sábado, 6 de junho de 2015

RESERVAS DA MATA ATLÂNTICA DA COSTA DO DESCOBRIMENTO – BAHIA/ ESPÍRITO SANTO

Patrimônio mundial da humanidade – UNESCO


As Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento possuem 112.000 hectares da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e  foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1999. As Reservas da Costa do Descobrimento nos estados de Bahia e Espírito Santo possuem os remanescentes mais preservados de Mata Atlântica no Nordeste do Brasil.


Têm incalculável valor simbólico por abrigar as paisagens ainda intactas que testemunharam o nascimento de uma grande nação. Compreendem 8 UC´s: as Reservas Biológicas de Una e Sooretama; as RPPNs Pau Brasil, Vera Cruz e Linhares; os Parques Nacionais Pau Brasil, Monte Pascoal e do Descobrimento.




As florestas tropicais da costa atlântica do Brasil são as mais ricas do mundo em termos de biodiversidade. Os lugares possuem vasta coleção de espécies com alto grau


de endemismo e demonstra um quadro de evolução que não é somente de grande interesse científico, mas também de grande importância para a conservação. Entre as espécies mais conhecidas estão o mico-leão-de-cara-dourada e o macaco-prego-de-peito-dourado. Lá podemos também encontrar "pau brasil", a madeira brasileira que deu origem ao nome do país - Brasil.


As Reservas da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento compreendem uma série de patrimônios culturais, que representam exemplos extraordinários da primeira ocupação europeia do Novo Mundo e que são testemunhos únicos deste período da historia



moderna. Alguns dos exemplos mais extraordinários são o centro histórico de Porto Seguro, Vale Verde, Trancoso e Santa Cruz de Cabrália. As ruínas da primeira igreja do Brasil se encontram no topo de uma falésia ao norte de Porto Seguro. Recentemente, uma antiga civilização tupi foi ali descoberta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário