terça-feira, 4 de outubro de 2016

CENTRALE MONTEMARTINI - O ANTIGO E O NOVO

Museu italiano – Roma











Publicado por seven



Inaugurada em 1912, foi a primeira central termoeléctrica de Roma e forneceu energia à cidade eterna durante mais de meio século, até ser descativada. Nos anos 80' todo o complexo foi remodelado e adaptado a novas funções. As turbinas, geradores e demais equipamentos continuaram no seu lugar, devidamente restaurados; ainda libertam para o ar o seu característico odor a óleo.



Recentemente, porém, receberam uma nova e inusitada companhia. Dezenas de estátuas clássicas de mármore branco polido perfilam-se como fantasmas defronte da escura maquinaria novecentista, dando forma a um contraste surpreendente e belo: o antigo e o novo no Museu da Centrale Montemartini.




Tudo começou quando os Museus Capitolinos fecharam para obras de renovação, em 1997, e os seus administradores acharam por bem expor temporariamente uma parte da coleção na Centrale Montemartini - mais de 400 estátuas romanas do período republicano e imperial, algumas das quais nunca antes vindas a público. Porém, o sucesso foi tão grande que a exposição se tornou permanente e a velha central foi definitivamente promovida a museu.
Grande parte desse sucesso se deve certamente à justaposição dramática entre duas realidades separadas por milhares de anos. E, no entanto, se bem que seja forte e improvável o contraste visual, talvez haja entre elas algum traço de união, ainda que subtil. Para os antigos romanos, as estátuas personificavam as suas divindades - Juno, Apolo, Vénus, Júpiter. Para nós, seus descendentes, não representarão estas máquinas os nossos novos deuses?















Nenhum comentário:

Postar um comentário