terça-feira, 8 de outubro de 2013

“O IMPÉRIO DA BELEZA” EXPÕE MARQUETING DO MERCADO DE COSMÉTICOS

Da Livraria da Folha


Mark Tungate, especialista em branding e comunicação, narra a trajetória, as estratégias de marketing e a evolução do mercado da aparência e dos cosméticos em "O Império da Beleza".
Não se engane com o subtítulo, "Como o Marketing da L'oreal, Natura, Avon, Revlon, Nivea e outras Mudou Nossa Aparência", o livro não se limita ao presente. Apesar de o foco ser as últimas décadas, Tungate começa a sua jornada em busca dos segredos de Cleópatra.

Nessa visita ao passado, o autor acompanha o desenvolvimento técnico dos cosméticos para mostrar como misturas de gordura e chumbo triturado e banhos com leite foram os precursores de uma indústria que guarda suas fórmulas como Estados guardam segredos de defesa.




As empresas de produtos de beleza consideram vital a conservação desses conhecimentos para serem competitivas. Durante a pesquisa, o autor conta que tinha a sensação "de que estava envolvido com espionagem industrial e não escrevendo um livro".
Das lojas parisienses aos estúdios de tatuagem nova-iorquinos, incluindo casos brasileiros, Tungate apresenta como a vaidade masculina e os produtos sustentáveis somaram cifras ao setor que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo.
"O marketing nos modificou. Ele nos tornou mais conscientes da nossa conformidade, da nossa incapacidade de igualar-se a um padrão de beleza cada vez mais exigente", diz. "Como o marketing fez isso é o tema central deste livro, mas não o único"
Mesmo autor de "A História da Propaganda Mundial", o jornalista Mark Tungate assina uma coluna semanal na "Stratégies" e escreve sobre publicidade e indústria criativa no site Stylus.com.
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