sexta-feira, 27 de março de 2015

PONTA DE HUMAITÁ – CIDADE BAIXA EM SALVADOR, BAHIA

Ponto idílico de Salvador



 Próxima ao Forte de Monte Serrat, a Ponta do Humaitá é conhecida pela vista panorâmica da Baía de Todos os Santos e da cidade do Salvador.


 A arquitetura local é marcada por casas construídas no século XIX, assim com a presença de um farol do início do século passado.




A Ponta do Humaitá é um dos lugares mais pitorescos e charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de sol inesquecível. 



Na verdade é uma pequena península da Baía de Todos os Santos onde foram construídos no final do século XVI a Igreja e o Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Serrat.


Estendendo-se longitudinalmente à Fortaleza de Monte Serrat, essa península, também conhecida como Ponta de Monte Serrat, foi, em outrora, considerado local estratégico para a observação da baía e a defesa da cidade do Salvador. 


Além da igreja e do mosteiro a Ponta de Humaitá abriga um charmoso farol e um pier, recentemente reformado para dar ao visitante conforto para a observação da paisagem e especialmente do magnífico pôr-do-sol baiano.  


Seja do pier, seja do farol ou das imediações da igreja, em qualquer ângulo é possível assistir a um pôr de sol inesquecível. 


Encanta também o casario local, em estilo colonial, muito bem preservado, cujas casas geminadas, conferem às ruas das imediações um encanto bucólico, raro de ser visto em qualquer outro local do brasil.

Forte de Monte Serrat

É desse ponto paradisíaco que anualmente parte a maior procissão náutica do Brasil, em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Uma festa singular, onde se observa fortemente o sincretismo religioso da gente baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário