério da Fazenda. Lá conhece o poeta Murilo Mendes que
se tornaria seu grande amigo e incentivador de sua obra.
Em 1922, casou-se com a poetisa Adalgisa Ferreira. Nessa época realizou obras de tendência expressionista. Em 1926,
deu início ao seu sistema filosófico de
fundamentação católica e neotomista, denominado de Essencialismo. Em 1927 fez nova viagem a Europa, onde entrou em
contato com Marc Chagall, André Breton e Marcel
Noll, dentre outros surrealistas.
Sua obra sofreu, também, a influênciametafísica de Giorgio de Chirico e do cubismo de Picasso. Seus temas remetem-se sempre à figura
humana: retratos, auto-retratos e nus.
Não se interessou
pelos
temas nacionais, indígenas e afro-brasileiros, que considerava regionalistas e
limitados. Dedicou-se a várias técnicas aplicadas em desenhos e ilustrações de
livros. Foi, também, cenógrafo. Em 1929, depois de uma viagem à Argentina e Uruguai, um diagnóstico revelou que ele era portador
de tuberculose,
o que o levou a internar-se num sanatório pelo período de dois anos. Saiu de lá
aparentemente curado porém, em 1933, a doença voltou de forma irreversível.
A
partir daí, suas figuras tornaram-se mais viscerais e mutiladas. Morreu em
1934, aos trinta e três anos de idade, no Rio de Janeiro. Foi enterrado
vestindo um hábito dos franciscanos, numa homenagem dos frades à sua ardorosa fé católica.
A
obra de Nery permaneceu ignorada do público e da crítica até 1965, quando teve seu nome inscrito na 8ª Bienal
de São Paulo, na Sala Especial de
Surrealismo e Arte Fantástica. Suas obras foram
expostas também na 10ª Bienal de São Paulo. Foram feitas retrospectivas
em 1966,
no Rio de Janeiro, e em 1984,
no MAC-USP (Retrospectiva Ismael Nery - 50 Anos
Depois).
Costuma-se
dividir a obra de Ismael Nery em três fases:
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