sexta-feira, 6 de março de 2015

SISTEMA VIÁRIO DE SALVADOR VAI GANHAR "CARA NOVA" NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS

Cidade

A Prefeitura de Salvador continua investindo para desafogar o transito da cidade

Por
Albenísio Fonseca

Salvador nos próximos três anos passará por uma profunda mudança no perfil da mobilidade urbana frente ao panorama existente na atualidade. Novos modais e vias exclusivas ampliarão o sistema viário da cidade, redimensionando a oferta de meios e a capacidade para deslocamentos na capital e em sua região metropolitana. 
Em lugar dos quatro vetores existentes – Orla marítima, Paralela, BR-324 e Subúrbio – a capital passará a dispor de opções viárias transversais, que superarão a necessidade de passar pela região do Iguatemi, com as vias do Descobrimento; Gal Costa - que se conectará à Avenida Pinto de Aguiar e se prolongará até a Suburbana; 29 de Março - que conectará a Orlando Gomes e, também, até a Suburbana, além da Luis Eduardo Magalhães que já conecta a Jorge Amado. Os novos eixos, conforme o diretor de Mobilidade da Semob-Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Francisco Ulisses, terão corredores BRT (Transporte Rápido por Ônibus), com sistema coletivo público de alta capacidade e ciclovias.

As estações, ainda segundo Ulisses, terão oferta de estacionamentos e bicicletários, permitindo a racionalização no uso de automóveis e bicicletas. Com isso, os usuários poderão se integrar aos demais modais de alta velocidade. “Isso significa que os usuários deixarão de ser cativos de um único modo e linha para seus deslocamentos. Passarão a dispor de uma rede multimodal integrada”, disse. No caso do metrô e conforme previsto nos planos do Governo do Estado, a Linha 1, até Pirajá, já estará concluída em 2015, enquanto a Linha 2, cujas obras já tiveram início, se estenderá até Lauro de Freitas.
A exemplo dos demais municípios baianos, contudo, Salvador também não deu início, ainda, à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana - em que pese o cumprimento da Lei 12.587, de âmbito federal, datada de janeiro de 2012 e que estabelece o próximo mês de Abril como prazo final para apresentação do planejamento. Para tanto, a Prefeitura da capital vem definindo edital – a ser lançado ainda este mês - que visa à contratação de empresa de consultoria para auxiliar na confecção do instrumento que norteará as ações de mobilidade no município.
Segundo Francisco Ulisses, embora ainda não exista o plano definido para contemplar a exigência da legislação federal, há todo um planejamento para a mobilidade desde 2008. Também durante a Copa do Mundo, juntamente com técnicos do Governo do Estado, foi elaborada a RIT-Rede Integrada de Transportes. Conforme Ulisses, “o novo plano deverá se integrar ao Programa Salvador 500, ao PDDU-Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e à Lei de Ordenamento e Uso do Solo”. Todos, a propósito, tendo como horizonte 2049 e fundamentais para a estratégia de desenvolvimento da cidade.

O diretor da Semob garantiu que várias audiências públicas estarão sendo programadas à medida que o Plano de Mobilidade comece a ser elaborado. “Uma primeira audiência, promovida pelo Ministério Público, em dezembro, permitiu um esboço das demandas com subsídios a serem considerados pelo plano”. 

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