Cidade
Por
Rayllanna Lima
Av. Sete de Setembro – Salvador – Ba.
O programa é pra já, até o São João começa a
funcionar
Fazer
da Avenida Sete de Setembro o maior shopping a céu aberto da América Latina. É
este um dos objetivos da Prefeitura de Salvador, com o programa como Programa
Território Empreendedor – Centro. Para apresentar as ações do programa, a
Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou ontem (11) uma reunião
com empresários da Av Sete, Av. Carlos Gomes, Joana Angélica, Baixa dos
Sapateiros, Largo Dois de Julho e entorno.
O
projeto inicial da Prefeitura era apenas reordenar o comércio irregular da
região. A partir de tal ação, foi identificada a necessidade de uma
revitalização mais extensa. “Nós observamos que não bastava apenas ordenar o
comércio de rua – como foi feito nas 13 áreas que receberam, inclusive,
investimentos em infraestrutura –, mas que também seria necessário um novo
pensar sobre o Centro, para que ele volte a ser efervescente em termos de
comércio”, explica a secretária municipal de Ordem Pública, Rosemma Maluf,
durante encontro.
E é com os olhos no crescimento mercadológico que
governo municipal quer transformar a mais importante área de comércio de rua de
Salvador em um verdadeiro shopping a céu aberto. “Em síntese, o nosso objetivo
é que a Avenida Sete seja o maior shopping a céu aberto da America Latina. Tem
tudo pra ser. É uma região que tem um grande aglomerado de lojas, bancos,
shoppings, entre outros serviços. O que nos precisamos justamente é pensar em
conjunto, de forma integrada, e com ações sincronizadas”, justificou Maluf.
Relógio
de São Pedro, Av. Sete
Para conseguir essa integração, reuniões visando estreitar relacionamento entre o governo, a sociedade civil organizada e a classe empresarial deverão acontecer constantemente. “Se nesse projeto não houver o comprometimento do empresariado, não vai adiantar tanto esforço da Prefeitura. Nós vamos fazer as intervenções físicas, mas não basta apenas isso. Precisamos fazer governança com um representante de cada instituição do setor empresarial, para discutir e planejar”, disse.
Um
exemplo dessas ações que serão planejadas será o São João da Avenida Sete, onde
será escolhida uma área – uma aposta da secretária é que seja a Praça da
Piedade – para ser decorada e receber barracas para a venda de produtos típicos
da festa junina, como são feitos nos shoppings centers.
Para
todo o programa, a prefeitura conta com a parceria do Serviço Brasileiro de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem
Comercial (SENAC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e outras instituições.
“Nós vamos dar infraestrutura, capacidade para que o comerciante possa fazer
algo bonito e com profissionalismo. Por isso o SEBRAE e o SENAC estão conosco
nessa parceria”, concluiu Rosemma Maluf. Também será criado um setor de
marketing para divulgar a Avenida Sete de Setembro, a fim de atrair o
consumidor.
Apoiando
o programa Território Empreendedor – Centro, o SEBRAE irá estruturar as
empresas para a nova concepção de projeto que a prefeitura está apresentando.
“O Sebrae está entrando no projeto na visão de comércio de rua. Essa
metodologia de revitalização de comércio de rua vai ser aplicada no território,
onde a gente vai estruturar todos os pontos empresariais existentes neste
território. Vamos trabalhar a gestão, diagnosticar e consultorias diretas a
esses empresários. Estamos fazendo um investimento inicialmente, neste início
ano, de R$ 594 mil. Este é o custo inicial”, revelou a gestora de projetos do
SEBRAE, Idmara Dantas.
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