segunda-feira, 22 de junho de 2015

CIDADE DE ATLANTA – USA

Cidade dos Estados Unidos da América


Atlanta é a capital, cidade mais populosa e o principal centro cultural, econômico e político do estado norte-americano da Geórgia. Sua população, de acordo com dados do United States Census Bureau em 2012, era de 443 775 habitantes. Sua região metropolitana, chamada de Grande Atlanta, é a nona mais populosa do país, com 5 457 831 habitantes em 2012. Localiza-se no Condado de Fulton, do qual a cidade é sede.


Fundada em 1837 com o nome de Terminus, a localidade passou a chamar-se Marthasville em 1843, tendo seu nome sido renomeada para Atlanta dois anos depois, em 1845. Em 1864, sofreu com as ações da Guerra Civil dos Estados Unidos da América, sendo destruída durante o desenvolvimento do conflito. Atlanta foi reconstruída após a guerra, tornando-se a capital do estado em 1868. Em sua história recente, elegeu seu primeiro prefeito negro, Maynard Jackson, em 1973, uma das primeiras cidades nos Estados Unidos com tal acontecimento; e sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1996. Atlanta é o centro de transporte primário do sudeste dos Estados Unidos, com rodovias e ferrovias, e um transporte aéreo bem desenvolvido. O Aeroporto de Atlanta Hartsfield-Jackson é o mais movimentado do mundo desde 1998, com uma movimentação de 96,1 milhões de passageiros em 2014.



A topografia da cidade é alta e marcada por colinas e cobertura vegetal densa. A revitalização dos bairros de Atlanta, inicialmente estimulada pelos Jogos Olímpicos de 1996, intensificou-se no século XXI, alterando a demografia, política e cultura da cidade.
Atlanta é considerada uma "cidade alpha" no mundo, possuindo um Produto interno bruto de U$ 270,00 bilhões. A economia da cidade ocupa o 15º lugar entre as cidades do mundo e a sexta posição entre as cidades norte-americanas. Embora a economia de


Atlanta seja considerada diversificada, há alguns setores dominantes, como a logística, serviços profissionais e negócios, operações de mídia e tecnologia da informação.
A região de Atlanta outrora foi habitada pelos índios Creek e Cherokee. Estes foram perdendo sua posse da terra paulatinamente até que em 1835 foram ilegalmente forçados a ceder o que restava e migrar ao que hoje é o Oklahoma. Esse episódio ficou conhecido como a Trilha das Lágrimas.


Em 1836 a Assembleia Geral da Geórgia aprovou a construção de uma ferrovia que ligaria o estado ao Meio-Oeste estadunidense, da qual a região de Atlanta seria o término. Já existiam no local vários povoamentos, como Decatur, Roswell e Lawrenceville, hoje subúrbios de Atlanta. Porém, uma
 nova cidade foi fundada com o propósito expresso de abrigar o término da ferrovia; recebeu justamente o nome de "Terminus". A nova cidade prosperou, devido a sua posição estratégica na região, cuja principal atividade econômica era o cultivo do algodão através do trabalho escravo.


A cidade mudaria de nome duas vezes, primeiro para Marthasville, em homenagem à filha do governador, e novamente em 1845, quando assumiu seu nome atual. A origem do nome "Atlanta" é disputada. Segundo algumas fontes seu nome  foi escolhido simplesmente para dar ênfase às ligações ferroviárias da região com a costa; outros alegam uma origem mística, com conexões ao maçonismo e ao continente perdido de Atlântida.
Em 15 de dezembro de 1939, Atlanta sediou a estreia do filme Gone with the Wind (E o vento levou), um filme épico baseado no romance de Margaret Mitchell, ambientado em Atlanta. O produtor do filme lendário, David O. Selznick, assim como as estrelas do filme, Clark Gable, Vivien Leigh e Olivia de Havilland, compareceram ao evento de gala no Grande Teatro de Loew. Entretanto, a vencedora do Oscar foi Hattie McDaniel.


Atlanta desempenhou um papel vital no esforço dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, devido às relações das empresas da cidade com a guerra de fabricação, rede ferroviária, e bases militares, levando a um rápido crescimento da população e da economia da cidade. Na década de 1950, o sistema de autoestrada, recém-construído na cidade, permitiu à classe média de Atlanta a capacidade de mudar-se para os subúrbios. Como resultado, a cidade começou a tornar-se uma parte cada vez menor da população da área metropolitana, eventualmente passando de 31% em 1960 para 9% em 2000.


Durante os anos 1960, Atlanta foi um importante centro organizador do Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, impulsionado por Martin Luther King Jr., Ralph David Abernathy, Rosa Parks e estudantes de faculdades e universidades historicamente negras de Atlanta. Ao mesmo tempo, outras grandes cidades registravam participação mínima nas ações e iniciativas. Em comparação com outras grandes cidades norte-americanas, Atlanta não estava completamente livre de conflitos raciais.
Em 1960, os brancos representavam 61,7% da população da cidade. Em 1970, os afro-americanos eram a maioria da população da cidade e exerciam grande influência política, elegendo o primeiro prefeito negro de Atlanta, Maynard Jackson, em 1973. Sob o mandato do prefeito Jackson, o aeroporto de Atlanta foi modernizado, solidificando o papel da cidade como um centro de transporte. A abertura do Georgia World Congress Center, em 1976, anunciou a ascensão de Atlanta como uma cidade de convenções. A construção do sistema de metrô da cidade começou em 1975, com um serviço ferroviário se iniciando em 1979. No entanto, apesar destas melhorias, Atlanta sucumbiu à mesma decadência que afligiu grandes cidades americanas durante a época, e a cidade perdeu mais de 100 000 habitantes entre 1970 e 1990, mais de 20% de sua população.

Downtown

Em 1990, Atlanta foi escolhida como a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996. Após o anúncio, o governo municipal realizou vários grandes projetos de construção para melhorar os parques de Atlanta, espaços desportivos e infraestrutura de transportes. Enquanto os próprios jogos foram marcados por numerosas ineficiências organizacionais, bem como o Bombardeio ao Centennial Olympic Park, eram um divisor de águas na história de Atlanta, iniciando uma transformação fundamental da cidade na década que se seguiu.
Durante a década de 2000, Atlanta sofreu uma profunda transformação demográfica, física e cultural. A suburbanização, o aumento dos preços, uma economia em expansão e novos migrantes, diminuiu o percentual da população negra na cidade, passando de 67% em 1990 para 54% em 2010. De 2000 a 2010, Atlanta ganhou 22 763 residentes brancos, 5 142 residentes de origem asiática e 3 095 residentes hispânicos, enquanto a população negra da cidade diminuiu em 31 678 habitantes. Grande parte da mudança demográfica da cidade durante a década foi impulsionada por jovens profissionais com nível superior profissionais. O número de habitantes com idade entre 25 e 34 anos aumentou 61% neste período. Entre meados dos anos 1990 e 2010, estimulada pelo financiamento do programa HOPE VI, Atlanta demoliu quase toda a sua habitação pública, um total de 17.000 unidades e cerca de 10% de todas as unidades habitacionais na cidade.

Skyiline da cidade

De acordo com o United States Census Bureau, a área de Atlanta abrange 344 km², dos quais 341,1 km² é composto por terra firme e 1,8 km² é composto por água. A cidade está situada entre o sopé das Montanhas Apalaches, e a 320 metros acima do nível médio do mar. Atlanta tem a maior elevação entre as grandes cidades a leste do rio Mississippi.25 A cidade atravessa a Divisão Continental Oriental, sendo que a água da chuva que cai nos lados sul e leste da divisão, desaguam no Oceano Atlântico, enquanto a água da chuva que cai dos lados norte e oeste da divisão, desaguam no Golfo do México.  Atlanta fica no topo de uma crista ao sul do rio Chattahoochee, que faz parte da Bacia do Rio ACF. Localizado na borda mais distante, no noroeste da cidade, muito do habitat natural do rio é preservado, em parte pela Área de Recreação Nacional do rio Chattahoochee.
Com cerca de 1.050 pés (320 m) acima do nível médio do mar do aeroporto está em 1.010 pés (308 m), Atlanta fica no topo de uma crista ao sul do rio Chattahoochee.
A linha Eastern Continental Divide entra Atlanta a partir do sul, provenientes do centro da cidade. Do centro da cidade, a linha de divisão corre para leste ao longo Avenida DeKalb e as linhas de transporte ferroviário CSX através Decatur. A água da chuva que cai do lado sul e leste corre eventualmente para o Oceano Atlântico, enquanto a água da chuva do lado norte e oeste da divisão corre para o Golfo do México através do Rio Chattahoochee. Esse rio faz parte da Bacia do Rio ACF, e de Atlanta e que muitos de seus vizinhos arrastam maior parte de sua água. Estar no limite extremo noroeste da cidade, grande parte do habitat natural do rio ainda está preservada, em parte pelo rio Chattahoochee National Recreation Area. Jusante entretanto, o uso excessivo de água durante as secas e a poluição durante as cheias tem sido uma fonte de discórdia e de batalhas legais com os Estados vizinhos, Alabama e Flórida.


