Arte
Gravura em metal de Dürer: A Morte, o Cavaleiro e o Diabo.
Xilogravura e litografia
Gravura é uma imagem obtida através da impressão de
uma matriz artesanal. O material da matriz pode variar, e classifica o tipo
da gravura .
Em horizonte: o sulco vai receber a
tinta e aparece como positivo no trabalho final.
Em relevo: a superfície em alto relevo
é que recebe a tinta, e o sulco aparece em negativo (sem a presença da tinta).
Xilogravura de Katsushika
Hokusai
A gravação da imagem é um processo de incisão
(riscar, gravar) sobre determinada superfície ou material que se tornará a
matriz da gravura. O resultado de uma ou mais técnicas de impressão, consiste
na transferência da “imagem” da matriz para outro tipo de suporte, como papel
ou tecido.
A
xilogravura é a técnica mais antiga para produzir gravuras, e seus princípios
são muito simples. O artista retira de uma superfície plana (matriz: madeira),
com o auxílio de ferramentas de corte e entalhe (goivas) as partes que ele não
quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na superfície,
coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão (com uma prensa) sobre essa
folha a imagem é transferida para o papel.
A técnica
da gravura em metal ou calcogravura ou calcografia começou a ser utilizada na
Europa no século XV. As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco, alumínio ou latão. Estas são
gravadas com incisão direta ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte,
água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz é entintada e
utiliza-se uma prensa para transferir a imagem para o papel.
Em 1796 Alois
Senefelder descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer
impressões e, após dois anos de experimentações desenvolveu a técnica da Litografia.
Esta técnica parte do princípio químico que água e gordura se repelem. As
imagens são desenhadas com material gorduroso sobre pedra calcária e com a
aplicação de ácido sobre a mesma, a imagem é gravada. Assim como a gravura em
metal, essa técnica também necessita de uma prensa para transferir para o papel
a imagem gravada na pedra.
Embora existam registros de trabalhos utilizando stencil na China,
no século VIII, a serigrafia começa a ser aplicada mais
frequentemente por artistas na segunda metade do século XX. Como as técnicas
descritas acima, também a serigrafia apresenta diversas técnicas de gravação de
imagem. Uma delas é a gravação por processo fotográfico. Imagens são gravadas
na tela de poliéster e com a utilização de um rodo com a tinta a
imagem é transferida para o papel.
A gravura com fotopolímero remonta aos anos 70 e
resulta da utilização dos materiais de artes gráficas e flexografia, para
impressão em superfícies irregulares.
Segundo Boegh a “introdução de novos materiais e
processos deram um número de possibilidades de expressão, impossíveis com a
gravura convencional”. Ainda segundo o autor, é em meados dos anos 90 que se
evidencia um maior desenvolvimento na gravura com a utilização destes materiais
“que, se supõe, são inofensivos para a saúde e para o meio ambiente ao serem
utilizados corretamente, foram promovidos por visionários como Keith Howard,
Mark Zaffron, Friedhard Kiekeben, Robert Adam entre outros”, daí a designação
de gravura não-tóxica ou menos tóxica.
Decompondo a palavra fotopolímero etimologicamente
temos de origem grega: foto = luz; poli = muitos e meros = partes. O termo
fotopolímero descreve uma técnica onde partículas simples (monómeros) unem-se a
outros monómeros mediante a reação química que se designa como polimerização,
iniciada por ação de uma luz ultravioleta. Este material tem como princípio “
endurecer quando é exposto a uma fonte de luz UV”(Guadix, 2011). Esta técnica
também é conhecida por "Solarplate", quando Keith Howard na sua
investigação, expôs a chapa de polímero à luz do Sol, rica em raios UV
Existem no mercado várias marcas que fabricam este
tipo de produtos, mas a sua estrutura é essencialmente a mesma. Uma chapa de
fotopolímero é constituída por várias camadas: uma cama de proteção, que
antecede a camada de fotossensível de fotopolímero, uma camada anti-alo e uma
outra camada adesiva para aderir ao tipo de suporte que pode variar entre chapa
metálica ou poliéster.
Em alguns tipos de polímero, a revelação pode ser
realizada com água, o que torna seguro este processo pelo que foi facilmente
incrementado no ensino.
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