Primeira versão em filme da opereta A Viúva Alegre
Opereta, ou comumente em Italiano, operetta, etimologicamente, "pequena ópera", é um dênero de ópera leve. Leve em termos tanto na sua substância musical como no conteúdo do assunto. É mais próxima, em estilo, com a ópera e a outras formas do teatro musical mais leve, e em muitos casos é difícil definir uma obra de teatro musical a um gênero específico. A opereta é também proporcionalmente mais recitativa (não cantadas) do que uma ópera mais dramática. Ela, quase sempre, é leve, romantica e tangencia a comédia.
O auge da opereta ocorreu num período que vai do final do Século XIX até o início do Século XX. De um modo geral, era uma versão mais curta, menos ambiciosa e ostensiva do que a opera, da mesma maneira que outros estilos como, Vaudeville, Singspiel e ballad opera. O estilo ainda existe e faz sucesso nos dias atuais, na forma de comédia musical.
A opereta é uma precursora da moderna "Comédia Musical". É uma pequena ópera encenada, com o elenco formado por cantores de ópera treinados no estilo clássico. Já a "Comédia Musical" é uma peça teatral cantada, que utiliza atores que também são cantores.
A opereta surgiu da opéra comica francesa do século XIX, Opéra Comique, para satisfazer à necessidade de obras mais curtas e leves, em contraponto à opéra comique, que tinha obras mais sérias e longas. Na época o termo comique já não tinha grande significado, passando a designar, apenas, que a ópera não era inteiramente cantada, tendo algumas partes faladas. Para esse mesmo gênero os alemães davam o nome de Singspiel. Carmen (1875) é um exemplo de opéra comique com trama trágica.
Jacques Offenbach costuma ser creditado por ter escrito as primeiras operetas, como a sua La Belle Hélène (1864).
Uma das operetas mais famosas do mundo, A Viúva Alegre, até hoje encenada com sucesso, estreou em 1905, em Viena, de autoria de Franz Lehár, notabilizado por essa obra.
“Trata-se de uma história acontecida em Pontevedrino, um país tão pequeno que não pode ser encontrado em mapa algum.
![]() |
A segunda versão cinematográfica da opereta A Viúva Alegre |
Ao fim da estreia, a 30 de dezembro de 1905, a opereta – que termina com a promessa de casamento da viúva alegre – recebeu um aplauso apenas moderado. Segundo o maestro da Musikalische Komödie de Leipzig, Roland Seyfarth, foi o que hoje se chamaria de fiasco.
Depois da fracassada estreia, o diretor do teatro distribuiu ingressos gratuitos. A consequência foi que o teatro lotou e a peça virou um sucesso. Os ingressos para todas as apresentações seguintes se esgotaram.
Logo se espalharam os rumores de que o texto de Viktor Leon e Leo Stein parodiava a política dos Bálcãs. Pontevedrino, na realidade, se chamaria Montenegro, onde, no início do século 20, teria existido um príncipe herdeiro dado à boa vida.”
O cinema imortalizou essa opereta em dois filmes. Um em 1934, tendo com protagonistas, Maurice Chevalier e Janete Macdonald e o outro estrelado anos depois, por Fernando Lamas e Lana Turner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário