UM TOUR PELO MUNDO
Parque Nacional de Göreme (em turco: Göreme Milli Parklar) ocupa uma série de vales em volta da aldeia de Göreme, a poucos quilómetros a nordeste de Nevşehir, na Região da Anatólia Central da Turquia.
O parque é provavelmente a mais famosa área da pitoresca e popular
região da Capadócia e apresenta a maior concentração de construções religiosas trogloditas de toda a região já de si muito pródiga nesse tipo de património. A área foi classificada
pela UNESCO como Património Mundial em 1985, juntamente com os chamados Sítios Rupestres da Capadócia.
A totalidade do parque encontra-se na província de Nevşehir, estendendo-se os seus limites até aos arrabaldes de Üçhisar, a sudoeste, de Ortahisar, a sudeste, e de Cavuşin a norte, não
distando muito de Ürgüp, a leste, e de Avanos a norte. A vila de Göreme, cujo nome foi mudado de Avcilar quando
se decidiu promover a região, encontra-se sensivelmente no centro do parque, a
um par de quilómetros do Museu ao Ar
Livre de Göreme, a atração turística principal do parque, pelo menos no que
toca a património histórico.
As atrações do parque são tanto as paisagens esculpidas pela
erosão do vento e da água nas rochas calcárias e vulcânicas, como as inúmeras
igrejas e mosteiros bizantinos que testemunham uma intensa atividade
monástica entre os séculos V e XII, como
ainda as habitações trogloditas que, ao contrário doutros locais, muitas
delas ainda são habitadas nas zonas à volta do parque. Mais recentemente, essas construções têm vindo a ser aproveitadas para
hotéis e pensões.
Formação
rochosa no Museu ao Ar Livre.
A paisagem peculiar da Capadócia deve-se à
ação combinada de atividade vulcânica iniciada há 10 milhões de anos e
praticamente terminada há 2 milhões de anos,
embora tenha havido erupções até ao 2º
milénio a.C. e haja
inclusivamente registo de uma erupção em 253
a.C.. As erupções do vulcões Argeu (Erciyes Dağı), Hasan, Acıgöl, Göllü e Melendiz cobriram o solo de tufo calcário com depósitos de basalto numa extensão de 100 000 km²
com uma espessura entre 100 e 500 m. À
medida que a atividade vulcânica diminuía, foi sendo cada vez mais relevante o
efeito da erosão da água e do vento, esta última acentuada pelas areias e
poeiras resultantes da desagregação das rochas menos compactas, um processo que
ainda decorre na atualidade.
Vista
do Vale Ge Göreme.
O povoamento mais intenso da área
iniciou-se nos séculos III e IV, quando São Basílio de Cesárea ajudou a estabelecer as primeiras
comunidades eremitas. Imitando os hábitos locais de
aproveitar as grutas naturais e a facilidade de escavar grutas artificiais na
rocha macia, eles construíram as suas celas nas encostas. Durante o período iconoclasta, entre 725 e 842, a decoração dos
santuários era mínima, limitando-se a alguns símbolos, como a cruz. Em alguns
lugares há indícios de que decorações anteriores foram destruídas. Após o fim
desse período e até ao século XIII inclusive, a maior parte das igrejas foram
modificadas e outras foram construídas, frequentemente com ricas decorações de frescos multicolores. A invasão dos turcos seljúcidas no final do século XI pouco afetou a vida monástica, que continuou
a prosperar até ao século XIII e só no século XVIII é que foram abandonados os
últimos mosteiros trogloditas.
Afresco
da Crucificação, no teto da Tokalı Kilise.
Construída no início do século X sobre
uma igreja mais antiga, mas renovada diversas vezes posteriormente, a Tokalı Kilise (igreja da fivela) é a maior, mais bem
conservada, e, para muitos, a igreja mais fascinante de Göreme, tanto pela
originalidade da sua planta, quer pelos frescos. Foi completamente restaurada
durantes os anos 1980.
