sábado, 28 de março de 2015

O CAMINHO

 
  
JOSÉ MENDONÇA
É empresário, agropecuarista, ex-prefeito de Ipiaú. É
voz solitária no combate à corrupção, através de seus artigos aqui reproduzidos.

O Brasil precisa dos Tribunais de Contas, Ministério Público Estadual e Federal, Polícia Federal e Judiciário. Na Bahia, um deputado apresentou projeto para extinguir o Tribunal de Contas dos Municípios e na Câmara Federal para limitar o poder do Ministério Público.

Vejo ao contrário, necessário destinar no orçamento da União recursos para uma estrutura que dê espaço físico e pessoal para fiscalizar in loco, quando necessário. Os estados destinarem recursos para as Polícias Civil e Militar e verem o sistema desumano das penitenciárias. Numa simples administração municipal, criamos a Controladoria Geral do Município formada por estudantes universitários para auditarem in loco.

Programa da Record domingo – Hora do Faro - Uma jovem senhora passou a usar sua residência para crianças necessitadas, me emocionei, nos olhos só vinham lágrimas, pensando: enquanto há pessoas com esse sentimento humano, na administração pública muitas são voltadas para a corrupção. Não há planejamento e projeto para a educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento.

O Tribunal de Contas dos Municípios ao rever as contas de 2013 do município de Ipiaú, acredito que já vieram arrumadas pela Inspetoria em Jequié. As inspetorias deveriam ser extintas, o pessoal ficaria à disposição do Tribunal de Contas para fiscalizar in loco. Contraste, o Tribunal vinha rejeitando as contas, a Câmara de Vereadores aprovando.


Através do judiciário peço acesso às contas do município com base na Lei de Acesso à Informação, mostraríamos como administramos de 2001 a 2008 e a corrupção de 2009 até esta data. Contrataríamos uma equipe para levantar ano a ano a nossa administração e a atual.

Mesmo sabendo que estão assoberbados de denúncias, peço ao Ministério Público e à Polícia Federal darem atenção possível a Ipiaú, verão a que ponto chegou à corrupção, retrataria como está sendo administrado a maioria dos 5.570 munícipios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário