Engenharia mecânica
Ao longo
dos séculos virou “bike” e se tornou o meio de transporte mais utilizado no
mundo
A bicicleta (do francês bicyclette que
deriva de bicycle união de bi, dois, com a palavra
grega kyklos, roda) é um
veículo de duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio
usuário (ciclista) através de pedais, sendo assim um velocípede de
duas rodas. Atualmente,
considerada o meio de transporte mais utilizado no mundo. Como
durante a sua locomoção não são emitidos gases poluentes nem com efeito de
estufa, a bicicleta é considerada assim um veículo zero emissões.
A palavra deriva do grego; bi (dois)
e kyklos (rodas). Do inglês bicycle com
o diminutivo francês bicyclette, foi adaptado do castelhano
como bicicleta.
Apesar de
alguns autores defenderem que Leonardo da Vinci, ou um seu discípulo,
concebeu um projeto muito semelhante à bicicleta tal como a conhecemos, a
legitimidade histórica do desenho do Codex Atlanticus é muito
contestada e mesmo considerada como fraude. Na China a invenção da bicicleta é
atribuido ao antigo inventor chinês Lu Ban, que nasceu há mais de 2.500 anos
atrás. Em 1680, Stephan
Farffler, um alemão construtor de relógios, projetou e construiu algumas cadeiras de rodas tracionadas por
propulsão manual através de manivelas, mas o certo é que o alemão Barão Karl von Drais pode
ser considerado o inventor da bicicleta, pois, em 1817 ele
implementou um brinquedo que se chamava celerífero,
desenvolvido pelo Conde de Sivrac em 1780. O celerífero fora construído em
madeira com duas rodas interligadas por uma viga e um suporte para o apoio das
mãos e destinava-se apenas a tração utilizando-se dos pés quando o
"velocipedista" postava-se na viga de madeira. O Barão Drais
instalou em um celerífero um sistema de direção - guidão - que permitia fazer
curvas e com isto manter o equilíbrio da bicicleta quando em movimento, além de
um rudimentar sistema de frenagem. O
sucesso foi tanto que em abril de 1818, o próprio Barão Drais apresenta
seu invento no parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz
o trajeto Beaune - Dijon, na França. Drais patenteou a
novidade em 12 de janeiro de 1818 em Baden, Paris e
outras cidades europeias. Mesmo sendo um avanço para a época, seu
"produto" não se tornou popular e o Barão foi ridicularizado e seu
projeto o tornou um homem falido.
Em pleno século de revoluções industriais e
científicas como foi o século XIX, não demorou muito para a draisiana ser
modificada e melhorada. Poucos anos se passaram, após o registro de Drais, e o
"veículo" foi apresentado em uma estrutura de ferro e também recebeu
uma sela, melhorando em resistência e conforto.
No dia 20 de abril de 1829 aconteceu
a primeira competição que se tem conhecimento utilizando-se do veículo de duas
rodas da época. Neste dia, competiram 26 draisianas percorrendo 5 quilômetros
dentro da cidade de Munique.
Em 1839,
o escocês Kirkpatrick Macmillan adapta ao eixo traseiro duas bielas
ligadas por uma barra de ferro. Isto provocou o avanço da roda traseira, dando-lhe
maior estabilidade e possibilidade de manuseio e manejo rápido. Com esse
mecanismo a bicicleta ficou mais segura e estável, pois nas curvas evitava o
antigo jogo do corpo para o lado oposto ao movimento a fim de manter estável o
equilíbrio, já que o equipamento em si era bastante pesado.
No ano de 1855 o
francês Ernest Michaux inventa o pedal, que foi
instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Os pedais eram
ligados à roda dianteira, e o invento ficou conhecido como velocípede palavra
oriunda do latim velocidade e pé ou velocidade movida a pé. Alguns o consideram
a primeira bicicleta moderna, e na verdade ficou sendo chamado de triciclo
posteriormente.
A prefeitura de Paris criou, em 1862,
caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com
as charretes e carroças, dando assim
origem às primeiras ciclovias, pois era comum alguns acidentes,
rotineiramente os animais das charretes e carroças assustavam-se, causando
sustos e ferimentos aos condutores. No mesmo ano, Pierre Lallement viu
alguém andando com uma draisiana e teve a ideia de construir seu próprio
veículo, mas com a adaptação de uma transmissão englobando um mecanismo de
pedivela giratório e pedais fixados no cubo da roda dianteira. Ele então acabou
criando a primeira bicicleta propriamente dita depois que se mudou para Paris
em 1863.
Nenhum comentário:
Postar um comentário