Cultura: ciência e tecnologia
O museu é considerado a mais importante obra da arquitetura moderna de
Washington
O Museu do
Ar e do Espaço (em inglês: National Air and Space Museum,
NASM) do Instituto Smithsoniano é um museu em Washington,
D.C., Estados Unidos, e é o mais
popular dos museus do Smithsonian. Ele mantém a maior coleção de aeronaves e naves
espaciais de todo o mundo. É
também um centro vital de pesquisa sobre a história, ciência, tecnologia
da aviação e da Terra, assim como ciência terrestre e
planetária, geologia e geofísica. Quase todas as espaçonaves
e aeronaves em exposição são originais.
Módulo de
comando da Apolo XI
O Museu do Ar e Espaço é considerado uma das mais importantes obras
de arquitetura moderna de Washington. Devido a
proximidade do museu ao Capitólio dos Estados Unidos, a Smithsonian
Institution queria que fosse um edifício arquitetonicamente impressionante, mas
que não se destacasse contra o Capitólio.
O arquiteto Gyo
Obata da Hellmuth, Obata e Kassabaum de St.
Louis aceitou o desafio e projetou o museu como quatro cubos travertinos contendo
as exibições menores, conectados por três espaçosos átrios de aço e
vidro que exibem os maiores itens, tais como mísseis, aviões e naves espaciais.
O museu, construído pela Companhia Gilbane Building, foi concluído em 1976.
A parede de vidro oeste do prédio é utilizada para a entrada dos aviões,
funcionando como uma porta gigante.
O átrio central do museu possui a exibição Marcos do Voo, com alguns dos mais importantes artefatos e
veículos da história da aviação e espaço.
Uma
variedade de aeronaves em exposição no Museu do Ar e Espaço. Entre elas Ford
Trimotor e Douglas DC-3 (topo e segundo a partir do topo).
Peças relevantes do museu:
X-15, um avião foguete utilizado para pesquisa de
voos supersônicos.
Réplica do Pioneer
10 (na verdade o Pioneer H) funcional), a primeira sonda espacial
lançada na trajetória de escape do sistema solar, e o primeiro satélite
artificial a se aproximar de Júpiter.
O Spirit of
St. Louis, em que Charles Lindbergh fez a primeira travessia em
voo solo, sem escalas, do Oceano Atlântico.
SpaceShipOne, primeiro
veículo do mundo construído e pilotado privadamente que conseguiu a chegar ao
espaço, projetado por Burt Rutan e construído pela sua empresa, a
Scaled Composites.
Voyager, outro
veículo projetado por Burt Rutan, no qual seu irmão Dick
Rutan e Jeana Yeager fizeram primeira circunavegação da Terra
sem escalas e sem reabastecimento em voo.
O Bell
X-1 Glamorous Glennis, em que Chuck Yeager fez o
primeiro voo supersônico nivelado.
Um modelo do Mariner
2, a primeira sonda a voar com sucesso por um outro planeta (Vênus).
O Bell XP-59
Airacomet, o primeiro avião a jato viável americano.
Um modelo do foguete à propulsão líquida de Robert
H. Goddard.
O módulo de
comando Columbia da Apollo 11, a primeira missão que
colocou um astronauta na lua.
Um modelo da Viking
1, a primeira sonda a aterrissar com sucesso na superfície de Marte.
O museu
A gôndola do Breitling
Orbiter 3, o primeiro balão a circunavegar a Terra sem escalas.
A cápsula do Friendship
7, em que a John Glenn tornou-se o primeiro americano a orbitar a
Terra.
Uma das
poucas amostra de rocha lunar acessível ao público.
A cápsula do Gemini
IV, que levou o primeiro americano a caminhar no espaço, Ed White.
Um míssil Pershing americano
e um míssil SS-20 soviético.
O Wright
Flyer original que fez o primeiro voo controlado, desenvolvido em 1903.
Wright
Flyer, Museu do Ar e Espaço.
O foguete V-2 alemão construído a
partir de componentes capturados pelos Aliados, o primeiro objeto feito pelo
homem a chegar ao espaço.
Uma rocha de Marte (meteorito).
O modelo original
da nave estelar USS Enterprise usado na filmagem
da série de televisão de ficção científica Star Trek.
A câmera de
televisão Surveyor 3, que foi trazida de volta da lua pela Apollo 12.
Uma cópia backup
do Skylab, a primeira estação espacial americana.
O Northrop
M2-F3, que foi um precursor para o Space Shuttle Orbiter.
Um modelo de uma
das sondas do Programa Voyager , que explorou todos os gigantes de
gás do sistema solar, na década de 1980.
Modelos completos
da nave espacial Apolo e módulo de comando e serviço, da nave
espacial Soyuz e o módulo de acoplagem do Apollo-Soyuz, todos conectados
com os artigos reais quando estavam em órbita.
O nariz de um Boeing
747 da Northwest Airlines.
O Museu do Ar e
Espaço possui 50000 artefatos, aos quais são adicionados milhares de outros
artefatos todo ano. Além disso para melhorar a experiência do visitante e
permitir que o público sinta o gosto de voar existem dois simuladores de
voo interativos ([1] e [2]).
Space
Shuttle Enterprise em display no centro Udvar-Hazy.
