Publicado em sociedade por Adriana Borges
em obviusmagazine
O turbante é um símbolo cultural, que está na moda e esbanja estilo. O
significado deste adorno tão especial para a cultura africana diz muito sobre o
processo de formação da nossa própria cultura. Conhecer as origens culturais do
turbante através do tempo e discutir a apropriação cultural deste elemento tão
rico é também uma forma de reconhecer e valorizar a nossa identidade
afro-brasileira.
Em alta na
moda atualmente, o turbante é visto pela maioria das pesssoas como um acessório
estético que serve para adornar a cabeça e demonstrar charme, estilo e beleza.
Ele é visto como algo que “está” na moda. E muita gente o usa somente por isso.
Mas o turbante é um elemento cultural, que está associado principalmente às
culturas asiática, africana e brasileira.
Usar o
turbante especialmente para as culturas africanas, afro-americanas e
afro-brasileiras é também um símbolo de resistência ao aculturamento, de
afirmação de sua identidade cultural e de luta contra a discriminação e o
preconceito racial. A questão é cultural e um ato político, que vai muito além
da moda e do estilo.
Os
turbantes estão na moda dentro de uma tendência chamada “étnica”. O que
significa que é uma moda pertencente aos hábitos e costumes de um determinado
povo. Este povo, por sua vez, se identifica culturalmente com este estilo
porque foi criado historicamente por seus ancestrais. Este povo se veste de sua
cultura, de um estilo próprio, que os distingue, reconhece e valoriza.
Entender a
história cultural do turbante, principalmente o africano é se reconectar com
nossas origens, com o processo de formação da cultura brasileira e mundial,
visto que o Brasil recebeu influências de vários continentes, desde os
portugueses europeus até o povo africano e suas várias culturas.
Turbante –
De onde vem
O turbante
é uma grande tira de pano de até 45 metros de comprimento enrolada sobre a cabeça.
Seu uso é muito comum na Índia, em Bangladesh, no Paquistão, no Afeganistão, no
Oriente Médio, no Norte da África, no Leste da África (principalmente no
Quênia), no Sul da Ásia e em algumas regiões da Jamaica.
A origem do
turbante é desconhecida, mas sabe-se que já era usado no Oriente muito antes do
surgimento do islamismo. Lá, ele é usado pelos homens e tem a função religiosa
de demonstrar e reforçar a fé. Infelizmente, depois do atentado de 11 de
setembro, o uso desse tipo de turbante no exterior também é associado com o
terrorismo.
No Oriente,
não são apenas os islâmicos que usam o turbante como símbolo da fé. Os adeptos
da religião monoteísta indiana Sikh, também fazem uso desse adereço. Nesta
religião, os homens e mulheres não devem cortar os cabelos e sim utilizar os
turbantes para envolvê-los. Na Índia, eles ainda são utilizados para proteger a
cabeça do clima severo do deserto e representam a casta de quem o usa, o status
financeiro e a religião.
África
Na África,
o turbante é parte da cultura do povo, onde os costumes e roupas tradicionais
traziam tecidos enrolados no corpo e os turbantes fazem parte dessa
indumentária complementando o conjunto. Eles são usados por homens e mulheres e
cada amarração e torção tem um significado diferente.
O Ojá é um
tipo de torço ou turbante usado na cabeça nas religiões tradicionais africanas,
religiões afro-americanas, religiões afro-brasileiras, podendo ser de vários
tipos e cores. Os turbantes tem funções sociais, religiosas e claro, fazem
parte da moda e do estilo africano.
Nas
religiões africanas, o turbante é um elemento e elo com a nossa dimensão
espiritual. O uso do turbante e suas variadas cores carregam significados
profundos. Ele é usado para proteger a cabeça que simboliza os pensamentos e a
fé no divino.
Brasil
No Brasil,
o uso do turbante foi introduzido pelos negros vindos da África através do
tráfico de escravos. As mucamas usavam saias, blusas leves e soltas, panos e
xales nas costas e turbantes nas cabeças. Os tecidos podiam ser coloridos ou
não. As roupas não eram muito diferentes dos costumes usados no país de origem,
mas pela condição de escravo, o vestuário era limitado. Entretanto, os costumes
e vestimentas africanos eram reproduzidos no Brasil, distinguindo e afirmando a
identidade cultural negra.
O uso de
turbantes no Brasil é muito comum no Estado da Bahia, em Salvador, cidade do
mundo fora da África que tem uma forte tradição da cultura negra, devido a
grande quantidade de escravos africanos que foram trazidos para o país. As
culturas Hausa e Yourubá trouxeram seus costumes e cultos que foram amplamente
introduzidos e misturados ao caldeirão cultural brasileiro.
Mundo
Na Europa,
o comércio tratou de estabelecer as relações entre Oriente e Ocidente,
facilitando as trocas de costumes e culturas. Já no século XVIII, o turbante
era usado como item de moda pelas mulheres francesas. Por volta de 1920, o
costureiro francês Paul Poiret trouxe os turbantes de volta ao cenário fashion.
Coco Chanel também aderiu ao acessório. A moda se popularizou no final dos anos
30, e muitas atrizes de Hollywood apareceram retratadas com glamorosos
turbantes. No Brasil, Carmen Miranda adotou o turbante no seu figurino. Nos
anos 60, o turbante ressurgiu novamente como símbolo da cultura negra, nos
movimentos que lutavam pelos direitos civis contra a discriminação e o
preconceito.
Miscigenação
e apropriação cultural
Quando
queremos afirmar nossa cultura com toda a força que ela tem não podemos deixar
de lado as nossas influências vindas de outros países, simplesmente porque elas
são parte, processo, ingredientes principais do nosso cozido brasileiro. Não
podemos falar do Brasil sem falar da África, de Portugal, dos índios
brasileiros e de quem nos tornamos.
O nosso
país é fruto de uma miscigenação entre povos e culturas bem diferentes.
Apropriamos da cultura um do outro no passado e no presente. Este é um processo
irreversível, é natural e pode ser muito rico, se feito como uma troca, um
enriquecemento cultural e histórico. A apropriação cultural é indevida somente
quando se toma a cultura do outro como sua. E não se reconhece e valoriza o
outro.
No Brasil,
ainda precisamos lutar muito pela valorização da cultura negra, ainda que
tenhamos um país majoritamente de negros e afrodescendentes. Enquanto o
preconceito racial sobreviver por aqui, seja pela falta de auto aceitação,
ignorância e intolerância, é preciso reafirmar, cultivar e promover nossas
origens culturais como um ato político, antes de tudo.
A História
da África é de um continente ainda muito frágil politicamente, desde o tráfico
negreiro até os conflitos civis atuais, que envolvem interesses políticos e
grupos religiosos. É preciso compreender que a cultura africana, embora seja
ríquissima e tenha conexões com países de quase todo o mundo, ela também carrega
uma história de dores, preconceito e discriminação.
A África é
um continente que espalhou sua cultura pelo mundo muito antes da globalização,
dos computadores e da internet. Essa cultura tão forte, tradicional e marcante
tem influenciado e proporcionado trocas culturais valorosas em todo mundo.
Para o povo
africano e afrodescendentes de todo mundo, o turbante é a busca pela tradução
da valorização de sua identidade. Como qualquer elemento da moda, ele partiu da
evolução das indumentárias, e tornou-se um acessório na moda através dessa
transformação, mas sem perder seu valor cultural.
No Brasil,
especialmente, somos afrodescendentes da cabeça aos pés, seja na comida, na
música, na dança, nos costumes, no vocabulário ou na moda. O turbante está aí
para mostrar o quanto nos cai bem este acessório exuberante, simples, chique,
moderno, tradicional, descolado e glamoroso.
© obvious: http://obviousmag.org/my_cup_of_tea/2015/05/turbante-cultura-moda-e-estilo.html#ixzz3cHsv1j7P
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