sábado, 1 de outubro de 2016

ESCULTURAS METÁLICAS DE SAM BUXTON

 Arte escultórica









(Criatividade e Ousadia)



Publicado por rejane borges
“Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.”

 

Os criativos cartões de visitas do inglês Sam Buxton condenam todos os outros à eterna monotonia. A partir dos cartões, seus trabalhos superaram as próprias expectativas.


O talento de Sam Buxton transformou um enfadonho cartão de visitas em uma arte 3D interativa. Quando em 2000 ele precisou criar seus próprios cartões, quis fazer algo diferente do convencional. Sua mente artística não se contentava com aquela simples uniformidade excessiva, típica dos cartões impressos. Resolveu inovar. Elaborou cartões que refletissem diretamente a sua arte, transformando-o em miniaturas de esculturas em 3D.
O cartão possui apenas 0,15 milímetros de espessura, e é feito em chapa de aço inoxidável de 95 x 35mm. Por meio de um processo de decapagem ácida industrial, dispõem de terminações dobráveis que permitem a participação do destinatário no processo criativo da obra, já que cabe a ele dobrar o cartão para visualizar a imagem idealizada. O resultado é a miniatura do próprio artista trabalhando em suas criações.

O primeiro cartão foi exibido no Museu do Design de Londres, em 2001. Mais tarde, Buxton adicionou três novas esculturas, criando a série "Mikro-Man Office", que hoje totaliza dez esculturas originais.
A série foi desenvolvida na intenção de juntar a arte da escultura e a produção industrial. Este processo possibilitaria criações muito específicas e diferenciadas, o que fez o artista destacar-se no cenário artístico contemporâneo.
A série de micro esculturas continuou a expandir-se a cada ano. Além da "Mikro-Man", existem "Mikro-Cube", "Mikro-House", este em chapa de aço de 325 x 85mm - a maior série - e a mais recente delas, a "Mikro-The Deep" - uma incrível série com cenas intrincadas subaquáticas. Os detalhes são muito sedutores.


As séries Mikro podem ser conferidas aqui.
Toda a criação de Buxton explora uma variedade de materiais e tecnologia, incluindo displays eletroluminescentes, condicionamento industrial e corte a laser, displays digitais, além de três vídeos tridimensionais.
Seu maior trabalho, apresentado com o tamanho de 4m de comprimento, criado em 2008 e intitulado "I never experience discomfort", foi exibido pela primeira vez na Europa, em uma mostra de um grupo de artistas britânicos, na cidade de Milão, em março de 2010. Trata-se de uma escultura em grande escala panorâmica que retrata ambientes metropolitanos. Uma cidade dobrável em chapa de aço inoxidável.
Grande parte das criações detalhistas de Buxton representa a nossa dependência, cada vez maior, do acúmulo de dados e informação, e como este frenético processamento afeta nossa existência. A mensagem é dada com criatividade e precisão extraordinárias, fazendo das criações de Buxton admiráveis obras de arte.







© 

Nenhum comentário:

Postar um comentário