quinta-feira, 2 de julho de 2015

O MUSEU DE JOHANNES GUTEMBERG - ALEMANHA

Sede em Mainz - Alemanha

Sua obra maior, a Bíblia de Gutenberg (também conhecida como a Bíblia de 42 linhas), foi aclamada pela sua alta estética e qualidade técnica.


O Museu de Gutenberg é um dos mais antigos museus de impressão do mundo, localizado em frente à catedral  na parte velha de Mainz, Alemanha. Foi criado para homenagear Johannes Gutenberg, inventor da impressão a partir do tipo metal móvel na Europa Ocidental.


Os acervos nele existentes incluem coleções de equipamentos de impressão e exemplos de materiais impressos em várias culturas.




Um grupo de cidadãos fundou o museu em 1900, 500 anos depois do nascimento de Johannes Gutenberg, para homenageá-lo e apresentar suas realizações técnicas e artísticas para o público em geral. Ele também teve como objetivo apresentar à escrita e impressões representativas de tantas outras culturas diferentes.


Publishers, os fabricantes de máquinas de impressão e casas de impressão doaram à instituição livros, aparelhos e máquinas, que formam a base do seu atual acerco. Em seus primeiros anos, o museu era parte da biblioteca da cidade.


Assim, seus visitantes foram apresentados a uma pesquisa de quase 500 anos do livro impresso. Com o tempo o museu foi expandido para incluir seções sobre técnicas de impressão, arte do livro, impressão do trabalho e ex-libris, gráficos e cartazes, papel, à história da escrita em todas as culturas do mundo e a livros de artistas modernos.


Em 1927, o museu mudou-se para o Zum römischen Kaiser (1664), um dos mais belos edifícios em Mainz, onde ficou alojada a administração do museu, a oficina de restauro, enfim, a biblioteca e a Gutenberg Society. 




O edifício renascentista foi fortemente bombardeado em 1945, por ocasião da 2ª Grande Guerra Mundial; o conteúdo do museu que tinha sido guardado em um local seguro permaneceu intacto. Em 1962, a restauração da Römischer Kaiser foi completada. Um novo e moderno edifício de exposições foi inaugurado no lugar que lhe estava reservado para continuar na trilha de propagar os feitos Johannes Gutemberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário