quarta-feira, 17 de junho de 2015

CIDADE DE LIMA – CAPITAL DO PERU

Cidade sul-americana

A cidade dos Reis

Lima : [ˈlimɐ];  [ˈlima]) é a capital e maior cidade do Peru. Está localizada nos vales dos rios Chillón, Rímac e Lurín, banhada pelo Oceano Pacífico na parte central do país. Junto com a cidade portuária de Callao, forma a Região Metropolitana de Lima. Com uma população de quase nove milhões de habitantes, a área metropolitana de Lima é a quinta maior da América do Sul assim como a 5a mais populosa da América Latina.
Fundada em 18 de janeiro de 1535, como a Cidade dos Reis, passou a ser a capital do Vice-Reino do Peru durante o regime espanhol e depois da independência do país, passou a ser a capital do Peru.


Segundo o censo de 2007, a Região Metropolitana de Lima tem aproximadamente 8,5 milhões de habitantes — destes, mais de 7,6 milhões são residentes da Província de Lima —, representando aproximadamente 30% da população peruana. A "Grande Lima" se estende por mais de cem quilômetros ao longo da costa, abrangendo também o porto de Callao, o principal do país, e compõe-se de 43 distritos.


O atual vale do rio Rímac recebia o nome de Rimaq (pronunciado [li.maq] segundo a pronuncia lambdacista do quéchua costenho e como [ɾi.maq] nas variantes da serra) como referência a huaca de Santa Ana. Como em outros topônimos, a oclusiva final terminou por eliminar-se ao passar ao castelhano, preferindo-se com o tempo a grafia Lima após coexistir em documentos com as formas Limac e Lyma.



Ao ser fundada recebeu o nome de Ciudad de los Reyes devido a que o território limenho foi invadido em 6 de janeiro, Dia de Reis. No entanto persistiu o nome da região, pelo qual o novo centro urbano tornou-se conhecido como a cidade de Lima. O rio, em vez disso, teve alterada sua grafia por indicação do "Terceiro Concílio Limense", da mesma forma que outros topônimos de origem quéchua.

Pachacámac foi um importante centro religioso antes da chegada dos conquistadores espanhóis.


As muralhas de Lima foram construídas entre 1684 e 1687 pelo vice-rei Melchor de Navarra e Rocafull.

A Jirón de la Unión foi a via mais importante de Lima durante a primeira metade do século XX.

Catedral e praça maior de Lima em 1860.

Shopping em Chinatown.

A cidade tem o ar mais poluído da América Latina, de acordo com um relatório de 2014 da Organização Mundial de Saúde.

Aeroporto Internacional Jorge Chávez

O transporte público é um grande problema na cidade, que depois de anos de crescimento desordenado e descontrolado não tem uma rede eficiente.

Estação "Desamparados" do ferrocarril central.

A primeira linha ferroviária chamada "Ferrocarril central" foi criada em 17 de maio de 1851; Durante a década de 1980 a início de 1990, a empresa ferroviária tem estado em declínio para a alta taxa de transporte, o terrorismo era abundante no país, as estradas e os tempos de trânsito. Em 1990, decidiu-se cancelar o único serviço de passageiros e de mercadorias prevaleceu.
O ferrocarril Lima-Ancon-Chancay foi inaugurado em 1875, pertence à Empresa Agrícola Palpa. Teve um passeio de 29 quilômetros, foi abandonada em 1940. No início do século


Lima estava ligado a sul através Railway Lima-Chancaypuesta Ancon, seção Lima Ancon teve um percurso de 42 quilômetros. Esta linha foi abandonada em 1964, quando o peruano Corporação finalmente interrompeu o tráfego ferroviário e Peru foi devido à instabilidade política e econômica, e baixa produção de cobre.
O ferrocarril Playa Chica - Las Salinas serviu para extração de sal sul de Huacho, Abie conectado com o sal Lima, tinha 10 km de comprimento. Ele cessou operações entre 1920-1932, quando se quebro por falta de fundos.
O Metro de Lima, é um ferrocarril metropolitano que percorre quase 35 km da cidade de Lima usando um viaduto elevado.

Trânsito em Lima.

Os micro-ônibus, um dos transportes urbanos mais comuns em Lima

Na cidade há 28 universidades, entre as quais se encontra a mais antiga do continente: a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, chamada Decana de América e fundada em 12 de maio de 1551 por Frei Tomás de San Martín. Os professores foram treinados na própria universidade. O dia 12 de maio deu lugar à celebração do dia da Universidade Peruana. ref name="sisbib.unmsm.edu.pe"/> Em 2002, mais de 29.800 alunos estavam matriculados na universidade em cursos de graduação e outros 3.549 alunos estavam matriculados em cursos de pós-graduação. Passaram pela universidade a maior parte dos mais influentes cientistas, políticos, escritores e filósofos do Peru contemporâneo.


Outras universidades estatais têm um importante papel no ensino e investigação, tais como a Universidade Nacional de Engenharia, fundada em 1876, a Universidade Nacional do Callao, a Universidade Nacional Federico Villarreal, a Universidade Nacional Agraria La Molina e única Universidade dedicada a formação de Docentes, a Universidade Nacional de Educação Enrique Guzmán y Valle, conhecida como "La Cantuta" situada em Chosica e fundada em 6 de julho de 1822 pelo Libertador Don José de San Martín, dando assim lugar à celebração do dia do professor, por ser data da fundação da primeira Escola de Preceptores no Peru.

Lima: uma cidade colorida

A Pontifícia Universidade Católica do Peru é a primeira universidade privada do país (fundada em 1917). Outras instituições são a Universidade Inca Garcilaso de la Vega (fundada em 21 de dezembro de 1964 pela Asociación AIPP da Universidad Nacional Mayor de San Marcos), Universidade ESAN, a Universidade do Pacífico, a Universidade de Lima, a Universidade Peruana Cayetano Heredia, a Universidade Alas Peruanas, a Universidade Ricardo Palm, a Universidade San Martín de Porres, a Universidade San Ignacio de Loyola.

Procissão do Senhor dos Milagres - Plaza de Armas.

A Religião católica está presente na sociedade de Lima que é especialmente notável em celebrações religiosas e momentos especiais do ano. A cidade de Lima tem muitas igrejas no seu centro histórico; a cidade de Lima tem uma procissão multitudinária que é a do "Senhor dos milagres" (Señor de los milagros"). A cidade ultimamente também conta com outros prédios de diferentes igrejas protestantes em diferentes partes da cidade.

Centro histórico de Lima.

A originalidade de seu centro histórico lhe valeu ser declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade no ano de 1988.
O Festival de Cinema de Lima apresenta os melhores filmes comerciais do momento, assim como o cinema de arte, de vários tipos de diretores europeus e latino-americanos. A culinária peruana é muito variada, Lima tem seu festival gastronômico, chamado "Mistura".

Bairro elegante (centro histórico)




Nenhum comentário:

Postar um comentário