É comum falar-se em duas partes
distintas da igreja, as quais, embora datadas ambas do século X, são
denominadas "igreja velha" e "igreja nova". A primeira tinha apenas uma nave com uma abóbada de berço, cuja abside foi demolida quando a "igreja nova" foi
acrescentada no fim do século X ou início do século XI, escavando a parede
oriental. A "igreja velha" é praticamente o átrio da "igreja
nova", a qual apresenta uma decoração arquitetônica de arcos de estilo
oriental e uma série de arcadas. Além das "igrejas" velha e nova, há ainda um paraclésio (em grego: παρεκκλήσιον, transl: Parecclesion, nome dado a um tipo de capela lateral típico das igrejas
bizantinas) no lado esquerdo da igreja nova, com uma nave abobadada única, e
uma cripta, ou igreja inferior. Esta tem três naves e uma área de sepulturas.
Os frescos da igreja velha, datados da
segunda década do século X, são exemplos clássicos da pintura arcaica da
Capadócia, que representam o retorno às formas usadas nos melhores trabalhos
dos séculos IV, V e VI, anteriores ao período iconoclasta. O estilo é linear,
mas à semelhança dos mosaicos da Basílica de Santa Sofia de Istambul, as faces são modeladas usando
sombras e diferentes intensidades de cor.
As pinturas representam cenas do Novo Testamento e os retratos de alguns santos. As cores são pálidas, dominando os vermelhos e verdes. Os
frescos da "igreja nova" são igualmente do século X, mas mais
tardios, talvez mesmo do início do século XI, e o seu estilo é igualmente
arcaico. O fundo é em tons de
azul, obtidos a partir de índigo e lápis-lazúli. A nave central tem um fresco do
século IX de estilo "provinciano". As três absides têm frescos dos séculos X e XI de estilo "metropolitano"
com figuras altas e elegantes, que usam os nichos das paredes para dar um
efeito de profundidade e volume. As pinturas estão organizadas de forma a que
dar ideia que a abside representa o sepulcro de Jesus e o altar a sua tumba. A
cruz situa-se na concha da abside e as pinturas da parede semicircular que a
rodeiam representam as quatro cenas da Paixão e Ressurreição de Cristo. Outras pinturas representam os apóstolos, os primeiros diáconos, numerosas cenas da vida de Jesus,
outras cenas evangélicas e episódios da vida de Basílio de Cesárea.
A Elmalı
Kilise (igreja da maçã), é a menor
das igrejas mais importantes do parque. Foi construída em 1050, tem quatro
pilares irregulares que formam uma cruz grega e que suportam a abóbada central. A restauração levada a cabo
em 1991 revelou pinturas anteriores aos frescos do século XII atualmente
visíveis, os quais representam santos, bispos e mártires. À direita do altar, encontra-se uma
representação da Última Ceia com o símbolo de um peixe — em grego, peixe escreve-se "ΙΧΘΥΣ", acrónimo de "Ἰήσος Χρίστος Θεοῦ Ὑίος
Σῶτηρ" (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador). Uma das características
notáveis de muitas igrejas da Capadócia, particularmente evidentes e bem
exploradas nesta igreja é o modo como a forma e movimento aparente das figuras
se adapta às superfícies que cobrem. As figuras vestem mantos que seguem os contornos
dos seus corpos e as suas faces são suavemente modeladas com contornos
cuidadosos nos olhos.
O nome da igreja parece derivar de um
globo avermelhado que o arcanjo Miguel segura numa das mãos, mas também pode
provir de uma macieira que existiu nas proximidades.
A Azize
Barbara Kilisesi (igreja de Santa Bárbara) data do final do século XI. A planta desta igreja é semelhante à Çarikli Kilise, com uma cúpula cruzada, uma absides central, duas
laterais e duas colunas. A abóbada tem uma pintura aplicada diretamente sobre a rocha,
representando Cristo num trono com desenhos geométricos de cor ocre. Há um fresco pelo qual a igreja é famosa, representando um gafanhoto ladeado por duas cruzes. Embora a interpretação
não seja unânime, muitos afirmam
simbolizar o Mal mantido em respeito pelas cruzes. A parede norte apresenta um fresco de
Santa Bárbara e outro de São Jorge e São Teodoro lutando a cavalo contra um dragão e
uma serpente, com linhas a ocre pretendendo dar a impressão que a parede foi
construída com pedras talhadas e não escavada na rocha.