O museu tem um
anexo maior, o Centro Steven F. Udvar-Hazy, localizado perto
do Aeroporto Dulles, inaugurado em 15 de dezembro de 2003.
O seu projeto prevê uma coleção de 900 aeronaves com 135 aeronaves em
exibição. O centro foi viabilizado 65 milhões de dólares de doações, em outubro
de 1999, para o Smithsonian Institution, por Steven F. Udvar-Hazy, um
imigrante da Hungria e co-fundador da International Lease
Finance Corporation. A construção
do centro exigiu quinze anos de preparação.
Algumas
aeronaves do Centro Steven F. Udvar-Hazy.
O bombardeiro B-29 Superfortress Enola
Gay, o avião que lançou a primeira bomba atômica, em Hiroshima,
no Japão
O protótipo do Boeing 707, conhecida
como Boeing 367-80 ou Dash 80
Um SR-71 Blackbird, aeronave de reconhecimento
estratégico de alta altitude e alta velocidade
Um Concorde da Air France, o famoso
modelo de aeronave comercial supersônico
O protótipo de teste atmosférico do ônibus
espacial Enterprise
Os efeitos especiais primários miniatura da
"nave mãe" utilizado na filmagem de Close Encounters of the
Third Kind
O Virgin Atlantic Global Flyer, a aeronave,
que completou o primeiro voo solo, sem escalas, sem reabastecimento de circunavegação da
Terra, no início de 2005.
Bell Rocket Belt mais conhecido como jet
pack.
A coleção possui um total superior a 30000 ítens relacionados com a
aviação e 9000 relacionados ao espaço, e é, assim, muito maior do que cabe no
salão principal.
Muitas das
aeronaves estão no Centro Paul E. Garber de
Conservação, Restauração e Armazenamento, também às vezes chamado de Unidade
Silver Hill", em Suitland Silver-Hill, Maryland. A unidade foi
adquirida pela Smithsonian Institution em 1952 como um local de
armazenamento para a crescente coleção de aeronaves. É chamado de Paul E.
Garber em homenagem ao ex-curador da coleção, e é constituída por 32
prédios.
Os arquivos do
museu de são divididos entre o prédio principal e a unidade Garber, em
Suitland. As coleções incluem artigos pessoais e profissionais, registros
corporativos, e outras coleções montadas por assunto.
O museu inclui o
Centro de Estudos da Terra e Planetas (Center for Earth and Planetary
Studies - CEPS), que realiza pesquisas geológicas e geofísicas
relacionadas a todos os planetas do sistema solar. O CEPS participa de
programas que envolvem sensoriamento remoto, satélites e sondas não
tripuladas.
O museu possui
também uma biblioteca de pesquisa, no prédio principal do museu.
Foi inicialmente
chamado de Museu Nacional Aéreo (National Air Museum),
quando foi criado em 12 de agosto de 1946, através de ato
do Congresso dos Estados Unidos algumas peças da coleção do museu
datam de 1876, quando da Feira da Filadélfia, onde a Comissão Imperial
Chinesa doou um grupo de pipas para o Smithsonian. O motor a vapor
de John Sringfellow para aeronaves, entrou na coleção em 1889, a
primeira peça ativamente adquirida pelo Museu do Smithsonian, e agora na atual
coleção.
Quando da criação
do museu, não havia um prédio que poderia armazenar os itens a serem exibidos.
Algumas peças estavam em exibição na Museu de Artes e Indústrias, alguns
foram armazenados em um galpão no jardim sul do Smithsonian, que veio a ser
conhecido como o "Air and Space Building", os mísseis e foguetes
maiores eram exibidos ao ar livre na "Rocket Row".
A combinação de um
grande número de aeronaves doado ao Smithsonian depois da Segunda Guerra
Mundial e a necessidade de espaço em hangares e fábrica
para Guerra da Coreia levou a Smithsonian a procurar por instalações
próprias para armazenar e recuperar aviões . A atual unidade Garber foi cedida
ao Smithsonian pelo Parque Nacional e Comissão de Planejamento de Maryland, em
1952, após o curador Paul E. Garber ter encontrado esta área
florestal a partir do ar. Construções pré-fabricadas da Marinha dos
Estados Unidos mantiveram os custos iniciais baixos.
A corrida espacial nos anos 1950 e 1960 levou à renomear o
museu para o "Museu do Ar e Espaço", e finalmente
houve a dotação do Congresso para a construção do novo prédio de exposição, que
tem início 1 de julho 1976 no auge das festividades pelo
bicentenário dos Estados Unidos.
Uma controvérsia
explodiu em 1994 sobre a exposição proposta, comemorando o 50 º aniversário do
bombardeio atômico do Japão. A peça central da exposição era o Enola
Gay, o bombardeiro B-29 que lançou uma bomba atômica sobre
a cidade japonesa de Hiroshima. Por outro lado, grupos de veteranos,
apoiados por alguns congressistas, acusaram que a exposição insultava os
aviadores pois incluía histórias japonesas e fotografias das vítimas.
Também foi
contestado número estimado de vítimas fatais americanas que teria resultado de
uma invasão do Japão, se esta invasão houvesse sido necessária. No final, o
diretor do museu, Martin O. Harwit foi forçado a demitir-se, e a exibição foi
radicalmente reduzida para a "menor mostra da história do Smithsonian”.
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