Da Livraria da Folha
Mark
Tungate, especialista em branding e comunicação, narra a trajetória, as
estratégias de marketing e a evolução do mercado da aparência e dos cosméticos
em "O Império da Beleza".
Não se
engane com o subtítulo, "Como o Marketing da L'oreal, Natura, Avon,
Revlon, Nivea e outras Mudou Nossa Aparência", o livro não se limita ao
presente. Apesar de o foco ser as últimas décadas, Tungate começa a sua jornada
em busca dos segredos de Cleópatra.
Nessa
visita ao passado, o autor acompanha o desenvolvimento técnico dos cosméticos
para mostrar como misturas de gordura e chumbo triturado e banhos com leite
foram os precursores de uma indústria que guarda suas fórmulas como Estados
guardam segredos de defesa.
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As empresas
de produtos de beleza consideram vital a conservação desses conhecimentos para
serem competitivas. Durante a pesquisa, o autor conta que tinha a sensação
"de que estava envolvido com espionagem industrial e não escrevendo um
livro".
Das lojas
parisienses aos estúdios de tatuagem nova-iorquinos, incluindo casos
brasileiros, Tungate apresenta como a vaidade masculina e os produtos
sustentáveis somaram cifras ao setor que movimenta bilhões de dólares em todo o
mundo.
"O
marketing nos modificou. Ele nos tornou mais conscientes da nossa conformidade,
da nossa incapacidade de igualar-se a um padrão de beleza cada vez mais
exigente", diz. "Como o marketing fez isso é o tema central deste
livro, mas não o único"
Mesmo autor
de "A História da Propaganda
Mundial", o jornalista Mark Tungate assina uma coluna
semanal na "Stratégies" e escreve sobre publicidade e indústria
criativa no site Stylus.com.
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