Santa Bárbara foi uma mártir que foi
encarcerada pelo pai para evitar que fosse influenciada pelo Cristianismo. Apesar disso, recusou renunciar à
prática da sua fé e o pai submete-a a tortura, acabando por matá-la.
A Yilanlı
Kilise (igreja da serpente)
tem apenas uma nave abobadada, longa e baixa. O seu nome provém de um fresco
com São Jorge e São Teodoro abatendo uma serpente. Como noutras igrejas, as
paredes têm linhas para dar a ilusão de que as paredes são de pedras talhadas.
Num outro fresco encontra-se o imperador Constantino e a sua mãe Santa Helena, esta segurando a Vera Cruz.
Afresco
de Santo Onofre.
Segundo a lenda, Helena teria
descoberto a cruz depois de ter tido um sonho que
a levou a ir procurá-la à Terra Santa quando tinha 80 anos de idade. A
autenticidade da cruz teria sida atestada pela ressurreição de um bebé morto
cujo caixão foi posto em cima dela. Ainda
segundo a lenda, a maior parte da Vera Cruz encontra-se enterrada nas fundações
da Basílica de Santa Sofia de Istambul.
Outra pintura pela qual a igreja é
conhecida é um retrato de Santo Onofre que se encontra perto da entrada. O
santo levou uma vida de eremita no deserto egípcio2 perto de Tebas e é geralmente representado com uma
longa barba e segurando uma folha de figueira. A acreditar nas histórias contadas
pelos guias e literatura turística da Capadócia, o santo foi uma mulher de
grande beleza e de moral duvidosa, que, arrependida da sua conduta, apelou a
Deus para que conseguisse livrar-se dos desejos dos homens. Atendendo as suas
preces, Deus tornou-a feia e deu-lhe uma barba. Esta história explicaria porque Santo
Onofre é usualmente representado como meio-homem meio-mulher. Há quem atribua a origem desta
história à aos peitos algo proeminentes da figura de Santo Onofre nesta igreja
e ao facto de usar da vegetação do deserto que cobrem as suas partes íntimas
lembrarem roupa interior feminina.
A Karanlik
Kilise (igreja escura) foi um
complexo monástico construído no século XI. É uma igreja com uma cúpula, uma
nave principal, duas pequenas absides e quatro colunas. Está decorada com cenas
do Novo Testamento: o Cristo Pantocrator, a Natividade, a Adoração dos Magos, o Primeiro Banho, a Última Ceia, a Traição de Judas, a Crucificação e a Ressurreição (em grego: ανάστασις, transl.: anástasis) e Ascensão de Jesus.
Após ter sido abandonada, foi usada
como pombal até 1950. Depois de 14 anos limpando os das paredes os excrementos
de pombo acumulados ao longo de séculos, os frescos desta igreja são os mais
bem preservados de toda a Capadócia e um belo exemplo da arte bizantina do século XI. Já depois dos primeiros
restauros, parte do nártex (entrada) colapsou, abrindo um buraco
no teto e causando estragos principalmente no fresco da Ascensão e no da
Bendição dos Santos.
O nome da igreja deriva provavelmente
de um pequeno óculo do nártex que deixa passar muito pouca
luz, o que tem contribuído para preservar os pigmentos das pinturas e a riqueza
das suas cores.
Na aldeia de Göreme, perto do Museu ao
Ar Livre, há outros locais interessantes do ponto de vista histórico, como um
monumental túmulo romano e as igrejas rupestres de Kadir Durmuş, Yusuf Koç e
Kılıçlar (das espadas).
A vila de Göreme
foi construída durante a era romana, entre as requintadas formações rochosas
que dominam a área. A pedra natural dura serviu como fundação e fortificação
para aqueles que construíram a cidade. Até hoje, grande parte da arquitetura
antiga ainda está de pé. Muitas igrejas foram gravadas nas próprias rochas.
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