De acordo com a Classificação de köppen, Atlanta possui um clima subtropical úmido, com verões quentes e invernos relativamente frios. A precipitação é bem distribuída ao longo do ano, sem estações secas, a média de precipitação na cidade é 1255 mm anuais. No verão, a temperatura durante a tarde atinge 30 °C na maioria dos dias e a maior temperatura da cidade foi 41 °C, em julho de 1980. Nessa época também são comuns às chuvas de verão que ocorrem devido à grande evaporação gerada pelo calor, essas chuvas possuem duração curta, mas que podem ser de grande intensidade.
No inverno, a precipitação é gerada principalmente pela passagem de frentes frias, geralmente antecedendo uma massa de ar mais fria. A neve não é tão frequente, mas cai em todos os anos, principalmente nos meses mais frios (Janeiro e Fevereiro). Tempestades de neve são muito raras, sendo que a mais forte aconteceu em 1940, com a precipitação de 25 cm de neve. A última ocorreu em março de 1993.
Segundo o censo nacional de 20102 , Atlanta possui uma população de 443 775 habitantes, com cerca de de 5,2 milhões de habitantes em sua região metropolitana, que é a nona maior do país. Sua densidade demográfica é de 1 217,91 hab/km². É a 40ª cidade mais populosa do país.
A composição racial da população de Atlanta, no mesmo ano, era de 54% pretos ou afroamericanos, 38,4% brancos, 3,1% asiáticos e 0,2% nativos americanos. Habitantes de outras raças eram 2,2% da população da cidade, enquanto que mestiços de duas ou mais raças eram 2% da população. Hispânicos de qualquer raça representavam 5,2% da população da cidade.

Vista aérea

A renda média doas habitantes da cidade era de U$ 45.171. A renda per capita da cidade era U$ 35,453. 22,6% da população vivia abaixo da linha da pobreza. No entanto, em comparação com o resto do país, o custo de vida de Atlanta é 6% inferior à média dos Estados Unidos. Atlanta tem uma das maiores populações LGBT do país, ocupando o terceiro lugar entre as principais cidades americanas com população LGBT, atrás de San Francisco e Seattle, com 12,8% de sua população reconhecendo-se como gay, lésbica ou bissexual.

Prefeitura de Atlanta.

Atlanta é governada por um prefeito e um conselho municipal. O conselho municipal é constituído por 15 representantes, um de cada um dos doze distritos da cidade e em três posições-grande. O prefeito permite vetar uma lei aprovada pelo conselho, mas o Conselho pode substituir o veto com maioria de dois terços. A prefeita de Atlanta é Shirley Franklin.


Os prefeitos eleitos desde 1973 foram negros. Maynard Jackson serviu por dois mandatos e foi sucedido por Andrew Young em 1982. Jackson retornou para um terceiro mandato em 1990 e foi sucedido por Bill Campbell. Em 2001, Shirley Franklin se tornou a primeira mulher a ser eleita Presidente da Câmara Municipal de Atlanta, e como a primeira Afro-Americana a servir como presidente da Câmara de uma grande cidade do sul.35 Ela foi reeleita para um segundo mandato em 2005, ganhando 90% dos votos. A política da cidade durante a administração Campbell sofreu uma notória reputação de corrupção e, em 2006, um júri federal condenou o ex-prefeito Bill Campbell em três contagens de evasão fiscal em relação a renda jogo, ele recebeu enquanto prefeito durante viagens que ele teve com as cidades contratantes.
Como a capital do estado, Atlanta é o local da maior parte da Geórgia do governo estadual. O edifício Georgia State Capitol, abriga os escritórios do governador, vice-governador e secretário de Estado, bem como a Assembleia Geral. O Governador do Mansion está situado em West PACES Ferry Road, em uma seção de Buckhead residencial. Atlanta é também sede de Geórgia Public Broadcasting e Peachnet, e é o município sede do Condado de Fulton, com que partilha a responsabilidade pelo Atlanta-Fulton Public Library System. A cidade de Atlanta é servida pelo Departamento de Polícia de Atlanta, que tem um número estimado de 1.700 funcionários trabalhando em vigor.
O Serviço Postal dos Estados Unidos opera em vários correios por toda a cidade. O Atlanta Main Post Office está localizado na 3900 Crown Road SW, nas proximidades de Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport.

Nenhum comentário:

Postar um comentário