quarta-feira, 12 de outubro de 2016

NOSSA SENHORA APARECIDA A PADROEIRA DO BRASIL

Religião
Imagem consagrada de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, exposta no interior da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Colaboração do INSTITUTO ZACARIAS
DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPIRITUAIS
(fonte : Wikipédia, enciclopédia livre)
(formatação e observações nossas)

A P A R E C I D A (São Paulo) - MUNICÍPIO DE APARECIDA




Vista de Aparecida a partir do Mirante do Cruzeiro com a Basílica Nova ao centro da imagem

APARECIDA é um município brasileiro, no interior de Estado de São Paulo, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e à Microrregião de Guaratinguetá e localiza-se a 170 km da Capital do Estado.
A Cidade é popularmente denominada Aparecida do Norte, em razão da Estrada de Ferro do Norte (depois Estrada de Ferro Central do Brasil) na segunda metade do século XIX.
As origens do município remontam à fé consolidada ao redor do encontro da imagem de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, no curso do Rio Paraíba do Sul, por pescadores, em 1717.
Os milagres atribuídos à representação levaram à construção de uma Capela, em 1745, ao redor do qual se estabeleceram vários fiéis e os primeiros residentes. Em 1842, foi criada a freguesia, subordinada a Guaratinguetá, da qual Aparecida se desmembrou, em 17 de dezembro de 1928. A atual Basílica Velha, que foi inaugurada em 1888 e substituída pela nova Basílica de NOSSA SENHORA APARECIDA, na segunda metade do século XX.
Esta se configura como o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, recebendo, anualmente, milhões de visitantes, os quais fazem do município um dos principais núcleos turísticos do Brasil. O complexo turístico aparecidense abrange, ainda, marcos como o Porto Itaguaçu, que marca o local onde a imagem de NOSSA SENHORA foi encontrada; o Seminário Missionário Bom Jesus; o Morro do Cruzeiro, com suas esculturas que representam a Via Sacra; e a Igreja São Benedito, inaugurada em 1918.
H I S T Ó R I A

Em 1904, a imagem foi coroada pelo Papa Pio X sob o título de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, sendo consagrada Padroeira do Brasil, em 1930, pelo Papa Pio XI.
Em 1946, foi implantada a pedra fundamental da construção da atual Basílica de NOSSA SENHORA APARECIDA, com projeto de autoria do engenheiro Benedito Calixto Neto, e a 15 de agosto de 1967, em ocasião da comemoração do 250º aniversário do encontro da imagem, no Rio Paraíba do Sul, ocorreu a inauguração do templo (ainda inacabado) pelo Papa Paulo VI, representado por um legado especial do Vaticano, ofertando-lhe o título da "Rosa de Ouro".
Em cerimônia presidida por Papa João Paulo II, a Basílica foi consagrada, oficialmente, à NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, em julho de 1980. Além de João Paulo II, APARECIDA, também, veio a receber as visitas dos Papa Bento XVI, em 2007, durante a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, e Papa Francisco, como parte da XXVIII Jornada Mundial da Juventude.
A localização no Vale do Paraíba, entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com acesso facilitado através da Rodovia Presidente Dutra, favorece a estadia anual de milhões de fiéis e visitantes.
ATRATIVOS E EVENTOS

Bondinho de Aparecida, inaugurado em 25 de junho
de 2014, com a Basílica e a cidade ao fundo.

APARECIDA é um dos municípios paulistas considerados "estâncias turísticas" pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos, definidos por Lei Estadual, garantindo uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional.

Antiga Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de "Estância Turística", termo pelo qual passou a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Tal status deve-se à importância cultural e histórica herdada do encontro da imagem de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, consolidada pela construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, erguida em estilo neoclássico.
A gama do Santuário Nacional abrange a Passarela da Fé, que tem 389 metros de comprimento e 35 metros de altura, liga a Basílica Velha ao novo templo e foi inaugurada em 1972; o Aquário, com espécies tanto de água doce quanto salgada; o Centro de Apoio ao Romeiro, que é constituído por uma praça de alimentação e cerca de 380 lojas e está situado no estacionamento da basílica; [17] e o Bondinho da Cidade, que liga a Basílica, na chamada Estação Santuário, ao alto do Morro do Cruzeiro, com uma extensão de aproximadamente 1 170 metros, sobre a Cidade e a Rodovia Presidente Dutra e um desnível de 115 metros, tendo sido inaugurado em 25 de junho de 2014.
O Morro do Cruzeiro é equipado com um Mirante de 30 metros de altura em seu topo, também inaugurado em 2014, sendo marcado por esculturas que representam as estações da Via Sacra.

Vista da Passarela da Fé com a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em segundo plano.

Além do Santuário Nacional, o complexo turístico do município abriga ainda marcos, como o Porto Itaguaçu, que foi estruturado em 1997 e marca o trecho do Rio Paraíba do Sul, onde a imagem de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA foi encontrada; a Basílica Velha, com sua arquitetura barroca, que foi inaugurada, em 1888, em substituição à primeira Capela, que abrigou a representação (esta construída em 1734); o Seminário Missionário Bom Jesus, construído no final do século XIX como um grande centro de formação religiosa, tendo abrigado os Papas João Paulo II e Bento XVI, durante suas estadias em Aparecida; e a Igreja São Benedito, inaugurada em 1918.
O Mirante da Santa, situado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa, tem 17,6 metros de altura e é o maior monumento dedicado à NOSSA SENHORA APARECIDA, em todo o mundo.
Conforme já citado, a população municipal, de cerca de 36 mil habitantes, pode superar a marca de 140 mil, em períodos festivos e com a ocorrência de festas religiosas.
Dentre os eventos realizados na Cidade, integrados ou não com as atividades do Santuário, cabem ser ressaltados o Encontro de Reis, em janeiro;[92] o Carnaval, organizado em fevereiro ou março, com desfiles dos blocos carnavalescos da cidade e espetáculos musicais com bandas regionais;[93] as celebrações da Semana Santa; a Festa de São Benedito, que é realizada desde o começo do século XX, em abril, com missas e procissões pelas ruas da Cidade e gincanas envolvendo a comunidade e as escolas; o dia do Sertanejo, em maio, com celebrações religiosas especiais e espetáculos musicais, com duplas sertanejas, em homenagem às caravanas de viajantes com violeiros; e a FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, em ocasião de seu dia comemorativo, em 12 de outubro, marcada por missas especiais e pela procissão do Porto Itaguaçu até a Basílica, antes de amanhecer.

Vista da nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

F E R I A D O S

Em APARECIDA há quatro feriados municipais e oito feriados nacionais, além dos pontos facultativos. Os feriados municipais são a Sexta-Feira Santa; o dia de São Benedito, em 28 de abril; o dia da Consciência Negra, em 20 de novembro; e o dia do Aniversário da Cidade, em 17 de dezembro.
De acordo com a lei federal nº 9.093, aprovada em 12 de setembro de 1995, os municípios podem ter, no máximo, quatro feriados municipais com âmbito religioso, já incluída a Sexta-Feira Santa.

APARECIDA, Mirante do Cruzeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário