quarta-feira, 17 de junho de 2015

OS TRÊS PODERES

   
JOSÉ MENDONÇA     
joseandrademendonca@hotmail.com
É ex-prefeito de Ipiaú, analista político, articulista e empresário
     
Executivo, Congresso e Supremo Tribunal, às vezes penso que a criação foi iluminada por Deus. Vejo que o STF é um termômetro, se a estrutura do judiciário tivesse crescido proporcional ao crescimento do país, o Brasil já seria outro.

O Congresso deveria ser a alma, mas confundem a tribuna da Câmara e do Senado com palanque de campanha eleitoral. Já vimos no passado deputados e senadores fantásticos, mas ainda temos exceções.

Se os três poderes sentassem numa mesa para discutir o país, encontrariam o caminho para frear a corrupção, baixar a carga tributária, melhorar o serviço público e valorizar o funcionário. Vemos com pessimismo, dias difíceis para os menos favorecidos. Em vez de caminharmos para a frente, o retrocesso já aconteceu.

O brasileiro aceita de braços cruzados a má administração, não pensa no futuro de filhos e netos. A grande quantidade de partidos dificulta o governo formar sua base aliada, aí vêm nomeações de pessoas que não estão à altura do cargo.

Com a corrupção que vemos nos municípios, saúde e educação sem qualidade, o futuro fica difícil para crianças e jovens. É incrível como é administrado o dinheiro da saúde e da educação, o jornalista Boris Casoy tem razão quando usa a expressão: “isso é uma vergonha”.


Se a Polícia Federal e o Ministério Público tivessem estrutura necessária fariam seu trabalho e o do congresso, fiscalizar. Por que parlamentares queriam limitar o poder do Ministério Público? Na Bahia, um deputado queria extinguir o Tribunal de Contas dos Municípios.

No dia que um candidato à presidência da república disser que é prioridade estruturar o Judiciário, Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municípios, Ministério Público, Polícia Federal, Polícias Militar e Civil e cinquenta por cento do congresso for composto por mulheres, não vai precisar de discurso de palanque mentindo para o povo, como também corrupção eleitoral. 

Ninguém pode se considerar dono da razão, é preciso ouvir para formar opinião, hoje a internet ajuda muito. Se estou exagerando, veja como administramos o município de Ipiaú com apoio do Tribunal de Contas dos Municípios, do povo, Ministério Público, Judiciário. Corrupção zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário