David K. GibsonDa BBC Autos
Recebo
a notícia: “Alunos do MIT desenharam um protótipo de carro solar”.
Honestamente, não é nada que faça meu coração parar. Afinal, essas mesmas
palavras vêm aparecendo em informes para a imprensa pelo menos uma vez por
semana na última década.
Mas o texto que me chegou no começo de maio pareceu um pouco mais
interessante. Isso porque esse MIT não é o famoso Instituto de Tecnologia de
Massachusetts, de onde saem alguns dos maiores gênios do mundo, mas sim um MIT
em Manipal, no sudoeste da Índia.
E quanto mais eu lia, mais a história parecia intrigante.
O protótipo se chama SERVe, sigla para Solar Electric Road Vehicle
(“Veículo rodoviário elétrico solar”) e é o resultado de um projeto conjunto do
Instituto de Tecnologia de Manipal (MIT, na sigla em inglês), da Universidade
de Manipal e da Tata Power Solar, a maior empresa de energia solar da Índia.
A Tata é também parte do mesmo conglomerado que possui a Jaguar Land
Rover e outros negócios na área de transportes, apesar de essas empresas não
estarem envolvidas nesse projeto específico.
Aspecto estranho, mas eficiente
Apesar da aparência estranha, o SERVe tem autonomia
de 145 quilômetros e pesa 600 quilos
O carro parece com algo que teria saído da prancheta futurista de algum
desenhista em 1985, mas é mais um modelo “de prova de conceito” do que um carro
conceito. E por isso podemos perdoar sua aparência.
Os painéis solares que cobrem o teto fazem parte de um desenho
curvilíneo feito sob medida pela Tata Solar e que mantém razoavelmente a
aerodinâmica do carro.
A bateria e o sistema de alimentação são controlados por um Raspberry Pi
(computador de placa única popular entre um nicho de programadores), e a
carroceria é feita de plástico reforçado com fibra de vidro aplicado sobre uma
estrutura de aço.
Pesando pouco menos de 600 quilos, incluindo as baterias de Li-ion, o
carro de dois lugares pode percorrer até 145 quilômetros com sua carga
completa. Sua velocidade máxima é 60 km por hora e sua velocidade normal de
cruzeiro é metade disso – devagar, mas sem forçar muito a transmissão.
Possível comercialização
Carro foi desenvolvido com apoio da Tata Solar, do
grupo dono da Jaguar Land Rover
Em outras palavras: a Tata ainda não vai colocar o logotipo da Jaguar no
carro.
Mas o que torna esse projeto interessante é que, ao contrário dos alunos
do outro MIT e de centenas de outras universidades, os estudantes indianos não
estão tentando construir um veículo solar mais rápido ou com mais autonomia,
nem usaram uma tecnologia impossível.
Eles estão tentando montar um carro solar que não só funciona como
também pode ser comercialmente viável.
Quando esse problema estiver solucionado, é possível que ninguém segure
o carro solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário